Buscar

Canais de Distribuição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Canais de Distribuição
Logística: Materiais e Armazenamento
APOL 01 NOTA 100
1-Leia o trecho da reportagem: Localfrio inicia o processo de armazenagem de produtos farmacêuticos
http://www.imam.com.br/logistica/noticias/armazenagem/2290-localfrio-inicia-armazenagem-de-produtos-farmaceuticos - Publicado em Quarta, 02 Setembro 2015 13:46
A Localfrio já está operando com licença para armazenagem de produtos farmacêuticos na unidade de São Paulo. A licença entrou em vigor no mês de Agosto de 2015 e a empresa está aproveitando sua expertise e tecnologia na operação com frigoríficos para firmar novas parcerias.
Em princípio, serão destinadas 176 posições/paletes para operação de produtos farmacêuticos, mas a ideia é que, até 2016, a movimentação aumente na unidade São Paulo, que hoje comporta um total de 8.368 posições/paletes, entre clientes regulares e operações sazonais. Nesta fase inicial, isso pode representar um incremento de aproximadamente 10% no faturamento da unidade.
Todos os cuidados para atender às diversas categorias dos produtos farmacêuticos já estão padronizados, como o controle de temperatura, higiene e limpeza do local, segregação dos produtos para evitar incompatibilidade e mão de obra qualificada.
A estratégia agora é atingir segmentos específicos dentro do nicho farmacêutico, por meio de um mapeamento de clientes, e assegurar cargas que proporcionem operações seguras e boa rentabilidade. No momento, a unidade Localfrio São Paulo é a primeira a armazenar os produtos farmacêuticos. O planejamento prevê, no entanto, que as unidades de Suape (PE) e Itajaí (SC) também passem a operar este tipo de carga.
A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso em relação a estratégia da empresa Localfrio:
I – Nesse primeiro momento a estratégia da Localfrio é destinar 40% da capacidade de armazenagem para os produtos farmacêuticos o que representará cerca de 18% de faturamento.  
II - A Localfrio buscou qualificação para armazenar produtos farmacêuticos tendo como objetivo atingir um nicho de mercado que necessita de armazenagem diferenciada.
III – A estratégia da Localfrio foi investir no mercado de produtos farmacêuticos porque já é prestadora de serviços de armazenagem para grandes laboratórios farmacêuticos.
IV – A Localfrio adequou os elementos essenciais do armazém como controle de temperatura, higiene e limpeza do local, segregação de produtos e mão de obra qualificada.
V – A Localfrio pretende conquistar novos clientes através do investimento em marketing e propaganda veiculados em revistas do segmento e canais de comunicação via internet.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, V, V.
	
	C
	F, V, F, F, V.
	
	D
	V, F, V, V, F.
	
	E
	F, V, F, V, F.
2-“Em operações militares, procure uma vitória rápida. Com o prosseguimento das ações as armas ficarão desgastadas, as provisões insuficientes e as tropas desmoralizadas. Uma batalha longa entorpece o exército, umedece o espírito e o entusiasmo dos soldados. Se você sitiar uma cidade fortificada, terá suas forças esgotadas. Se o seu exército for mantido muito tempo em campanha, as reservas do Estado serão insuficientes.”
TZU, Sun. A Arte da Guerra. Século IV a.C.
O estudo do Lead Time aplicado à logística de distribuição é fundamental para fortalecer os vínculos entre os integrantes da cadeia e manter vantagem competitiva entre os concorrentes.
COLUNA 1
	(1) “Em operações militares, procure uma vitória rápida”.
	(2) “Com o prosseguimento das ações as armas ficarão desgastadas”...
	(3) “Uma batalha longa entorpece o exército, umedece o espírito e o entusiasmo dos soldados”.
	(4) “Se você sitiar uma cidade fortificada, terá suas forças esgotadas”.
	(5) “Se o seu exército for mantido muito tempo em campanha, as reservas do Estado serão insuficientes”.
COLUNA 2
	(  ) Altos lead times impactam diretamente nos recursos de transporte, armazenagem e processamento de pedidos. 
	(  ) Falta de planejamento do lead time resulta em grandes perdas financeiras, tornando-se gargalos na Cadeia de Suprimentos. 
	(  ) Lead time cada vez menores está alinhado diretamente com a filosofia Just in Time. 
	(  ) O nível de serviço logístico percebido pelo cliente é reflexo direto das ações da empresa em relação ao lead time de distribuição. 
	(  ) Devido a alta concorrência entre as cadeias de suprimentos, empresas com controle do lead time nas operações de distribuição são mais competitivas.  
Leia atentamente as descrições na coluna II, e encontre o trecho correspondente na coluna I retirado do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu. Ao final, assinale a sequência correta para a coluna II:
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	B
	2 – 5 – 3 – 4 – 1
	
