Buscar

A inflências das Historias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Influência das Historias 
Vanessa Ap.dos Stos. Estevam
 Israel soube pensar e escrever historia muito bem, mas na maioria esses textos não são de Israel e são apropriados, reescritos e editados de forma a dominar as pessoas. A história de Israel só acontece por causa das profecias, nelas por vezes as mulheres são citados de maneira que estão sempre subimissas aos homens.
Os livros Proféticos são deixados na Bíblia porque são importantes na construção de novas historias os escribas usam essas profecias para moldar uma nova historia, no caso uma nova profecia que já tinham acontecido, porem vão dar outra perspectiva para essa.
 Esses Profetas não tem medo de se posicionar, de contar e denunciar os fatos, e vão fazer isso muitas vezes contando para as mulheres dos reis quando estes não queriam ouvir esses profetas.
Os Profetas foram essencialmente homens de palavra, mas a partir do século VIII eles têm a necessidade de escrever suas declarações e confiá-las a seus discípulos, e essas coleções que são deixadas por esses profetas são conservadas e mais tarde são complementadas com anotações que adaptavam as circunstâncias das pessoas que viviam nessa época.
Logo essas coleções não são obras de uma única pessoa e nem foram escritas de uma só vez, mas foi obra de um profeta que recebeu a mensagem de Deus e passou para uma comunidade que a recebeu e editou essas coleções.
Cada escriba que edita essas historia vão fazer isso de acordo com a época que estão vivendo, com as historias que conhecem e com o intuito de enaltecer alguém nessas historias, esses livros proféticos não foram deixados por acaso na Bíblia.
 Em alguns livros proféticos se tem a passagem das mulheres, elas nas profecias tem muito pouco valor, porque quando se houve falar de Israel a figura masculina é muito forte, assim sendo as mulheres sempre estão submissas a eles nessas profecias. 
Na Bíblia se tem a Profecia em 1REIS 3,16-28, onde se conta a historia de duas mães que tiveram dois filhos homens, e uma mãe acaba matando o seu filho durante a noite sem querer, e troca a criança morta pela viva. No dia seguinte a outra mãe fica desesperada ao ver seu filho morto, mas ao observar atentamente a criança percebe que não é seu filho.
E ao invés de resolverem a situação sozinhas, vão até o rei, este depois da discussão manda que dividam a criança ao meio e de uma parte para cada uma das mulheres, logo uma delas pede para que não façam isso e deem a criança para a outra mulher.
O rei Salomão poderia ter identificado de quem era a criança através da diferença de três dias de nascimento entre as duas, e também pela diferença dos corpos das mulheres, mas ele logo da uma sentença sem pensar muito. Pede que dê a criança à mulher, pois esta e a mãe dele. E com isso se exalta o rei. Todo o Israel, ouvindo o julgamento pronunciado pelo rei, encheu-se de respeito por ele, pois via-se que o inspirava a sabedoria divina para fazer justiça.[1: Bíblia Sagrada Ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2010, 1REIS p370.]
Ao final da passagem Bíblica pode se perceber que as duas mulheres tiveram o papel fundamental para a gloria desse rei.
Pois a mulher em Israel para ser aceita na sociedade tinha que ter a figura masculina ao se lado, o pai, irmão ser casada e ter um filho homem, a existência dela em Israel depende necessariamente de um homem.
 As duas mulheres aparecem, como prostitutas nessa passagem, e a salvação delas seria essa criança então porque uma delas deixar dar a criança para a outra, só para não ver a criança morta.
Mas estas situações não aparecem no texto, pois ele só é contado com um intuito ao final de mostrar que o rei sobe dar um veredito correto e com sabedoria divina, esse texto mostra que a exaltação do rei sempre acontecia, e a figura da mulher esta sempre submetida à de um homem nesse caso era a do rei que tinha que intervir na historia delas.
A Bíblia e escrita por homens e feita para os homens, e até hoje percebemos que ainda vivemos em uma sociedade machista mesmo com todas as conquistas das mulheres.
Essas pessoas contam essas historias com um propósito, naquela época era de influenciar as pessoas.
Hoje a historia que estudamos e fazemos e para uma massa, essa historiografia que é contada para as pessoas não esta estabelecida e não tem coerência, quem estabelece somos-nos, quando nos questionamos o que estamos fazendo.
Temos que ser anacrônicos para entender as mensagens dos outros através do que somos e das nossas experiências, pois todos nos temos historias, e são essas historias que de certa forma vão influenciar o que estamos escrevendo.
Um historiador falando profeticamente, que imponha a opinião e tenta mostrar isso, tem que ter noção dessa condição dele como pessoa dentro desse contexto, e não se deixar vender, fazendo propaganda de coisas que não são suas ideais.
Pois o historiador tem que ter noção de que a historia que ele esta contando já foi de um documento que foi usado como fonte, foi copiado e depois escrito em cima mas escrevendo agora com a teoria e as influencias desse historiador.
E a mesma coisa que os escribas faziam liam essa Historiografia e escreviam em cima, mas fazendo uma propagana.
Quando se escreve historia hoje se esta escrevendo a historia da historia, porem não tem como mudar isso, pois essa historia que já foi contada pela segunda, terceira vez já virou historia.
Então quando se escreve tem que se ter noção da influencia que essas historias vão ter em cima das pessoas que vão ler.

Outros materiais