Buscar

Questões de desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO I. E ADOLESCENCIA
1 - Mauro e júlia se casaram há 15 anos, tiveram um casal de filhos: Ana Júlia, atualmente com 10 anos, e André, com 6 anos. Eles residem juntos em uma casa de dois quartos. Essa estrutura é chamada de: 
Família Nuclear 
2 - Alguns pesquisadores implementaram esforços para estudar, observar e compreender o desenvolvimento das crianças ao longo de um período. Esses estudos influenciaram o campo do desenvolvimento humano, que se constuitui do:
estudo científico de como as pessoas mudam, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis durante toda a vida.
 3 - A concepção de que o indivíduo é resultado da combinação de seus fatores internos e seu contexto histórico, sócio-econômico e cultural é entendê-lo como sendo:
construído socialmente
4 - Sobre as teorias de desenvolvimento, Hellen Bee (1996) considera importante para a compreensão do leitor iniciante a classificação das mesmas em quatro grandes grupos, onde cada uma delas apresenta contribuições significativas ao estudo do desenvolvimento. Marque a alternativa correta
Teorias Biológicas/de Aprendizagem/Psicanalíticas/Cognitivo-desenvolvimentais;
5 - Maria cresceu em Hiroshima no pós-guerra. Ela ainda não era nascida quando a bomba foi jogada na cidade, mas suas família a criou sob os valores da escassez, medo e muita luta pela vida. de acordo com as experiências desenvolvidas pelos cientistas do desenvolvimento, marque a resposta correta: 
da infância à vida adulta, determinadas experiências, vinculadas a tempo e lugar, influenciam a vida das pessoas
6 - Todas as crianças parecem iniciar a vida com vários pontos a favor e contra elas, ao passo que uma criança com uma disposição particularmente alegre começa a jornada desenvolvimental com certas vantagens. As pesquisas também nos mostram que o mesmo ambiente pode ter efeitos muitos diferentes, dependendo das qualidades ou capacidades que a criança traz para a equação. Sendo assim qual a contribuição dos conceitos de Vulnerabilidade e Resiliência para explicar o desenvolvimento humano?
Que o mesmo ambiente pode ter efeitos diferentes, dependendo das qualidades ou capacidades da criança;
7 - A respeito dos estágios de desenvolvimento psicossocial de Erikson, é importante salientar 
O papel dos agentes externos, ou seja, aqueles que são mediadores da cultura, das regras e dos fatores simbólicos. A forma como as exigências são postas e cobradas para cada estágio são determinantes para um desempenho positivo ou negativo.
8 - O papel dos agentes externos, ou seja, aqueles que são mediadores da cultura, das regras e dos fatores simbólicos. A forma como as exigências são postas e cobradas para cada estágio são determinantes para um desempenho positivo ou negativo.
Embora o "tempo" dessas mudanças seja diferente de um adolescente para o outro, a sequência básica é a mesma em todas as crianças. 
9 - Quais as principais características da fase do desenvolvimento de Freud que representa a adolencência:
Consciência da identidade sexuai e buscar formas para satisfazer as necessidades eróticas e interpessoais. 
10 - As abordagens teóricas do estudo do desenvolvimento humano podem ser divididas em quatro grupos: biológica, aprendizagem, psicanalítica e cognitivo desenvolvimental. Jean Piaget é um representante de qual destas abordagens? 
Cognitivo desenvolvimental
11 - O estudo do desenvolvimento humano é complicado pelo fato de que a mudança e a estabilidade ocorrem em diversos aspectos da pessoa.¿ (Papalia, 2006, p.51). Sobre os aspecto do desenvolvimento é CORRETO AFIRMAR afirmar.
Os aspectos e domínios do desenvolvimento - desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento físico e desenvolvimento psicossocial - estão interligados, cada um influencia os outros.
12 - Qual o período da teoria do desenvolvimento de Freud que caracteriza a adolescência?
geniltal
13- Paul Baltes criou alguns dos princípios que considerou fundamentais no desenvolvimento do ciclo vital. julgue em V ou F as proposições abaixo considerando aspectos que englobam tais princípios: 
( F ) Processo não vitalício de desenvolvimento 
( F ) Estudo prioritário do ciclo infantil 
( V ) Influências dos seres humanos e de seu contexto histórico e social, ou seja, o desenvolvimento depende também do contexto sócio-histórico do sujeito. 
( V ) O desenvolvimento durante toda a vida envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio, ganhos e perdas ¿ por isso é multidimensional e multidirecional. 
( F ) O desenvolvimento é guiado, certamente, por questões inatas, ou seja a espécie humana é dotada de faculdades diversas que nascem pré-determinadas, isso a guiará por toda a vida. 
A sequência verdadeira é: FFVVF

Outros materiais