Buscar

resumo anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Anestro? O que influência na produção de Anestro?
O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio, é um estado fisiológico do animal, ele é observado durante o período que acontece a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.
O anestro ocorre em virtude da insuficiência hormonal que impede o seu desenvolvimento folicular e a manifestação de cio. As principais causas podem ser resultantes de fatores ambientais, como: estação do ano, lactação e nutrição, anormalidade do ovário, também fatores uterinos, como: mumificação e maceração do feto. A principal causa de anestro durante o pós-parto, é a amamentação, o período de anestro pode ser prolongado principalmente em animais que sofreram restrição alimentar durante a gestação ou lactação. A nutrição inadequada principalmente durante o terço final da gestação piora as condições corporais da vaca ao parto aumentando o período de anestro.
Metabolismo de proteínas 
- Monogástrico
Nos monogástricos vai chegar o alimento concentrado ou volumoso passa pela boca, esôfago e estômago simples, no estomago as proteínas serão quebradas em aminoácidos livres pelo ácido clorídrico HCL e pepsina, os aminoácidos vai para o sistema porta e chegara ao fígado e do fígado para a corrente sanguínea e para os demais tecidos. (as proteínas que escaparam do estomago seguiram para o intestino delgado, que sofrerá ação do suco pancreático pelas enzimas proteolítica, protease, essas enzimas vão quebrar essa proteína que não foram quebradas no estomago liberando mais aminoácidos livres onde passaram pelo sistema porta chegando ao fígado, onde servirá como parede proteica do fígado e também encaminhada para outros tecidos. As proteínas que não foram quebradas no intestino delgado, serão absorvidas no intestino grosso por ação microbiana que novamente passara para o sistema porta, fígado corrente sanguínea e demais tecidos (SNC, MUSCULOS, GLANDULAS MAMARIA E TECIDO ADIPOSO) 
- Ruminantes
O animal ao se alimentar com concentrado ou volumoso será ingerido pela boca passando pelo esôfago reticulo e rumem, é no rumem que a proteína ira ser quebrada em aminoácidos pelos microrganismos bactérias fungos e protozoários. Os microrganismos transformando aminoácidos simples em aminoácidos essenciais, que vai virar ureia NH4 e de ureia para amônio NH3. com o excesso de amônio em seguida as bactérias ligam esse aminoácido com um carbono derivado da dieta do animal, depois a bactéria retira o nitrogênio do amônio e liga com outro carbono formando assim o aminoácido microbiano e em consequência formando também a proteína microbiana que é o próprio corpo da bactéria; a proteína que escapou vai para o abomaso e no abomaso a digestão é química e enzimática vai ser HCL e PEPSINA, no abomaso vai estar chegando a proteína que escapou a proteína microbiana e a proteína do corpo, os fatores de digestão ataca liberando aminoácidos, esses aminoácidos vai para o sistema porta fígado e tecidos. As proteínas que escapar e proteína alimentar sofrerá a ação do suco pancreático do pâncreas que vai ser as enzimas proteases que vai quebrar essa proteína em aminoácidos que passara para o sistema porta fígado corrente sanguínea e os tecidos, as proteínas que escapar ira para o intestino grosso onde a digestão é microbiana liberando aminoácidos para o sistema porta fígado e demais tecidos.
- Vitamina D
A pele do animal tomando sol transforma gordura (colesterol) em setehidroxcolesterol (início da vitamina D percussora) que vai para o sangue e alcançará o fígado o setehidroxcolesterol se transforma em 25hidroxcalciferol que cai na corrente, corrente sanguínea, mas ainda é a vitamina D2 chamada de erociterol (pré-vitamina D não é a vitamina verdadeira) que vai ser ativada no Rim. A 25hidroxcalciterol será transformada em 1,25hidroxcalciterol (vitamina D3 verdadeira) a vitamina vai interferir no núcleo da célula e formará duas enzimas, a Atpase que absorve o cálcio para dentro da célula o PB cálcio joga o cálcio para fora para os outros tecidos a vitamina D3 É muito importante para a absorção de CA+ no intestino. Dentro da célula intestinal o PB cálcio se liga ao cálcio que está dentro da célula virando PB cálcio-cálcio e gerando a A atepase novamente para gerar uma força para expulsar o PB cálcio da célula. 
