Buscar

OS PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA SAUDE PUBLICA SÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA SAUDE PUBLICA SÃO: ATENÇÃO BASICA, ATENÇÃO ESPECIALIZADA, ATENÇAO AS URGENCIAS, VIGILANCIA EM SAUDE, ATENÇÃO INTEGRAL A SAUDE, REDE DE SAUDE MENTAL, ATENÇÃO INTEGRAL A PESSOA IDOSA, ATENÇAO AOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS E ATENÇÃO A SAUDE INDIGENA.
CONTRIBUIÇÃO DO PSICOLOGO: PROPORCIONAR A NÃO ALIENAÇÃO DO PACIENTE NO PROCESSO SAUDE-DOENÇA, NÃO EXCLUSÃO DO SEU AMBIENTE SOCIAL UMA VEZ QUE ELA É IMPORTANTE NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO. COM ISSO, TEM SEU FOCO NA ATENÇÃO, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAUDE, NÃO APENAS NOS CASOS DE DOENÇA, MAS NAS AÇÕES QUE VISAM A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA.
O CFP TEM A DEFESA DO SUS COMBATE A DESIGUALDADE SOCIAL, DEMOCRATIZAÇÃO DO SUS, SAUDE E SUBJETIVIDADE.
A PSICOLOGIA COLABORA COM OS SEGUINTES COMPONETES: ATENÇAO BASICA EM SAUDE, ATENÇÃO RESIDENCIAL DE CARATER TRANSITÓRIO, ATENÇÃO DE URGENCIA E EMERGENCIA, ATENÇÃO HOSPITALAR, ESTRATEGIAS E DESINSTITUCIONALIZAÇÃO E ESTRATEGIAS DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL.
PROCESSO SAUDE DOENÇA: A VIDA FEZ COM QUE O PROCESSO DE SAUDE SE DESTACASSE, AS DOENÇAS QUE NÃO TRANSMISSEIS, ENTÃO RELACIONADAS A ALIMENTAÇÃO.
A EDUCAÇÃO EM SAUDE SURGE PARA PROMOVER SAUDE E PREVENÇÃO PRIMARIA E SECUNDARIA E DEVE SER UMA PRATICA SOCIAL CENTRADA NA PROBLEMATIZAÇÃO DO COTIDIANO, NA VALORIZAÇÃO DA EXPERIENCIA DOS INDIVIDUOS E GRUPOS, LENDO COMO REFERENCIA A REALIDADE NA QUAL ESTÃO INSERIDOS.
3 FUNDAMENTOS PARA PROMOÇÃO DE SAUDE: 1.RECONCEITUAR A SAUDE COMO MUDANÇA DE IDEOLOGIA CAPAZ DE AMPLIAR A META DE MELHORAR A SAUDE INDIVIDUAL OU COLETIVA. 2.POTENCIALIZAÇÃO COMO PROGRESSO PELO QUAL INDIVIDUOS E COMUNIDADES SÃO CAPAZES DE TOMAR O PODER E AGIR PARA TRANSFORMAR SUAS VIDAS E SEU MEIO. 3 PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA, EM QUE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA POPULAÇÃO PASSA A OCUPAR LUGAR DE DESTAQUE.
universalidade, segundo definição da Organização Mundial de Saúde, significa que todos os cidadãos de determinado país tem acesso a serviços de saúde – que podem ser públicos ou privados – sem que, para isso, sofram dificuldades financeiras. Integralidade refere-se à cobertura total das ações de saúde, independente da natureza ou do nível de complexidade dos serviços de saúde. Por fim, gratuidade corresponde à ausência de custos para o usuário no momento de uso, o que não implica que a população seja isenta de contribuir para o financiamento do sistema através de impostos e taxas.
Comissão Intergestores Tripartites (CIT): Instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo - União, estados, DF e municípios
Comissão Intergestores Bipartites (CIB): Espaços estaduais de articulação e pactuação política que objetivam orientar, regulamentar e avaliar os aspectos operacionais do processo de descentralização das ações de saúde. 
Nas Conferências, reúnem-se os representantes da sociedade (que são os usuários do SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, parlamentares e outros para “avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” nos municípios, nos estados e no país.
Os Conselhos de Saúde são os órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal. Eles foram criados para permitir que a população possa interferir na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade para que estes sejam atendidos pelas ações governamentais.
São componentes dos Conselhos os representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e usuários. 
O pacto pela vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Trata-se de uma negociação inédita entre União, estados e municípios que aponta para a formalização de um pacto federativo baseado na definição de responsabilidades sanitárias, na construção de um novo modelo de financiamento para o setor, na gestão solidária e cooperativa, no fortalecimento do controle social.

Outros materiais