	C
	3 – 4 – 2 – 5 – 1
	
	D
	5 – 2 – 3 – 1 – 4
	
	E
	2 – 5 – 1 – 3 – 4
3-Leia o texto a seguir:
Idealizar um espaço adequado para uma armazenagem eficiente não é uma tarefa fácil para os gestores. Isso porque elementos como: custo, sofisticação dos métodos de armazenagem e imobilização de capital em local destinado a guardar materiais são limitadores para as organizações principalmente de pequeno e médio porte. Dentro do conteúdo apresentado dos princípios básicos da armazenagem, o item: “Obsolescência: adotar a revisão periódica para identificar se os itens e se a estrutura não está obsoleta e perdendo produtividade”, significa dizer que:
I.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando produtos estão estocados por longo período de tempo.
II.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando o giro dos produtos é alto e o tempo para encontrar e montar pedidos é mínimo.
III.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando o sistema de busca e separação dos itens é feito através de sistemas automatizados. 
IV.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando frequentemente há ruptura nos estoques de itens, prejudicando o atendimento aos pedidos. 
V.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando os colaboradores utilizam processos manuais de movimentação de materiais.
Agora, assinale a alternativa correta.
	
	A
	I, II apenas.
	
	B
	I, IV, e V apenas.
	
	C
	II, III e V apenas.
	
	D
	II e III apenas. 
	
	E
	III e IV apenas.
	4-Atualmente, melhorar os processos de distribuição nas empresas é praticamente sinônimo de manutenção no mercado, e a redução de despesas, consequentemente, eleva seu poder de lucratividade. No setor atacadista, em particular, a otimização da distribuição é uma iniciativa vital para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.
Para que se possam reduzir o custo logístico global alinhado com uma distribuição eficiente, a estratégia adotada pelo setor atacadista deveria contemplar:
I. Determinar Centros de Distribuição macros e Centros de Distribuição menores avançados, realizando a transferência entre os CD’s com carretas e entregas com VUC’s (Veículo Urbano de Carga).
II.Organizar e armazenar os materiais com alto fluxo de giro conforme a demanda próximo das docas dos Centros de Distribuição para facilitar a entrada e saída dos itens para distribuição.
III. Como o ciclo de vida dos produtos esta cada vez mais longo, as necessidades de renovação do mix de produtos dos atacadistas não precisa ser rápida, facilitando em uma distribuição mais planejada e menos ágil.
IV.Avaliar a legislação para atender aos requisitos e, ao mesmo tempo, minimizar os custos operacionais.
 
Considerando as melhores práticas para elevação da competitividade do setor atacadista, assinale:
	
	A
	se nenhuma afirmativa estiver correta.
	
	B
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	C
	se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
	
	D
	se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
	
	E
	se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
	5-A atual crise econômica vem trazendo mudanças significativas na forma com que as organizações administram seus custos,tendo em vista a necessidade de planejamento minucioso para conseguirem se manter vivas e competitivas em um mercado cada vez mais acirrado.
Podemos então definir que a finalidade da administração dos custos na área logística é:
	
	A
	Discriminar, controlar e reduzir os custos logísticos fazendo com que os produtos e serviços sejam mais competitivos e traga maior retorno financeiro à organização, mantendo o nível de serviço.
	
	B
	Equiparar o nível de serviço prestado com os custos ocorridos, mantendo um ponto de equilíbrio onde o cliente tenha a percepção de custo/benefício aceitável.
	
	C
	Elevar o nível de serviço oferecido controlando e identificando os custos, para que a empresa possa realizar a transferência destes valores para os produtos e serviços, evitando prejuízos financeiros.
	
	D
	Identificar e maximizar os recursos financeiros investidos para ter a alocação correta dos custos e aumentar o nível de serviço oferecido pela empresa.
	
	E
	Gerenciar os valores relacionados aos custos totais de transporte, armazenagem e controle da empresa para elevar o nível de serviço e retrair a competitividade perante os concorrentes.

Outros materiais