Buscar

Resumo Básico Inicial Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ninguém é obrigado a processar!
Carta Precatória: É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca. Assim, um juiz (deprecante), envia carta precatória para o juiz de outra comarca (deprecado), p/ citar/intimar o réu ou intimar testemunha a comparecer aos autos.(tem custo, por ser de urgência).
Carta Rogatória: no caso da rogatória, o processo está tramitando em um país e o ato processual tem que ser cumprido em outro. A carta rogatória tem por objetivo a realização de atos e diligências processuais no exterior, como, por exemplo, audição de testemunhas.
Atos processuais: são atos das partes, juiz e auxiliares da Justiça que provocam conseqüências jurídicas no processo. Os atos processuais impulsionam o processo no sentido de obter uma decisão final. 
Continência: "dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações sempre que há identidade quanto houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais", segundo preceitua o Código de Processo Civil, em seu artigo 104. Assim, ocorrerá a continência quando as ações têm as mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas o pedido, embora diferentes, de uma delas engloba o da outra.
Decisão interlocutória: é o ato pelo qual o juiz decide questão incidental com o processo ainda em curso. Note-se que a decisão interlocutória não põe fim ao processo, diferente da sentença. Para alguns casos específicos, contra tal decisão do juiz cabe agravo, no prazo de 15 dias.
Preliminar: Aquilo que vem antes de iniciar o processo: questionamento preliminar.
Intimação :é o documento de comunicação expedido pelo juiz, que pode se dar por carta ou mandado, a fim de que alguém tome ciência dos atos e termos do processo, compareça em audiências ou cumpra determinada ordem judicial.
Citação: é o substantivo feminino que indica o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um texto de um autor em concreto, sendo que o autor deve sempre ser identificado.
Notificação: é a ação e o efeito de notificar ,significa comunicar formalmente uma resolução ou dar uma noticia com um certo propósito. O conceito também é utilizado para designar o documento em que se faz constar a resolução comunicada.
URGÊNCIA Tutela antecipada: é o ato do juiz, por meio de decisão interlocutória, que adianta ao postulante, total ou parcialmente, os efeitos do julgamento de mérito, quer em primeira instância, quer em sede de recurso.
URGÊNCIA Tutela cautelar: caracteriza-se como uma forma autônoma de proteção jurisdicional que atua de maneira preventiva, acobertando e protegendo determinado direito subjetivo, ou estado de direito legítimo e que se encontra sob ameaça de perecimento em virtude de um dano sabido, iminente e de difícil reparação.
Tutela da evidência: Será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando: ficar caracterizado o abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório da parte.
Arrestar: tornar indisponível, confiscar bens ou quaisquer outras propriedades através de uma ação judicial; apreender.
Auxílio direto:Tem cabimento quando a medida não houver necessidade de apreciação judicial do pedido formulado pelo Estado, ou seja, a verificação do preenchimento do requisitos legais para que a colaboração possa ocorrer no Brasil. Jurisdição: é o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um determinado caso, com o objetivo de solucionar conflitos de interesses e com isso resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei.
Duplo grau de jurisdição: é o direito de recurso para revisão da decisão por tribunal superior.
Competência: Todo juiz tem dever de dizer e aplicar os direitos no caso concreto. É o critério de distribuição entre os vários órgãos do poder judiciário das atividades relativas ao desempenho da jurisdição.
Competência Absoluta: Somente 1 local competente (juízo).
Competência Relativa: Pode ser de qualquer juízo. Foro: Local onde se propõe a ação.
Alegação da Incompetência: é na contestação, como matéria preliminar , tanto na absoluta, quanto na relativa.
Preclusão - É a perda do direito de manifestar-se no processo, isto é, a perda da capacidade de praticar os atos processuais por não tê-los feito na oportunidade devida ou na forma prevista. Fala no momento ou se cala.
Regra de Conexão: A reunião de processos para julgamento é de 2 ou mais, quando for comum o pedido ou a causa de pedir. 	Exceto parágr. 3º art. 55. Continência: As partes e a causa de pedir precisam ser as mesmas.
Ampla defesa: direito de exercer o seu direito (de se defender)
Amplitude de defesa: os instrumentos utilizados para se defender.
Carta arbitral : instrumento de cooperação entre o árbitro e o juiz estatal, que facilitará a operacionalização das medidas cautelares/de urgência no âmbito do juízo arbitral. 
Petição Apta: é aquela que valida o processo.
Litisconsórcio Ativo: é de fato onde existe 2 ou mais pessoas no pólo ativo. Duas pessoas- réus pólo passivo.
Litisconsórcio Misto: processo físico 2 ou mais advogados.
Litisconsórcio Facultativo: Escolhe quem vai demandar.
Litisconsórcio Necessário:A lei que fala que tem que ser dois lados passivos.
Obrigação Solidária: Juiz obriga a pagar 100%.
Usucapião:A obrigação de comunicar a todos os confrontantes, a decisão pode ser diferente meramente declaratória. Pode ser que no vizinho haja uma disputa.
Litisconsorcial: um 3º quer entrar no processo, ele demonstra relação jurídica com o assistido e com a parte contrária. Ele poderia ser parte, ele vendo seu colega, ele pode ser assistente, passará a ser gestor do processo.
Critério de definição de competência: VALOR DA CAUSA- Não ultrapasse 40 salários mínimos.
Ação Contida: o pedido está na outra ação.
A ação que tem o pedido menos será extinta, as partes são as mesmas, causa de pedir as mesmas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes