Buscar

Saúde Coletiva 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
a
 
Questão
 
(Ref.: 201504368634)
Pontos:
 
0
,
0
 
 / 
0 
, 
1 
Uma das diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) refere-se à promoção da Alimentação Adequada e Saudável. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA (*AOCP, 2015).
A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) é considerada uma das vertentes da Promoção à Saúde. Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente
As ações de promoção da saúde constituem formas mais amplas de intervenção sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e sem participação popular.
A implantação dessa diretriz da PNAN fundamenta-se nas dimensões de incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde
O conjunto das ações de PAAS, aliado às demais ações de promoção da saúde, contribui com a ampliação do escopo das ações de saúde.
 
2
a
 
Questão
 
(Ref.: 201504437944)
Pontos:
 
0
,
0
 
 / 
0 
, 
1 
Estudo acerca da tendência histórica de redução da desnutrição no Brasil, entre 1974 e 2007, conclui que o desenvolvimento socioeconômico, unido a políticas públicas favoráveis à equidade, encaminhou para um quadro de melhorias na condição de vida e na redução da desnutrição infantil. A partir do texto acima e considerando o contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, avalie as afirmativas abaixo e marque a incorreta. 
Promover a saúde e a alimentação adequada e saudável; fortalecer os instrumentos de controle social, de vigilância nutricional e de fiscalização de alimentos; monitorar a propaganda e rotulagem são medidas capazes de contribuir para a continuação da evolução favorável do cenário apresentado no texto acima.
A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
Aquilo que se come e bebe não é somente uma questão de escolha individual. A pobreza, a exclusão social e a qualidade da informação disponível frustram, ou pelo menos restringem, a escolha de uma alimentação adequada e saudável.
Entende-se por alimentação saudável aquela que é de fácil acesso, em quantidade suficiente e de modo permanente, conforme explicitado no direito humano à alimentação adequada segundo o qual todas as pessoas devem estar livres da fome e da má nutrição.
A vulnerabilidade à fome ou à insegurança alimentar e nutricional torna-se mais aguda quando a análise se baseia nos indicadores indiretos do estado nutricional, uma vez que assim se abrange um contingente mais de risco.
 
3
a
 
Questão
 
(Ref.: 201503584462)
Pontos:
 
0
,
0
 
 / 
0 
, 
1 
Com base nas evidências que relacionam as transformações dos hábitos alimentares e o aumentodasdoenças crônicas não transmissíveis, o Guia Alimentar para a população brasileira recomenda:
Consumo de, no máximo, 2.500kcal/dia. 
Disponibilidade interna de alimentos. 
 
Consumo de uma alimentação variada com o cardápio baseado em frutas e carnes brancas.
Resgate da valorização da alimentação brasileira tradicional e composição do cardápio basicamente de hortaliças.
Resgate da valorização da alimentação brasileira tradicional e consumo de alimentação variada.
http://simulado.estacio.br/bdq_sava_pres/	1 / 2 12/12/2017	BDQ / SAVA
 
4
a
 
Questão
 
(Ref.: 201503677990)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0 
, 
1 
O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existentes em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Com a finalidade de cuidar e promover a saúde da população brasileira foram definidos como objetivos do SUS os seguintes: I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; II - O controle de bens de consumo que não têm relação com a saúde; III - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos; IV - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas; V - A assistência às escolas públicas através da alimentação escolar. Estão corretos apenas os itens:
I, III e IV I e II
II e IV 
I, II e IV
I e V
 	5a Questão (Ref.: 201504514903)	Pontos: 0,0 / 0 , 1
O primeiro passo considerado necessário para a ¿Atitude de Vigilância¿, conforme recomendação do SISVAN, é:
 	Diagnosticar e monitorar o estado nutricional dos indivíduos e coletividades.
Usar a informação gerada periodicamente para retroalimentar o Sistema da Vigilância Alimentar e Nutricional.
Monitorar exclusivamente o grupo de crianças de zero a dois anos de idade.
Organizar seu próprio sistema como estratégia de eficiência na detecção de doenças e deficiências. 	Trabalhar sob a ótica da promoção da saúde independentemente da realidade epidemiológica local.
http://simulado.estacio.br/bdq_sava_pres/	2 / 2

Outros materiais