Buscar

Portifolio artigo jornal, meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SABENDO MAIS.
 Utilização do Papel�
Podemos nos perguntar se a utilização do papel vai conseguir ser substituídas pelas tecnologias atuais. Afinal, dá para ler livros, criar lembretes e desenhar com apenas alguns toques na tela do tablet. Mas ainda o papel é largamente utilizado no mundo inteiro e corresponde a aproximadamente 20% dos resíduos produzidos por brasileiros. Mesmo com a chegada da informática sua produção e consumo para impressão e escrita praticamente dobrou nos últimos anos.
Considerando que apenas 26% da população brasileira pratica a reciclagem, a maior parte do papel produzido acaba sendo descartado em áreas impróprias.
Acredito que muitos pensavam que com a chegada da era digital que a utilização de papel teria diminuído, mas infelizmentemuitos ainda se apegam ao velho hábito da leitura de e-mails e livros em meio físico. No Brasil estima- se que cerca de 8 toneladas de papel são produzidas por ano, e essa quantidade tem estimativas de aumento com o decorrer do tempo.
A produção de papel é uma atividade com elevados níveis de consumo de recursos. É a quinta atividade industrial em consumo de energia. Consome-me em média de 1000.000 litros de água por tonelada de papel produzida sem falar que o cultivo de eucalipto e dos pinos que se dá para a produção do papel resulta em degradação do solo e desertificação. Outro impacto ambiental significativo na produção do papel é a produção de influentes prejudiciais ao meio ambiente como exemplo o Licor Negro.
Devido a isso temos nos conscientizar da importância do uso correto do papel. Acredito que a conscientização na utilização do papel seria um bom começo para o não desperdício eajudaria muito a diminuir a produção e consecutivamente a diminuir os reflexos poluentes deste processo. Adotar medidas simples como imprimir somente quando e em quantidades necessárias, utilizar frente e verso do papel, fazer maior uso dos arquivos digitais e certificar-se se todas as correções já foram feitas antes do envio para impressão para evitar impressões com erros, já são atos que todos podem facilmente fazer e já ajudaria na diminuição do consumo.
Conjuntamente com a conscientização do uso correto, temos que nos conscientizar também da importância da reciclagem deste material
A reciclagem do papel é tão importante quanto a sua fabricação, pois sua matéria prima já é escassa.
Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado. Os benefícios da reciclagem do papel incluem a redução no consumo de água utilizada na produção, assim como no consumo de energia muito embora os números sejam bastante divergentes de uma empresa para outra dependendo do tipo de tecnologia empregada e da eficiência do processo.
Abaixo alguns benefícios que a reciclagem de papel proporciona ao meio ambiente:
A produção de papel reciclado evita a utilização de processos químicos, diminuindo assim a poluição ambiental.
A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de um hectare de floresta, ou seja, uma tonelada evita o corte de aproximadamente 30 árvores.
O papel feito com material reciclado reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.
A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Na fabricação de uma tonelada de papel a partir de papel usado, economizam-se:2,5 barris de petróleo e 2.500 kw/h de energia elétrica,50% da água usada na fabricação normal (ou 30.000 litros) e Deixa-se de ocupar o volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros.
Nem todo papel pode ser reciclado:
Papeis recicláveis: Jornais, revistas, folhas de rascunho, cartões, envelopes, papel de computador e papelão
Papeis não-recicláveis: Papéis sujos com comida, papel higiênico, papéis plastificados ou metalizados, etiquetas adesivas, papel carbono e papel de bala.
O processo de reciclagem industrial do papel é basicamente o seguinte: as aparas (papeis cortados utilizados na reciclagem) adquiridas pelas indústrias são trituradas em uma espécie de liquidificador gigante com água para que suas fibras sejam separadas. Depois um processo de centrifugação irá separar algumas impurezas como areia, grampos entre outras. Em seguida, são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papel. Após o clareamento sobrará uma pasta de celulose pode receber o acréscimo de celulose virgem dependendo da qualidade do papel que se quer produzir. Esta pasta é que será prensada e seca em diferentes equipamentos para formar o papel pronto para consumo.Infelizmente preço do papel de escritório reciclado costuma ser maior que o do papel novo pois existem poucas industrias preparadas para produzi-los assim a demanda se torna maior que a oferta no mercado.A conscientização da população é um fator de extrema importância a utilização responsável do papel um importante artificio para diminuir o consumo etambém minimizar o impacto ambiental resultante.

Outros materiais