Buscar

Lista de exercicios Quimica Aplicada a ciencias farmaceutica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quimica Aplicada a ciências farmacêutica II
Prof. Dr. Hamilton Ishiki
Exercicios
1.Alcenos, também conhecidos como alquenos ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados, apresentando, em sua molécula, uma ligação dupla entre seus átomos de carbono. Nas ligações duplas podem ocorrer reações de adição, onde dois átomos ou grupo de átomos são adicionados aos carbonos insaturados. Um exemplo de reação de adição é a reação que ocorre entre o 2-penteno e uma molécula de cloro, dando origem ao 2,3-dicloropentano. Indique quantos estereoisômeros são possíveis para o 2,3-dicloropentano. Ilustre os estereoisômeros indicando, em cada representação, a sua configuração absoluta.
2.Em química, uma sustituição nucleofílica é um tipo de reação de substituição na que um nucleófilo, "rico em elétrons", substitui em uma posição eletrófila, "pobre em elétrons", de uma molécula. É um tipo de reação fundamental em química orgânica, onde a reação se produz sobre um carbono eletrófilo. Estas reações podem ocorrer através de dois mecanismos distintos, denominados de SN1 e SN2. Prediga o mecanismo da reação SN1 que ocorre entre o 2-cloro-2-metilbutano e a água e o mecanismo da reação SN2 que ocorre entre o 2-clorobutano e o íon hidróxido.
3.O ácido láctico ou lático ( do latim lac, lactis, leite), é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C3H6O3 e estrutural CH3 - CH ( OH ) - COOH. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido. Mostre a fórmula estrutural do (R)-ácido lático em perspectiva e a fórmula estrutural do (S)-ácido lático na projeção de Fischer.
4.As reações de substituição são ideais para conseguir uma grande variedade de grupos funcionais. A partir de um haleto de alquila, pode-se obter um álcool, um éter, um tio éter, uma amina dentre outros compostos. Considerando a reação para a preparação de um álcool através de uma reação de substituição nucleofílica bimolecular entre o íon hidróxido e:
2-cloropentano
2-cloro-2-metilbutano
1-cloropentano
5.Organize em ordem crescente de reatividade os haletos de alquila citados.
As reações de substituição nucleofílica unimolecular geralmente levam à formação dos mesmos produtos obtidos nas reações de substituição nucleofílica bimolecular. Liste duas diferenças existentes entre os mecanismos destas duas reações.

Outros materiais