Buscar

Exemplo diário de campo observação pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3º ANO DATA: 01.08 HORARIO 13:15 ÀS 17:30 PROF PAULA
	Neste dia compareceram 21 alunos, sendo 10 meninas e 11 meninos. A professora deu início a aula fazendo a meditação, lendo uma história sobre como podemos ajudar aos outros. Após, se formaram duplas para oração.
	À seguir, a prof.ª pediu que pegassem os cadernos de matemática para ser corrigida a tarefa. Estão aprendendo multiplicação. Alguns alunos participaram falando as respostas. Assim que acabara, a professora passou a tarefa de casa no quadro, que foram problemas matemáticos. Solicitou que pegassem a agenda e anotassem as páginas da apostila que ficaram de tarefa e ela passou dando visto em todos os cadernos e agendas. Após, na apostila de matemática fizeram atividades de multiplicação na apostila e a professora corrigiu com os alunos no quadro cada uma das atividades para ver o entendimento dos mesmos e passou visto em todas as apostilas.
	Terminando essa etapa da aula, a professora falou o número da página do livro onde eles poderiam arrancar a folha e recordar os quadradinhos com meios de transporte, veículos e animais, para logo em seguida montarem um joguinho. Como já estava quase na hora do recreio, a professora liberou os alunos para o lanche. 	
	No retorno do intervalo, os alunos continuaram recortando as peças do jogo. E assim que terminaram a professora pediu para que sentassem em duplas para jogar. Era um jogo de lógica onde eles teriam que prestar muita atenção para conseguirem montar a sequência. Alguns ficaram confusos no começo, mas logo começaram a entender a finalidade do jogo. A professora, com a apostila foi orientando e falando as perguntas para que eles respondessem através das figuras. No final cada um conferiu suas sequências para ver se haviam acertado, e no total 13 alunos conseguiram montar a sequência correta.	Concluindo o joguinho, todos guardaram suas apostilas no armário, e pegaram a apostila de português. Outro jogo foi proposto pela Professora, com a finalidade de exercitar o raciocínio e a escrita, que é chamado de STOP. Este jogo também é uma proposta da apostila e possui um espaço na mesma para responder com todas as letras do alfabeto. Começaram o jogo meninas versus meninos, onde a professora esteve determinando a letra e marcando os pontos no quadro, e de maneira muito ativa e alegre todos participaram.
	Ao terminar o jogo, a professora pediu que abrissem a apostila em uma página em que havia um poema, onde contava sobre um menino que não cuidava da aparência. O estudo é sobre palavras no masculino e feminino, esse seria especificamente no masculino. A atividade é desenhar no espaço disponível na apostila o menino “Pedro Melenudo” do jeito que conta o poema.
	Terminando essa parte, a professora pediu que pegassem o caderno de português para a realização de uma produção textual, que seria reescrever o poema em forma de texto, sendo que o menino “Pedro Melenudo” estaria passando por uma transformação. A professora foi solicitando as ideias aos alunos e foi montando o texto no quadro para que copiassem. A atividade seguinte foi desenhar o “Pedro Melenudo” transformado em uma folha e entregar para a professora.
	Os alunos foram terminando a tarefa e logo terminou a aula.

Outros materiais