Buscar

APOL LITERATURA - FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova postura que consiste em:
CORRETA –(D) Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo...
Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o excerto de texto a seguir:
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 76.
CORRETA- (C) V-F-F-V-F-V
Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte citação:
“O texto para os pequenos, como já mencionamos, não pode ser ‘comum’. Deverá, evidentemente, possuir aquela qualidade de estilo, com a marca da fluidez, colorido e leveza que, reconhecida pelo adulto, possa dirigir-se ao universo receptivo do leitor mirim. Diria mesmo que, por essa particularidade, a escrita da literatura infantil é a mais difícil de conseguir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINORAH, M. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996. p.61.
CORRETA- (B) I, II e IV apenas.
Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.
CORRETA- (D) V-F-V-V
Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
CORRETA- (B) I,II apenas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes