Buscar

LISTA MU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios – Movimento Uniforme
�
1) Dada a função horária do espaço de um corpo em movimento uniforme s = 8 – 2t (SI) Determine:
a) o espaço inicial e a velocidade escalar do movimento.
b) o espaço do móvel no instante t = 2 s.
c) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços.
�
2) Um móvel que descreve uma trajetória retilínea com movimento uniforme e o seu espaço no instante t = 0 vale 15 m. Qual a função horária dos espaços se o movimento é:
a) progressivo com o módulo da velocidade de 5 m/s.
b) retrógrado com o módulo da velocidade de 10 m/s.
�
3) Um homem, caminhando na praia, deseja calcular sua velocidade. Para isso, ele conta o número de passadas que dá em um minuto, contando uma unidade a cada vez que o pé direito toca o solo, e conclui que são 50 passadas por minuto. A seguir, ele mede a distância entre duas posições sucessivas do seu pé direito e encontra o equivalente a seis pés. Sabendo que três pés correspondem a um metro, sua velocidade, suposta constante, é:
a) 3 km/h
b) 4,5 km/h
c) 6 km/h
d) 9 km/h
e) 10 km/h
�
4) Você vai para a faculdade com a velocidade média de 30 km/h e volta com a velocidade média de 20 km/h. Para ir e voltar gastando o mesmo tempo, sua velocidade média deveria ser:
a) 25 km/h
b) 50 km/h
c) 24 km/h
d) 10 km/h
e) 48 km/h
�
5) Um automóvel parte de Curitiba com destino a Cascavel com velocidade de 60 km/h. Depois de 20 minutos, parte outro automóvel, também de Curitiba, com o mesmo destino à velocidade 80 km/h. Depois de quanto tempo o 2º automóvel alcançará o 1º?
a) 60 min
b) 70 min
c) 80 min
d) 90 min
e) 56 min
�
6) Uma estrada recém-asfaltada entre duas cidades é percorrida de carro, durante uma hora e meia, sem parada. A extensão do percurso entre as cidades é de, aproximadamente:
a) 103 m
b) 104 m
c) 105 m
d) 106 m
7) Alberto saiu de casa para o trabalho exatamente às 7h, desenvolvendo, com seu carro, uma velocidade constante de 54 km/h. Pedro, seu filho, percebe imediatamente que o pai esqueceu sua pasta com documentos e, após 1 min de hesitação, sai para encontrá-lo, movendo-se também com velocidade constante. Excelente aluno em Física, calcula que como saiu 1 min após o pai, demorará exatamente 3 min para alcançá-lo. Para que isso seja possível, qual a velocidade escalar do carro de Pedro?
a) 60 km/h 
b) 66 km/h 
c) 72 km/h
d) 80 km/h 
e) 90 km/h
GABARITO
1) a) S0 = 8 m; V = -2 m/s
1) b) S = 4 m
1) c) t = 4 s
2) a) S = 15 + 5t
2) b) S = 15 – 10t
3) C
4) C
5) C
6) C
7) C

Outros materiais