Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA UTA SOCIEDADE FASE B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA UTA SOCIEDADE FASE B- II
Questão 1/5
Método taylorista baseia-se nos estudos de tempos e movimentos dos trabalhadores. Possui três princípios básicos. Descreva no mínimo dois destes três princípios básicos:
Resposta:
- Planejamento- é a substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos, sendo o trabalho planejado e testado, com movimentos desconstruídos com o objetivo de reduzir o tempo e racionalizar a execução. Não existe mais improviso ou julgamento individual. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga
- Organização- deve ser mantida em toda organização, assim, pessoas e materiais devem estar em lugares adequados e no tempo certo para o máximo de eficiência, isto é, um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Questão 2/5
Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma profissionalização voluntária; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.
Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se: o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.
Disponível em: TERCEIRO SETOR E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - RELATO SETORIAL Nº 3
AS/GESET - Julho/2001 http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/tsetor.pdf
Considerando que o texto tem um caráter informativo e motivador, redija um texto dissertativo sobre o trabalho voluntário e o ser voluntário. Tenha em conta os seguintes aspectos.
O voluntário como agente de transformação.
Resposta:
b) Desinteresse, intenção e justificação são as condições que deve cumprir o trabalho voluntário.
Resposta:
c) Motivos que mobilizam as pessoas em direção ao trabalho voluntário.
Resposta:
Questão 3/5
Posturas de gestão com a preocupação sobre o impacto ambiental gerado pela empresa,vem cada vez mais ocupando espaço em Instituições de negócios. Um dos novos conceitos a ser agregados aos processos de gestão das empresas, é o conceito de Ecoeficiência , que originou-se em uma publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for SustainableDevelopment) ; e é definido como “ Entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade da Terra em suportar”.
Dentre os vários aspectos que caracterizam uma gestão nos moldes da Ecoeficiência, escolha e resuma três aspectos:
Resposta: Exemplos de medidas de ecoeficiência
- Substituir equipamentos convencionais por produtos com fechamento automático ajuda a amenizar o problema de escassez da água
- Optar por formas alternativas de geração de energia.
- Implantar sistema de iluminação automático, reduzindo, gastos supérfluos de luz.
- Substituir lâmpadas convencionais por lâmpadas de baixo consumo.
Questão 4/5
Weber distingue duas maneiras ou modos de agir. O primeiro ele chama de agir em comunidade, e o segundo, de agir em sociedade.
Diferencie o agir em comunidade do agir em sociedade no que se refere as suas características.
Resposta:
-Agir em comunidade é comportar-se com base na expectativa de que os outros também se comportem de um determinado modo. 
- Agir em sociedade é um agir no qual as expectativas se baseiam nos regulamentos sociais vigentes. Exemplo: acredito que alguém não vai matar sua mãe, não apenas porque imagino que goste dela, mas porque tem certeza de que os assassinos são condenados e presos pelo sistema legal vigente. Além de pouco afetivo, praticar este ato seria bastante irracional.
Questão 5/5
Durkheim considera a divisão do trabalho uma condição essencial para a existência da sociedade, pois apresenta uma função econômica e moral, já que sua verdadeira função é criar entre duas pessoas um sentimento de solidariedade. A partir disso, explique a concepção de Durkheim sobre a sociedade tradicional e sua solidariedade mecânica:
Resposta:

Outros materiais