Buscar

DISCURSIVAS DE METODOLOGIA DE HISTÓRI A

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE METODOLOGIA DE HISTÓRI A. 
QUESTÃO 1. 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as 
pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas pa ra grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, o s gregos criaram um a série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse te xto, ele está 
disponível em: http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/. Acesso em 3 0 jun. 
2016. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro -ba se Metodologia do Ensino de História , muitas histórias registradas por Heródoto, um historiador grego da Antiguidade, tinham caráter fabuloso, pois mencionavam gigantes, monstros marinhos, pessoas que eram metade homem e metade animal etc. No entanto, esse historiador reunia duas características essenciais que valem para os historiadores da atualidade. 
Quais são essas características? 
RESPOSTA: O historiador grego Heródoto, reunia duas características 
que valem par a os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro. 
QUESTÃO 2. 
Atente para a seguinte afirmação: 
 
“A universalização da educação é uma realidade na maioria dos pa íses ocidentais; porém, no dizer de Gadotti [...], uns receberam mais educação do que outros. A igualdade entre os homens permanece um sonho ainda muito distante do nosso planeta. 
“Apesar de tudo, a escola como instituição destinada a todos e faz parte do nosso cotidiano e das obrigações da família e do Estado para com suas crianças e adolescentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está 
disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf. Acesso em 28 
jun. 2016. 
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia 
do Ensino de História, responda: 
 
Na perspectiva da abordagem tradicional, o que significa aprender História? 
RESPOSTA: Em uma abordagem tradicional, a prender História significa montar uma tabe a na qual possamos relacionar nomes, eventos, datas e locais, além de decorar esses dados para uma eventual aprovação nos exames. Isso não significa compreender, analisar, comparar ou discutir, significa apenas memorizar. 
 
QUESTÃO 3. 
O que é História? Para que serve a História? Qual é seu maior objetivo? 
RESPOSTA: A História é o estudo do ser humano em sociedade ao longo do tempo. O estudo História cria ou reforça a nossa identidade social. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado. E seu maior objetivo é proporcionar ao aluno melhor compreensão da sociedade, pois somos seres sociais e culturais. 
QUESTÃO 4. 
Com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o 
ensino de Historia ao longo do ensino Fundamental (...) dentre outros aspectos, os alunos deverão ser capazes de: 
RESPOSTA: Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhança e diferença entre eles. 
 
QUESTÃO 5. 
Concepção de História desenvolvida por Voltaire? 
RESPOSTA: A História deve-se distinguir da literatura, uma vez que trata de fatos verdadeiros e não de ficções, mas deve ater-se a sua principal tarefa, que é a instrução moral. 
QUESTÃO 6. 
Conceitue a relação entre memória individual; memória coletiva e memória histórica: 
RESPOSTA: A memória individual diz respeito às vivencias de um 
individuo em particular. A memória coletiva é o conjunto de fatos 
lembrados por uma coletividade e por fim, a memória históric a é o estudo sistemático das sociedades ao longo do tempo. 
QUESTÃO 7. 
Em relação à educação na conceção de Émile Durkheim no início do séculoXX, como esse sociólogo define a educação? 
RESPOSTA: A educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras. 
QUESTÃO 8. 
O uso de documento histórico no ensino de historia nos ano s iniciais é uma das recomendações da historiografia renovada, p orem, deve-se a tentar que o mesmo pode ser utilizado de duas maneiras pelo professor em sala de aula: como ilustração ou como fonte histórica. Apresente as diferenças entre essas duas propostas de abordagens: 
RESPOSTA: No primeiro caso, ilustração serve apenas como reforço da aula do professor ou do livro didático, no sentido literal do termo, apenas para ilustrar o conteúdo a ser ensinado. Enquanto que como fonte histórica essa abordagem possibilita ao aluno compreender o passado e o presente, estabelecer relações temporais, compreender um dado acontecimento histórico bem como a ação de diversos sujeitos presente em seu tempo.

Outros materiais