Buscar

Resumo para a prova de psiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia tem por volta de dois milênios e esse tempo refere-se a psicologia ocidental, começando pelos gregos, no período anterior a era cristã. Os gregos eram ricos e inteligentes, criando as polis e desenvolveram diversas habilidades, e buscavam riquezas cada vez mais, descobrindo novos lugares. E esses avanços permitiram que os cidadãos se ocupassem com coisas do espirito, como a filosofia e a arte. PLANTÃO E ARISTOTELES dedicaram-se a compreender esse espirito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a filosofia começou a especular a respeito do homem e de sua interioridade. 
É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar a psicologia. O próprio nome vem do grego psyché = alma, logos = razão. Psicologia = estudo da alma. A alma ou espirito era concebido como parte imaterial e abarcaria o pensamento, os sentimentos, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.
PRE SOCRATICOS = DEFINIÇÃO DA RELAÇÃO DO HOMEM COM O MUNDO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO. O homem vê o mundo porque ele existe? Ou o mundo existe pq o homem vê.
SOCRATES – É com ele que a psicologia ganha consistência. Sua PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO ERA COM O LIMITE QUE SEPARA OS HOMENS DOS ANIMAIS. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA HUMANA ERA A RAZÃO, pois ela permitia que o homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.
PLATÃO – Procurou definir um lugar para a razão no nosso próprio corpo, e definiu sendo na cabeça, onde se encontra a alma do corpo. A medula seria a ligação da alma com o corpo.
ARISTOTELES – Postulou que a alma e o corpo não podem ser dissociados. A alma seria um principio ativo da vida. Vegetais, animais e o homem teriam alma. O homem teria a percepção, movimento, reprodução, alimentação e a alma racional que tem função pensante.
PSICOLOGIA EM ROMA, NA IDADE MÉDIA ERA CRISTÃ
A psicologia era relacionada com a religião.
SANTO AGOSTINHO – Também fazia uma cisão entre a alma e o corpo, e alma não era apenas a sede da razão, mas a prova da manifestação divina do homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus. Se preocupava com a compreensão do pensamento.
SÃO TOMAS DE AQUINO – Buscou e Aristóteles a distinção de essência e existência, considerando que o homem, na sua essência, buscava a perfeição através da sua existência. Mas com a conotação religiosa acreditava que somente Deus poderia reunir a essência e a existência em igualdade. PORTANTO A BUSCA PELA DE PERFEIÇÃO PELO HOMEM SERIA A BUSCA DE DEUS.
RENASCIMENTO (VALORIZAÇÃO DO HOMEM)
RENÉ DESCARTES – Postulava a separação da mente (alma, espírito) e o corpo, afirmando que o homem tem uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo sem o espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo permite o estudo do corpo humano morto, o que era impossível em séculos passados, já que para a igreja o corpo era sagrado por ser a sede da alma. 
 
ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
Com a diversas evoluções ocorrendo no mundo, no qual o homem deixa de ser o centro do universo, descobrem que o sol que é na verdade. São descobertas inúmeras riquezas, a utilização da física e principalmente começa o capitalismo. Nesse contexto todo a psicologia passa a ser estuda não apenas por filósofos, mas também pela fisiologia e pela neurofisiologia. Criaram-se teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, a percepção e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema.
O mundo passou a ser visto como uma maquina, tempo era dinheiro, e todo o universo passou a ser visto assim, isto é, podemos conhecer seu funcionamento, regularidade, o que nos possibilita o conhecimento das leis. PARA CONHECER O PSIQUISMO HUMANO É NECESSÁRIO COMPREENDER OS MECANISMOS E O FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA DE PENSAR DO HOMEM – SEU CÉREBRO. Assim a psicologia passa a trilhas os caminhos da filosofia, fisiologia, neurofisiologia.
Em 1860 com uma importante lei da psicofísica, a lei de Fechner- Weber, que estabelece a relação entre o estímulo e a sensação, permitindo sua mensuração. Wilhelm Wunt cria o primeiro laboratório para estudar a psicofisiologia e por sua extensa produção teórica na área é considerado o Pai da psicologia científica ou moderna.
Paralelismo psicofísico diz que os fenômenos mentais correspondem fenômenos orgânicos
PSICOLOGIA CIENTÍFICA
Seu status de ciência é obtido a medida que se liberta da filosofia, atraindo novos estudiosos. Os dados devem ser passíveis de comprovação, deve haver a neutralidade do conhecimento científico e o conhecimento deve ser cumulativo e servir de ponto de partida para outras pesquisas na área. Embora seja na Alemanha que foi a psicologia científica foi criada, foi no EUA que ela encontra um campo para um rápido crescimento.
FUNCIONALISMO: O que fazem os homens? Por que o fazem? Para isso James elege a consciência como centro da preocupação e busca a compreensão do seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
ESTRUTURALISMO: Também se preocupa com a consciência, mas diferente de James, Titchner, ele irá estuda-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.
Associacionismo: Possui a concepção de que a aprendizagem se da por um processo de associação das ideias - das mais simples às mais complexas. E assim para aprender as mais complexas, a pessoa precisa primeiro aprender as ideias mais simples, que estariam associadas aquele conteúdo. 
Lei do efeito – Todo comportamento de um organismo vivo, tende a se repetir, se nos recompensarmos (efeito) o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro lado o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência. Por essa lei os organismo irão associar essas situações com outras semelhantes.
Behaviorismo – EUA, estimulo resposta, noção de comportamento.
Gestalt – Europa, surge com a negação a fragmentação das ações e dos processos humanos, postulando a necessidade de compreender o homem como uma totalidade.
Psicanalise – Austria, nasce com Freud, a partir da pratica medica, recupera para a psicologia a importância da efetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão.
OBJETO DE ESTUDO
Behaviorismo: O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento. A partir do objeto estável se observa as interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Gestalt: O objeto de estudo da Gestalt é a percepção e a sensação do movimento. 
Psicanálise: O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente.
A experiência da subjetividade privatizada
Parte da nossa experiência é intima, isto é, pensamos que so nos sabemos o que estamos pensando em fazer

Outros materiais