Buscar

Ave

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Viçosa
Relatório da Aula prática de Avicultura
Aves Puras
No inicio da visitação passamos por um Galpão de aves puras (AA, BB, CC...) que servem de base para as futuras aves de corte ou postura, pois delas dão origem a híbridos que geraram híbridos duplos aumentando a variabilidade genética visando sempre uma alta produtividade. Essas aves tem como finalidade a produção de ovos férteis, portanto para que haja uma cobertura precisa e frequente os machos e as fêmeas quando atingem a maturidade sexual são criados juntos. Em uma produção de matrizes devem-se ter ninhos para evitar a contaminação, pois na incubação há umidade, calor e nutrientes que tornam próprio o crescimento de bactérias que podem fazer com que o ovo exploda dentro da incubadora contaminando todos os outros ovos e acarretando uma grande perda na produção.
»» Incubadoras
- Estágio Único: Você coloca os ovos e só abre no nascimento do animal, tirando com 18 dias e colocando na maquina de nascedouro que tem uma temperatura um pouco menor. Se todos os ovos estiverem contaminados, não tem problema se um deles explodir. 
- Estágio Múltiplo: Você abre essa incubadora de dia em dia colocando ovos novos a cada dia. Se um ovo explodir dentro dessa incubadora você contamina todos os ovos.
»»Ovoscopia
Serve para verificar a fertilidade do ovo após 10 dias e também serve para verificar as falhas do ovo como rachaduras.
»» Manejo
 O macho e a fêmea tem necessidades nutricionais diferentes, surgindo então um problema. Como evitar que o macho coma a ração da fêmea e vice versa?
- Existe um horário de raçoamento, o bebedouro do macho é mais alto que o da fêmea portanto em um determinado horário se desce o comedouro do macho para que ele coma e em outro horário se desce o comedouro da fêmea para que ela coma. Como o macho já vai estar satisfeito, ele não vai comer a ração da fêmea. 
× Ninho: A proporção é sempre 4 galinhas para uma boca de ninho. O ninho não deve ser exposto ao sol, pois as aves preferem colocar os ovos em áreas mais sombreadas o que pode fazer com que a fêmea coloque o ovo na cama. 
»» Alimentação
× Fêmea : Precisa de mais cálcio (4.2) para que o mesmo seja depositado na casca do ovo gerando uma boa qualidade física da casca. 
× Macho: É ruim que ele tenha uma alta quantidade de cálcio na alimentação, pois esse mineral compete com o zinco atrapalhando a espermatogênese e também ocorre a formação de cristais nas articulações dos animais.
× Contraindicado: O farelo de algodão não deve ser utilizado, pois deixa os ovos com gemas verdes e também atrapalha na espermatogênese. 
»» Cama
A função principal da cama é evitar o contato/choque do coxim plantar do animal com o chão. Se não houver a cama pode acontecer ferimentos no coxim desse animal, diminuindo o caminhar do animal e por consequência o acesso a comedouros e bebedouros, no caso de uma ave de corte que tem um ganho de peso rápido e para isso precisa de uma grande alimentação isso vai ser prejudicial para a produção pois diminuição do consumo gera diminuição no ganho de peso. Outra coisa é que a cama é muito suja, se o animal se machucar e ficar se movimentando por ali pode ocorrer uma contaminação do ferimento o que pode gerar doenças ou até morte da ave. A cama deve fornecer conforto e bem estar para o animal, deve ser de um material barato, não fazer muita poeira, ter boa absorção e liberação de umidade, ser libre de contaminante e ter disponibilidade de material na região.
Na UFV é utilizada a cama de Maravalha pois a região é um polo moveleiro.
Ave de Corte
»» Abate: 
Ocorre de 35 a 46 dias. 
»» Instalações: 
O chão vai de fora a fora, possuindo paredes ou cortinas ao redor de toda a instalação o que impede a entrada de chuva, ventos fortes, passarinhos e entre outros. Os comedouros são tubulares ou automáticos, enquanto os bebedouros são pendulares ou nico. 
A limpeza das instalações deve ser feita para evitar o cumulo de farelo nos comedouros e o entupimento dos bebedouros. 
»» Descarte: 
- Compostagem: A compostagem é mais recomendada, por ser mais ecológica. Você põe cama nova sobre cama velha, fazendo camada por camada, até por fim onde ela é selada e no final de 60 dias você abre tendo um fertilizante que pode ser vendido. 
- Fossa séptica: O espaço é o principal problema, pois uma vez cheia outra tem que ser construída e assim sucessivamente até que o espaço se esgote. Ocorre também a contaminação do lençol freático devido ao chorume. 
- Incineração: Produz muito gás tóxico. 
Ave de Postura
»» Instalações:
Na UFV as instalações são em forma de escada impedindo que as excretas de um animal caia sobre o outro, sendo as gaiolas levemente inclinadas possibilitando que o ovo role até o coletor. Nas criações verticais há uma esteira que vai coletando as excretas. 
»» Ciclo de Produção
Pode viver até 110 a 120 semanas. A maturidade sexual da ave é alcançada em 18 semanas, e em 27 semanas ela alcança o pico de produção de ovos (mais ovos) e as 39-41 semanas ela alcança o pico de massa de ovos (ovos maiores). 
Conceito de maturidade sexual se da de dois jeitos, quando ocorre 5% de postura das aves ou quando aparece o primeiro ovo. 
- Ciclo Único: Uma ave põe com 18 semanas até 80 semanas, quando ela chega a idade de descarte. 
- Ciclo Duplo: Quando a ave chega a 60-65 semanas, você utiliza uma muda forçada que é um sessar na produção reprodutiva, basicamente você retira a alimentação do animal por 14 dias, sendo chamado de Muda Californiana. Nesse período não há a produção de ovos, um alto nível de estresse, um pico de cortisol que altera todos os níveis hormonais, principalmente o reprodutivo. Essa muda gera em média 1% de mortalidade. Depois dessa muda no 15 dia é fornecido ração de franga ou então milho moído ou sorgo moído sendo que no 18 dia você fornece ração de postura, começando um segundo ciclo de produção que vai até a 110-120 semana, até serem descartadas.
× Métodos Alternativos: Alto fornecimento de zinco, que é toxico pro pâncreas e diminui a produção de insulina, que diminui o aproveitamento de glicose, obrigando a ave a fazer a queima de gordura. 
× Culing: Descarte de poedeiras improdutivas. Aves com crista e barbela pequenas, pouco avermelhadas e opacas, com pernas e penas coradas, com abdômen rígido, cloaca pigmentada e seca e dois dedos de espaço entre os ossos da púbis indicam uma má poedeira que deve ser descartada. 
»» Linhagens
- Aves brancas: Hyline são mais leves que as outras raças de galinhas brancas. São mais bravas e tem maior produção no total.
- Aves vermelhas: são mais dóceis. 
»» Ovos
× Classificação: 
É classificado como Pequeno, Médio, Grande, Extra e Jumbo através de um Classificador, basicamente os ovos vão passando por “peneiras” onde o ovo fica retido é o tamanho dele, pois há uma correlação de tamanho e peso.

Outros materiais