Buscar

AV2 ECA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota Prova: 7,0 de 10,0      Nota Partic.: 0 
	Nota SIA: 7,0 pts
	 
		
	DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 155596)
	Aula 3: Direito à Convivência Familiar e Comunitária e os Procedimentos de Colocação em Família Substituta; de Perda e Suspensão do Poder Familiar; de Destituição da Tutela; e da Habilitação de Pretendentes à Adoção
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Juliana completou dezoito anos e está ansiosa para adotar. Considerando que sua sobrinha Anita, de oito anos, ficou órfã, possuindo afinidade e afetividade com a tia. Poderá Juliana adotar a sobrinha? Justifique.
		
	
Resposta: não, segundo o que preve o eca a adoção e vetada aos irmão ao tios as acendentes e desendentes, eles possui grau de parenteco. também é necessario respeitar a diferença de idade entre que pretende adotar e quem vai ser adotado neste aspceto o eca preve em sua lelislação uma diferença de 16 anos.
	
Gabarito: Não, pois deve existir uma diferença mínima de 16 anos entre adotante e adotado, de forma que se dê a aparência de uma família natura. Sendo assim, Juliana poderia ter a tutela da sobrinha.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 181401)
	Aula 10: Crimes e Infrações administrativas previstas pelo ECA, e o procedimento de apuração de infrações administrativas às normas de proteção à criança e ao adolescente
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Considerando os crimes previstos no Estatuto da criança e do adolescente, seria correto afirmar que a ação penal, excepcionalmente, pode ser condicionada à representação?
		
	
Resposta: sim, os atos cometidos pelos infratoes sao todos condicionados e de representação publica. O codigo pegal ve os crimes praticados como contravenção penal, eles são publicos condicionado a representação, no que consta no ordenamento juridico a criança e adolesentes segundo a constituição federal, o eca, e o codigo penal, os inratores sao iniputaveis. ou seja, exclui-se a culpabilidade da conduta.
	
Gabarito: Não, pois todos os crimes do ECA são de ação penal pública incondicionada
		
	
	 3a Questão (Ref.: 173546)
	Aula 1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a assertiva que melhor retrata a doutrina da proteção integral:
		
	
	Apenas de forma excepcional se permite a adoção da doutrina da situação irregular no Brasil, considerando que a adoção da doutrina da proteção integral pelo ECA, fez com que crianças e adolescentes passassem a ser vistos como sujeitos de direitos
	
	Crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos, havendo inovação na ordem jurídica, com novas garantias estabelecidas na legislação brasileira
	
	A justiça da infância e juventude passa a ter competência para aplicar as medidas de proteção integral, garantindo os direitos das crianças e adolescentes em situação irregular
	
	Crianças e adolescentes passam a ser protegidos por legislação específica, sendo o Estatuto da criança e do adolescente a primeira legislação menorista no Brasil
	
	Os menores de dezoito anos deixam de ser responsabilizados penalmente, o que caracteriza inovação legislativa decorrente da adoção de tal doutrina
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 619579)
	Aula 4: Direito à Educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. II - A lei assegura expressamente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III - O direito de organização e participação em entidades estudantis é um direito previsto pelo ECA. IV - Crianças e adolescentes devem ter assegurados o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	São corretas as afirmativas I, II e III. 
	
	São corretas as afirmativas I, III e IV. 
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas II, III e IV. 
	
	São corretas as afirmativas I, II e IV.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 617301)
	Aula 5: Política de atendimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Pela lei 8069/90 o dirigente da entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é considerado equiparado:
		
	
	Tutor; 
	
	Autoridade administrativa.
	
	Família acolhedora; 
	
	Família ampliada; 
	
	Guardião; 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 566793)
	Aula 6: AULA 6 - CONSELHO TUTELAR
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais serão assegurados alguns direitos. Assinale dentre as alternativas a seguir a única que NÃO corresponde um desses direitos: 
		
	
	Gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal.
	
	Gratificação natalina. 
	
	Prisão especial em caso de crime comum devido a presunção de idoneidade moral.
	
	Licença-maternidade.
	
	Cobertura previdenciária. 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 571510)
	Aula 7: Aula 07
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Joãozinho foi encontrado logo após subtrair uma bolsa e alguns outros pertences do interior de um veículo que se achava estacionado em sua rua. Considerando que Joãozinho tem apenas dez anos de idade, poderá:
		
	
	somente poderá receber medida de proteção
	
	não poderá receber nenhuma espécie de medida
	
	receber qualquer medida de proteção, assim como medida socioeducativa
	
	deverá receber medida socioeducativa, exceto internação
	
	somente poderá receber medida socioeducativa
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 621058)
	Aula 8: Justiça da Infância e Juventude
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A quem caberá autorizar, criança ou adolescente, a comparecer a bailes ou promoções dançantes desacompanhado dos pais, segundo a lei 8069/90. 
		
	
	Juiz da Infância e da Juventude. 
	
	Conselho de Direitos; 
	
	Conselho de Educação; 
	
	Conselho Tutelar; 
	
	Conselho de assistência familiar; 
		Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 632943)
	Aula 9: O Ato Infracional e a sua apuração
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Juliana tem onze anos de idade. Na véspera de seu aniversário de doze anos, brigou com a coleguinha Cássia e jogou um vaso de vidro em sua cabeça, provocando traumatismo craniano. Depois de dez dias, Cássia morreu em virtude da pancada. Neste caso, é correto afirmar que:
		
	
	Por ser criança, Juliana não pratica ato infracional
	
	Juliana praticou ato infracional e poderá ser internada
	
	Juliana praticou ato infracional, mas não poderá receber medida socioeducativa
	
	Juliana poderá receber medida de proteção e medida socioeducativa
	
	Juliana poderá receber a medida socioeducativa de advertência
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 572919)
	Aula 10: CRIMES E INFRAÇOES ADMINISTRATIVAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Carlos e Pedro, policiais militares que faziam uma ronda em viatura policial perto de um estacionamento
público, viram que 2 rapazes, sendo 1 deles um adulto de uns 30 e poucos anos de idade, de grande porte (chamado Mário), acompanhado de um adolescente que aparentava ter uns 16 anos de idade (chamado José), arrombavam a porta de um veículo, abrindo-o rapidamente. Após abri-lo, entraram no automóvel, deram partida no mesmo, e evadiram-se do local em alta velocidade. Os policiais então, iniciaram uma perseguição, até que conseguiram encurralar o veículo conduzido por Mário, num beco, e o prenderam. Em revista pessoal, realizada pelos policiais em Mário, foi apreendida arma de fogo que se encontrava em sua cintura, carregada e sem porte, e um canivete, que estava na posse de José. Diante desta situação fática, e relacionando-a com as regras dispostas pelo ECA, acerca dos crimes e infrações administrativas, é CORRETO afirmar que a conduta praticada por Mário em relação à José foi de:
		
	
	Crime de corrupção de menores, e, por conta disso, José não poderá ser responsabilizado por ter cometido ato infracional.
	
	Crime de corrupção de menores. 
	
	Crime de abuso de menores. 
	
	Conduta atípica, pois José, por ser adolescente, não comete crime e sim, ato infracional. 
	
	Conduta atípica, pois José, por ser adolescente, já é responsável pelos seus atos. 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

3 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes