Buscar

Apol 3 fundamentos da adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Algumas startups estão eliminando os setores existentes nas organizações tradicionais, redesenhando seu organograma com objetivo de tornar a empresa mais rápida, adaptável e eficiente. Inspirado pelas chamadas práticas ágeis, estas empresas se reorganizam em pequenas células conhecidas como squads, conceito popularizado pelo Spotify, serviço de música digital sueco. De maneira simplificada, squads são pequenos times multidisciplinares que têm objetivos específicos, autonomia para tomar decisões, contato direto com stakeholders e, por tudo isso, se movem rapidamente. Com uma composição multidisciplinar, squads tem uma enorme vantagem competitiva porque permitem que resolva seus problemas dentro de casa. Por ter autonomia para tomar suas decisões, uma squad funciona quase como uma mini-startup. Ela levanta suas hipóteses, promove testes, aprende com eles e adequa sua rota de acordo com os resultados dentro lógica do Lean Startup. E isso a dá uma enorme capacidade de adaptação e evolução. Squads são pequenas por natureza, não costumam ter mais de 10 pessoas. Esse time senta-se junto, respira os mesmos problemas e compartilha da mesma missão. Como as discussões demandam profundidade e o processo é veloz, squads costumam ser formadas por profissionais com perfil de especialistas. Isso faz com que as decisões sejam cada vez mais baseadas em dados. O desafio de um modelo como este está em superar a cultura hierárquica que domina a gestão dos negócios na maior parte das empresas. Adaptado de http://epocanegocios.globo.com/colunas/Cabeca-de-startup/noticia/2017/04/por-que-startups-estao-acabando-com-seus-departamentos-de-marketing-e-porque-mesmo-nao-sendo-da-area-voce-deveria-escutar-o-que-elas-tem-dizer.html para fins acadêmicos. Embora o squad seja uma forma diferente de estruturar a empresa, podemos compará-la a uma estrutura mais tradicional. Assinale a opção correta quanto a esta estrutura:
Nota: 20.0
	
	A
	O Squad é similar a estrutura funcional pois refere-se à agregação de tarefas de acordo com a área funcional atendida (marketing, finanças, recursos humanos etc.)
	
	B
	O Squad é similar a estrutura divisional pois reúne as tarefas em diferentes unidades semiautônomas, de acordo com seu objetivo: produtos, mercados ou clientes.
	
	C
	O Squad é similar a estrutura matricial pois é usada para lidar com projetos ou negócios que precisam de equipes multidisciplinares temporárias.
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Estrutura Organizacional
	
	D
	O Squad é similar a estrutura em rede pois proporciona maior flexibilidade e inovação entre empresas.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
Quando 14% dos seus funcionários decidem deixar voluntariamente a sua empresa de uma vez, a maioria das organizações apertariam o botão de pânico. Mas para a Zappos, um e-commerce de calçados e moda de rápido crescimento, o 30 de abril de 2015 representou um ultimato para que os colaboradores optassem por abraçar uma mudança organizacional maciça, chamada “holocracia”, ou por receber um dividendo atrativo e deixar a empresa. 210 funcionários escolheram partir. A mudança mais recente que a Zappos tem lutado para implementar, ao longo dos últimos três anos, é a sua mudança para uma estrutura organizacional chamada holocracia, que é um sistema de autoridade distribuída. Pense nisso como o funcionamento de uma organização sem a clássica estrutura de comando e controle, encontrada em muitas das organizações de hoje. Em uma holocracia, a autoridade e tomadas de decisão são distribuídas por equipes auto organizadas, ao invés de estarem no topo de uma hierarquia. Como resultado, você poderia esperar uma organização mais flexível e ágil – uma que é construída para lidar com mudanças constantes, ao mesmo tempo em que cria uma cultura de empoderamento. Adaptado de http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/02/uma-empresa-sem-chefes-pode-dar-certo-zappos-mostra-que-sim.html para fins acadêmicos. A tendência é que as organizações busquem novas formas organizações para atender a estas mudanças. No entanto, a função organização continua com os mesmos objetivos, exceto:
Nota: 20.0
	
	A
	Distribuir tarefas e recursos
	
	B
	Determinar quem tem autoridade sobre quem
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca da função organização
 
	
	C
	Estabelecer quando e onde se devem tomar decisões
	
	D
	Dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura
 
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
Os Correios estão mudando seu modelo de estrutura organizacional, para reduzir custos e otimizar as atividades da empresa, visto a necessidade de reverter os prejuízos bilionários dos últimos anos, já que cada vez menos se utilizam os serviços postais no país. Assim, foi anunciada uma reestruturação que inclui a extinção das atuais quatro unidades de negócios da empresa: postal, de encomendas, logística e de varejos. Elas serão transformadas em duas unidades: uma comercial e uma operacional.  Espera-se com esta reorganização que se otimize o serviço, se traga mais sinergia entre as áreas e se diminua os custos, enxugando a estrutura. A nova estratégia e a nova estrutura fazem parte do programa de transformação da estatal, chamado Dez em 1, que também estabeleceu medidas como uma gestão de custos por meio da metodologia Orçamento Base Zero e a priorização de processos-chave para aumentar a produtividade. Adaptado de http://www.istoedinheiro.com.br/com-inovacao-em-servicos-e-gestao-correios-buscam-saldo-positivo-em-2017/ para fins acadêmicos. O caso dos correios assinala a importância da estrutura de uma empresa. Assinale a opção correta quanto a esta importância da estrutura organizacional:
Nota: 20.0
	
	A
	Por meio de uma estrutura organizacional, conseguimos enxergar a importância da função organização e também conseguimos enxergar por que ela é necessária para o alcance dos objetivos organizacionais.
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de Estrutura Organizacional
	
	B
	Por meio de uma estrutura organizacional, conseguimos perceber que quanto mais setores e departamentos uma empresa possui, maior será sua eficiência em relação a suas estratégias.
	
	C
	Por meio de uma estrutura organizacional, verificamos que, em uma empresa, os recursos materiais são mais importantes do que os humanos para a consecução das tarefas e da determinação de sua hierarquia.
	
	D
	Por meio de uma estrutura organizacional, verificamos que os prejuízos de uma empresa podem ser facilmente revertidos com pequenas alterações em departamentos ou setores.
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração
A tecnologia permitiu que a interatividade e o maior – e mais rápido - acesso à informação chegassem às salas de aula. Tablets, lousas digitais, datashow, redes sociais e sites educativos se tornaram grandes parceiros dos professores na hora de ensinar. Mas a relação estabelecida entre a tecnologia e a educação esbarra ainda em um conceito destinado à geração atual: o de Nativos Digitais. A nomenclatura é destinada aqueles que já nasceram conectados à Internet e dominam esses recursos tecnológicos com extrema facilidade. Essa ideia de que os alunos conhecem mais sobre os novos recursos do que o professor pode assustar alguns profissionais na hora de trabalhar com essas ferramentas, visto que o professor era o detentor do saber. Hoje em dia, isso está sendo modificado e se tornando uma troca de conhecimentos. Apesar de sabermos que isso assusta alguns profissionais, o fato é que não pode acontecer. O aluno até pode dominar as ferramentas e acessar o conteúdo via Internet, mas o professor ainda tem a didática aliada à sua experiência profissional. Adaptado de http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/tecnologia-invade-sala-de-aula-veja-recursos-que-auxiliam-o-ensino.html para fins acadêmicos. Assim, o professor tinha alguns tipos de poder sobre os alunos que estão desaparecendo com estanova realidade. Observe as afirmações a seguir acerca destes tipos de poder:
I. Poder de carisma e características pessoais
II. Poder de conhecimento específico
III. Poder de acesso a informação privilegiada
Agora assinale a opção correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmação II é correta
	
	B
	Somente as afirmações I e II são corretas
	
	C
	Somente as afirmações II e III são corretas
De acordo com a aula teórica 4, sobre os tipos de poder
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
Acabou a era das manadas. É o fim do líder alfa. Para sobreviverem e se manterem competitivas no mundo digital, as empresas precisam implementar a "governança das formigas". Na prática, significa o fim da gestão, da estrutura piramidal, da relação patrão-trabalhador. Sai o lobo e sua manada, entram as formigas. A disrupção digital, e todas as novas estratégias que ela exige, irá causar a morte de 40% das empresas do mundo nos próximos anos. Só passará por essa seleção natural quem implementar um novo modelo de organização. Aí impera a auto-gestão, a relação direta entre fornecedor e consumidor e o negócio ocorre em grandes plataformas, mediadas por algoritmos. Por exemplo: o taxista consegue um passageiro através de um aplicativo. Se o passageiro não gostar do taxista, é o taxista quem tem que se virar. Não haverá mais um chefe falando como fazer o serviço. Assim, será necessário implantar um modelo de gestão de troca direta entre as pessoas. Adaptado de  http://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2015/11/vamos-acabar-com-os-gerentes-nas-empresas.html para fins acadêmicos. Esta situação demonstra um dos elementos do Processo de Organização. Assinale a opção correta quanto a esse elemento:
Nota: 20.0
	
	A
	Departamentalização
	
	B
	Descentralização
Você acertou!
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca dos elementos do processo de organização
	
	C
	Formalização
	
	D
	Organograma

Outros materiais