Buscar

TF1 INFORMATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia o fragmento:
O papel que a biblioteca escolar desempenha junto à comunidade educacional tem muito a ver com os seus objetivos, que podem ser sintetizados em duas idéias centrais: dar ao aluno a oportunidade de ampliar seus estudos, proporcionando-lhe material adequado para tal e oferecer ao professor recursos necessários para integrar o aluno no processo de ensino-aprendizagem.
 Marque a alternativa que justifica a citação de Mayrink em relação ao que se encontra na Biblioteca.
documentação teórica necessária ao estudo de determinado tema ou assunto.
A atividade de pesquisa necessita de um instrumento indispensável que, segundo Pedro Demo, permite “transmitir à atividade marcas de racionalidade, ordenação, otimizando o esforço; de outro, para garantir contra credulidades, generalizações apressadas, exigindo para tudo que se digam os respectivos argumentos; ainda, para permitir criatividade, ajudando a devassar novos horizontes”(1995, p. 12). 
Este instrumento a que se refere o texto é: a metodologia científica.
Assinale a alternativa incorreta em relação à linguagem, redação e organização do texto: Recomenda-se que um texto científico apresente sua redação de forma pessoal, destacando-se a primeira pessoa.
“Aqueles que se enamoram somente da prática, sem cuidar da teoria, ou melhor dizendo, da ciência, são como o piloto que embarca sem timão nem bússola. A prática deve alicerçar-se sobre uma boa teoria, à qual serve de guia a perspectiva; e em não entrando por esta porta, nunca se poderá fazer coisa perfeita nem na pintura, nem em nenhuma outra profissão". (Leonardo da Vinci).
Podemos, então, afirmar que a possibilidade de conhecer e interpretar os limites e a grandeza sobre todas as coisas que envolvem a natureza e as experiências humanas, tornando mais sólidos os seus fundamentos, se apóia em um saber produzido pelo(a): Ciência.
Aliadas aos métodos estão as técnicas de pesquisa, que são os instrumentos específicos que permitem responder aos objetivos almejados. São técnicas de coletas de dados, exceto: Análise de conteúdo.
Leia com atenção o texto:
Vamos supor que o interesse por um assunto nos tenha feito escolher como tema de estudo a zonação dos costões rochosos e o nível do mar, ou seja, a distribuição dos organismos em faixas aparentemente bem delimitadas. O interesse ou curiosidade pelo assunto não vai se esgotar com a simples observação ou descrição das zonas de costões rochosos nas mais diversas localidades. A rigor, a ciência não tem por objetivo descrever fatos ou objetos, mas solucionar dúvidas que são levantadas a partir daquilo que observamos. Assim, o interesse do pesquisador não deve se restringir apenas à observação e descrição, por mais minuciosas que elas sejam, dos mexilhões, algas, cracas, e outros organismos que se distribuem em zonas ou faixas nos costões rochosos.  Rapidamente os pesquisadores se sentem obrigados a fazer a pergunta óbvia: “O que provoca a zonação? Porque determinados organismos têm distribuições limitadas?”
 Marque a alternativa que representa a etapa do projeto de pesquisa descrita: Delimitação do tema e do problema da pesquisa.
“A ciência é cumulativa e a biblioteca tem a função de preservar a memória – como se ela fosse o cérebro da humanidade – organizando a informação para que todo ser humano possa usufruí-la. Isso vai da biblioteca que se constrói para aqueles que se alfabetizam até a biblioteca especializada para o homem de ciência. A distância é grande – a mesma que existe entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento” (Milanesi, Luis. O que é biblioteca, p. 15, 1993). 
Considerando o texto, identifique as alternativas corretas sobre o uso da biblioteca como fonte de pesquisa. 
B - As bibliotecas abrigam inúmeras fontes bibliográficas, documentais, iconográficas, material de imprensa, produção acadêmica (monografias, dissertações, teses, revistas), etc. 
C - A biblioteca deve ser usada para uma pesquisa permanente de todos os assuntos que necessitem de uma abordagem mais ampla.
Para redigir um trabalho científico é necessário que o pesquisador realize várias leituras com a finalidade de identificar as informações e os dados relevantes produzidos por outros pesquisadores a respeito do assunto que pretende analisar. Para facilitar o processo de leitura, Severino (2000) recomenda que esta seja feita com base nas seguintes dimensões de análise: textual, temática e interpretativa.
A realização do levantamento dos dados requer o uso de algumas técnicas de pesquisa que podem ser: questionário, observação participante, levantamento bibliográfico e documental e entrevista.
A realização do levantamento dos dados numa pesquisa requer o uso de algumas técnicas.   Entre essas técnicas está a entrevista. Define-se a entrevista como um diálogo organizado entre o pesquisador e os atores sociais que fazem parte da população pesquisada. Como se chama a técnica que se caracteriza pela inserção do pesquisador no campo. Através desta técnica, o pesquisador anota todas as informações que podem ser percebidas no contato direto com o objeto de estudo.
Marque a alternativa que indica o nome desta técnica: observação participante.

Outros materiais