Buscar

DISCURSIVA E RESPOSTA ESPERADA LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (Avaliação dissertativa – individual sem consulta)
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
QUESTÃO:
Conhecer sobre as políticas e legislação que regem a educação dos surdos e a LIBRAS, que dispõem de resoluções relacionadas ao âmbito acadêmico, social, à atenção básica à saúde, entre outros, se faz necessário para garantir um desenvolvimento pleno do educando surdo. Sobre legislação, disserte sobre a importância e mudanças para a comunidade surda.
RESPOSTA ESPERADA:
É importante o educador conhecer sobre as políticas e legislação que regem a educação dos surdos e a LIBRAS, entre outros, para um desenvolvimento pleno do educando surdo. Na busca por garantia da oficialização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como primeira língua da comunidades surda, há inclusão da lei em cursos de formação dos sistemas educacionais federais, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o ensino da escrita da Língua Portuguesa. Além desses benefícios, ela valoriza o direito dos surdos no contexto cultural, social, saúde e acadêmico. Assim, essa comunidade passa a fazer parte da sociedade de fato.
QUESTÃO:
O trabalho com crianças surdas é muito específico e ao mesmo tempo semelhante, quando se trata da alfabetização. O MEC propõe um ambiente bilíngue, um espaço que constitui momentos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de alunos com surdez, o atendimento educacional especializado (AEE). Neste sentido, disserte sobre esse atendimento.
RESPOSTA ESPERADA:
Dividido em três momentos: um professor, de preferência especializado em surdez, acompanha os conteúdos da escola de acordo com a série em que o aluno se encontra, visando a colaborar com seu aprendizado. Segundo: faz-se um diagnóstico do aluno de acordo com o estágio em que se encontra em Língua Brasileira de Sinais, sendo este preferencialmente instrutor ou professor surdo. Terceiro: o ensino da Língua Portuguesa para os alunos por um professor ouvinte e o instrutor surdo trabalhando em parceria com o professor regente da sala, a fim de proporcionar um aprendizado do português escrito contextualizado. Todos esses momentos deverão acontecer no horário contraturno ao da escola comum.

Outros materiais