Buscar

APOL HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

Prévia do material em texto

APOL HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Questão 1/5 - Historiografia Contemporânea 
Estudos Sociais diluiriam o conteúdo de História nas disciplinas de Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Os conteúdos curriculares foram direcionados a um sistema de ‘propaganda oficial’ Impôs-se, assim, um ensino diretivo e acrítico, no qual a História aparecia como uma sucessão linear de fatos considerados significativos, predominantemente figuras políticas. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o ensino de História no período da ditadura civil-militar no Brasil, assinale a alternativa correta:
	A
	A disciplina História era abordada de maneira científica e reflexiva, de forma a dar ferramentas para que alunos e alunas pudessem intervir na sua realidade social.
	B
	O ensino de História era amplamente influenciado pela Escola dos Annales, sendo Marc Bloch e Michel de Certeau os principais nomes desta corrente.
	C
	A influência marxista se disseminou nas escolas a partir da obrigatoriedade institucional de utilizar Edward Palmer Thompson e sua metodologia de pesquisa.
	D
	Foi o período no qual a micro-história floresceu nas escolas, sob a influência crescente de Carlo Ginzburg.
	E
	A disciplina História foi fundida com outras áreas de humanas gerando a área de “Estudos Sociais”. O ensino de história assumiu uma característica tradicional e nacionalista, celebrando fatos, heróis e grandes personagens.
Questão 2/5 - Historiografia Contemporânea 
no decorrer da primeira metade do século XX, novas formas de conceber a história emergiram com impacto transformador. Da estrita esfera da política tradicional, dos discursos oficiais e das ações dos varões insignes passou-se às articulações complexas das diferentes dimensões da vida social, pelo alargamento dos horizontes temáticos dos historiadores". 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a importância das diferentes dimensões da vida social, assinale a alternativa correta:
	A
	A principal dimensão social analisada pela escola positivista era o do aspecto econômico, com ênfase nas trocas de bens de economia simbólica.
	B
	A narrativa histórica construída pelos positivistas abordava outras esferas da vida social, mas a análise política tradicional era quase unanimidade enquanto fio-condutor.
	C
	A escola positivista desenvolveu métodos e técnicas específicas para estudar a dimensão das mentalidades sociais ao longo do tempo, e por isso a produção nesta área foi mais numerosa.
	D
	O positivismo elencava como foco de análise as questões processuais das formações das diferentes classes sociais.
	E
	A economia política sempre figurou entre a principal temática positivista no que se refere aos estudos históricos.
Questão 3/5 - Historiografia Contemporânea 
os historiadores dessa chamada quarta geração [dos Annales] distanciaram-se em parte da geração anterior, no entanto não se desprenderam do ideal principal pregado pelos primeiros Annales, que foi a busca pela compreensão de leis anônimas que regessem as 'práticas coletivas'”. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o foco de análise da Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
	A
	A Escola dos Annales estava focada em desenvolver métodos que tornassem possíveis a análise dos discursos dos grandes homens do passado e de seus feitos, organizados e elencados coletivamente.
	B
	A ênfase em experiências individuais levava os historiadores dos Annales a buscarem fontes estatísticas e quantitativas para abordar o passado, principalmente a Antiguidade.
	C
	O destaque do anonimato das leis históricas não apagou o apego da Escola dos Annales a grandes personalidades do passado, principalmente reis e generais.
	D
	A Escola dos Annales abandonou o foco em indivíduos e eventos isolados, preferindo analisar a dimensão histórica coletiva e social.
	E
	A historiografia dos Annales além do foco em grandes personagens do passado, também tratou de temas como guerras, batalhas, diplomacia e legislação.
Questão 4/5 - Historiografia Contemporânea 
 Nouvelle histoire ou ‘Nova História’] designa a história sob a influência das ciências sociais, que começou a ser elaborada a partir do debate entre sociólogos, filósofos, geógrafos e historiadores, no início do século XX, e se corporificou na revista histórica Annales d'Histoire Economique et Sociale, fundada em 1929, por Lucien Febvre e Marc Bloch. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o papel da interdisciplinaridade na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta: sobre o papel da interdisciplinaridade na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
	A
	Em sua ânsia pelo desenvolvimento de uma história-problema, a Escola dos Annales se serviu de métodos desenvolvidos pela biologia, transplantando-os de maneira acrítica.
	B
	Com a popularização da Escola dos Annales, a química passou a importar as abordagens e metodologias da pesquisa histórica francesa.
	C
	A abordagem interdisciplinar proposta pelos Annales proporcionou à história o influxo de temáticas, metodologias e problemas das ciências sociais.
	D
	O influxo dos métodos das demais ciências sociais foi responsável pela perda de identidade da história enquanto disciplina, e da perda de cientificidade, reconhecida pelos próprios fundadores dos Annales.
	E
	Após o diálogo com as ciências sociais, os pais fundadores da Escola dos Annales se debruçaram sobre as temáticas e problemas das ciências naturais.
Questão 5/5 - Historiografia Contemporânea
Burckhardt [está filiado] ao humanismo clássico alemão, dando aos estudos da história da historiografia uma base mais ampla, que permite a interseção com outras áreas do conhecimento, sobretudo, a filosofia e a literatura. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as áreas de contribuição de Jacob Burckhardt para a historiografia, assinale a alternativa correta:
	A
	A contribuição de Jacob Burckhardt para a historiografia foca-se no estudo das esculturas renascentistas polonesas.
	B
	A obra de Burckhardt contribuiu para o entendimento do estudo das moedas florentinas da Antiguidade.
	C
	A obra historiográfica de Burckhardt é associada sobretudo à filosofia da história e à história da arte.
	D
	Ao separar a cultura da política, Burckhardt estabelece os critérios principais de análise da política, pensando esta como superestrutura da sociedade.
	E
	O estudo histórico da filosofia teve seu desenvolvimento atrasado pela forte influência de Burckhardt na historiografia, uma vez que ele considerava a filosofia indigna da atenção do historiador.

Outros materiais