Aumento da produção de leite e carne com alimentos concentrados 
 Os alimentos concentrados são mais fáceis de serem absorvidos pelos organismos, pois são oferecidos ao animal na maioria das vezes na forma de farelo. Os alimentos concentrados são ricos em carboidratos, que ao serem degradados no rumem produziram os Gás (ácidos graxos voláteis) acetato, butirato e propianato, acetato será aproveitado pelo fígado e outros tecidos esse AGV é responsável pelo aumento na produção do leite. O butirato não é usado pelo fígado, mas passa por ele sendo distribuído para os demais tecidos (serve para o crescimento dos músculos). O propianato é aproveitado no fígado sendo transformado em glicogênio e em glicose para ser distribuído para os tecidos.
- Funções do sangue
Respiração: é o transporte de O2 sob forma de hemoglobina pela hemácia para os tecidos e recolher o CO2 e água para ser liberado para fora.
Função de nutrição: com o auxílio do sangue ocorre um transporte de substância nutritivas a partir do canal intestinal para as células, ocasionando numa maior produção de carne e leite.
Transporte hormonal: Em consequência do transporte de hormônios do local de síntese para o órgão alvo ou para todas as células do organismo ,o sangue desempenha uma importante função na regulação e coordenação do metabolismo do organismo em conjunto com os sistemas nervosos ,o sangue por tanto serve para a coordenação de todas as funções orgânicas do organismo.
Regulação do PH: Controle do PH do sangue é importante! interfere no ph intracelular de todos os tecidos!
Regulação de pressão sanguínea: o sangue assimilado nos órgãos em atividade o calor formado durante os processos metabólicos e o distribui para todo o corpo, através da mediação do sangue processa -se na pele e nos pulmões a liberação de calor, alterações na temperatura do sangue. São estimulados importantes para os centros de regulação térmica situados no hipotálamo.
Função de excreção: E através do sangue que ocorre o transporte de produtos finais do metabolismo para os órgãos excretores.
Função de defesa: com o auxílio de anticorpos, das enzimas e dos leucócitos. O sangue está em condições de participar, consideravelmente no processo a de defesa contra microrganismos, corpos estranhos, toxinas, etc...
O animal castrado muito precoce pode ter o seu desenvolvimento corporal prejudicado? Justifique sob o ponto de vista fisiológico. A castração favorece a engorda? Justifique o enunciado
Seria assim o animal castrado muito jovem terá o desenvolvimento muscoesqueletico prejudicado, pois, com a castração os níveis de testosterona produzidos não serão suficientes para o desenvolvimento das características secundárias do macho, chifres, cupim etc.....
Mesmo havendo uma quantidade de testosterona sendo produzidas nas glândulas suprarrenais não será suficiente.
Mas a castração tem vantagens pois torna o animal mais dócil facilitando o manejo, além disso o hipotálamo não irá influenciar a hipófise para a produção de hormônios. e assim sobrando muita energia que irá para todos os tecidos sendo um deles o adiposo que ocasionara a engorda do animal
Efeitos dos elementos do clima sobre a fisiologia animal 
Os animais homeotérmicos, em função da espécie, raça, nível de produção, estado fisiológico e plano nutricional, apresentam uma faixa de temperatura ambiente na qual se encontra em conforto térmico, denominada zona de termo neutralidade. Na zona de termo neutralidade, o sistema termorregulador não é acionado, seja para capturar ou dissipar calor. Assim, o gasto de energia para manutenção é mínimo, resultando em máxima eficiênciaprodutiva. Os limites da zona de termo neutralidade são: a temperatura critica inferior (TCI) e a temperatura critica superior (TCS). ABAIXO da tci a vaca entra em estresse pelo frio, e acima da tcs, em estresse pelo calor

Outros materiais