Buscar

Atividades de Ambientação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades de Ambientação - Curso de Especialização – Gestão de Redes de Atenção à Saúde
 ATIVIDADE DE AMBIENTAÇÃO 
1 1) Considerando a Parte I do caderno do aluno: 
a. Elabore uma síntese sobre sua compreensão dos referenciais políticopedagógicos da EAD/ENSP; 
Para a EAD/Ensp a formação de um indivíduo compreende um processo humanizado. Desse modo, os referenciais políticos-pedagógicos que norteiam a ação da mesma possuem como fundamento que não existe uma educação sem um contexto histórico-social, sem cultura, do qual o home faz parte. O destaque dado aos processos e projetos está na superação e compreensão dos fatores condicionantes histórico-sociais das práticas existentes em proteção social, educação e saúde onde se tem como protagonistas os indivíduos envolvidos.
Os referenciais político-pedagógicos da EAD/Ensp sugerem que as práticas educativas devem ter como princípio o pensamento crítico e reflexivo onde as ações estabelecidas entre o aluno e o tutor objetivam a solução de problemas bem como a construção do conhecimento de forma coletiva.
Ainda em coesão com os referenciais político-pedagógicos assumidos, a EAD/Ensp busca ofertar o melhor ambiente para a interação, possibilitando aos alunos ter acesso a diversos recursos didático-tecnológicos, focados na intervenção sobre a realidade local e desenvolvidos com base no processo de trabalho do aluno.
A avaliação da aprendizagem se dá numa perspectiva formativa, que as atividades individuais e em grupo, o processo e o impacto sobre a relação serviços-ensino, além de retratar os distintos níveis do avanço pedagógico no desenvolvimento e na produção de cada curso. Dessa maneira, a EAD/Ensp idealiza a educação como uma prática social constituída através do diálogo, da participação e dos significados criados entre os sujeitos.
b. Quais são os 4 pilares da ação educativa?
Os quatro pilares da ação educativa são o material didático, sistema de tutoria, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e acompanhamento acadêmico-pedagógico.

Outros materiais