Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS123

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
AULA 1
1- O processo de socialização pode ser definido como:
 Certo*	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
2* O conhecimento que está baseado na compreensão do mundo através da aprendizagem acumulada de gerações anteriores, muitas vezes implica em juízos pessoais acerca das coisas dos valores. Também conhecido como conhecimento espontâneo. Este conhecimento é denominado de:
 Certo	Senso Comum
3* O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
 Certo	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
4* As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
 Certo	Antropologia, Sociologia e Politica
5* Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
 Certo	Sociologia.
6* A ciência é uma forma de conhecimento, entre outras, ou seja, é um tipo de sistematização de discursos (logos). Não é só o modo como são organizados os discursos, mas o próprio discurso científico é que tem características próprias. Ele se refere a algo bastante especificado. Uma das características na produção do conhecimento científico é necessário se estabelecer um caminho, que é chamado de:
 Certo	método
	
7* Por socialização se entende o processo pelo qua:
 Certo	Um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria tornando possível a perpetuação da sociedade.
8* Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
 Certo	Sociologia.
1* Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
 Certo	Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim
2* Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que:
Busca comprovar os conhecimentos que são adquiridos através de pesquisas;
 Certo Podemos considerar que estudam objetos simples;
3* Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento científico.
 Certo	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
4* O conhecimento que está baseado na compreensão do mundo através da aprendizagem acumulada de gerações anteriores, muitas vezes implica em juízos pessoais acerca das coisas dos valores. Também conhecido como conhecimento espontâneo. Este conhecimento é denominado de:
 Certo	Senso Comum
5* Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
 Certo	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
6* O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
 Certo	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
7* CESGRANRIO - 2010 - Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico. Essa reflexão propõe:
 Certo	estudar a realidade observada, segundo o critério teórico-metodológico.
8* De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
 Certo	Existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.

Outros materiais