Buscar

Fenômeno Religioso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DEFINIÇÃO: São todas as manifestações, em todas as épocas e culturas, que o ser humano expressa em relação à sua percepção sobre o sentido da vida.
 O ser humano, em todos os tempos, civilizações e culturas teve a necessidade de se relacionar com algo ou alguém superior a ele.
*
*
 Constatamos através do Fenômeno Religioso que:
 
 a) o homem é um ser religioso (não existe ateu)
 
 b) o homem está separado de Deus
 
 c) o homem tenta fazer algo para se religar com 
 Deus
 
 d) e Deus ? Fez algo para ligar sua criatura a Ele ?
*
*
 
 Raiz etimológica da palavra:
- “religare” (Lactâncio) = religar, unir outra vez
- “relegere”(Cícero) = retormar o que tinha sido abandonado
- “religere” (Agostinho) = reeleger, como retorno a Deus. 
*
*
 
 Aspecto objetivo: conjunto de crenças, leis e ritos em um ser superior com o qual o ser humano se relaciona.
 
 Aspecto subjetivo: reconhecimento pôr parte do ser humano que ele é dependente de um ser superior ao qual se submete através de crenças, leis e ritos.
 
*
*
 
 
 Sentido vertical: indica que a religião se movimenta na direção de cima para baixo ou, de baixo para cima.
 
 Sentido horizontal: indica a direção da relação do ser humano com seu semelhante dentro de uma vivência e experiência religiosa em sociedade ou agrupamentos de fé.
*
*
 1) Religião é um sistema qualquer de idéias, de fé e de culto, como é o caso da fé cristã.
 2) A religião consiste em crença e práticas organizadas, formando algum sistema privado ou coletivo, mediante o qual uma pessoa ou um grupo de pessoas são influenciados.
 3) Sistema de crenças que estabelece e regula as relações entre os seres humanos e as divindades. A palavra aplica-se aos sistemas que comportam fé numa crença, obediência a determinado código moral e participação em cultos.
*
*
 4) F.H.Bradley – “Penso que a religião é um sentimento fixo de medo, resignação, admiração ou aprovação sem importar qual seja seu objeto, contanto que esse sentimento atinja certa tensão e seja qualificado por certo grau de reflexão.
 5) Qualquer coisa que ocupa o tempo e a devoção de alguém – “O trabalho dele é sua religião” ou “Sua ideologia é sua religião”.
*
*
 Emanuel Kant: “Religião é a moral em relação a Deus, como legislador. É o reconhecimento dos nossos deveres considerados como mandamentos divinos”.
 Schleiermacher: “Religião é o sentimento do fato de dependência absoluta do Juiz invisível do nosso destino, acompanhado do desejo consciente de entrar em relações harmoniosas com Ele”.
*
*
 
 Agostinho: “Religião procura significar novamente alguma coisa que se havia perdido”.
 Para os sociólogos, religião é a instituição social criada em torno da idéia de um ou vários seres sobrenaturais e de sua relação com os homens, incluindo-se misticismos e prática feiticista negra.
*
*
 a) Teísmo ( téos ) = Deus é o único ser supremo, infinito, absoluto, espiritual e pessoal. É criador, Deus revelado. Age com e nas criaturas.
 
 b) Deísmo ( deus ) = crê num único ser supremo, espiritual e pessoal, que criou o mundo com suas leis. Não intervém nas criaturas e nem se revela.
*
*
 c) Monoteísmo ( mono - téos ) = há somente um único Deus.
 
 d) Politeísmo = vários deuses.
 
 e) Henoteísmo ( hen=um) = propõe a veneração de um deus , mas não nega a existência de outros.
 
 f) Panteísmo ( pan=tudo ) = tudo é deus. Universo, natureza e deus é a mesma coisa.
*
*
 g) Panenteísmo ( pan + en + téos = tudo-em-deus ) =é a afirmação de que Deus está no mundo da mesma maneira em que a alma está no corpo. O universo está contido em Deus, mas Deus é maior que o universo. Neste sentido, o mundo é o corpo de Deus. Desta forma Deus é identico com o mundo no seu corpo, mas Deus transcende o mundo, da mesma forma em que a mente transcende o corpo. 
 
 h) Monismo = existe uma única realidade, que é a do mundo material. O próprio mundo se explica pôr si mesmo.
 
 i) Dualismo = admite a existência de duas forças superiores antagônicas: uma do bem e outra do mal.
 
 j) Ateísmo ( a+téos = não há deus ) = se aproxima do monismo e panteísmo pois tudo explica-se pôr si mesmo.
*
*
a) Doutrina: código expresso de todos os valores próprios da religião, tais como: crenças, dogmas, ritos e leis. A doutrina é a base teórica que fundamenta cada religião.
 
b) Ritos: são as cerimônias, ou a estrutura visível da manifestação religiosa.
*
*
c) Ética: está vinculada com a doutrina e expressa a moral, ou seja, tudo o que é aprovado ou desaprovado pela religião no que diz respeito à vida em sociedade.
 
d) Comunidade: expressa a vivência religiosa em sua dimensão coletiva ou comunitária. Religião é sempre uma experiência interpessoal.
*
*
a) Religiões Primitivas: 
 
 Se definem pelo modo como expressam o sagrado, ou seja, de uma maneira acrítica. Respondem a uma rígida estrutura inconsciente, de alto teor mágico. Ex.: animismo, totemismo, magismo, fetichismo, politeísmo, umbanda.
*
*
b) Religiões Sapienciais:
 
 Se definem pela característica de acentuarem a meditação, a sabedoria, a busca pelo sentido da vida, a oração e a contemplação. Busca, muitas vezes, uma sabedoria prática na forma de um elevado ideal ético. Ex.: hinduísmo, budismo, confucionismo, xintoísmo, hare krsna, moonismo.
*
*
c) Religiões Proféticas ou Reveladas:
 
 Se definem pela característica de que o Ser Superior revela a si próprio e sua mensagem ( doutrina e ética ) ao povo através de profetas. Ex.: judaísmo, cristianismo, islamismo.
 
d) Religiões Espiritualistas:
 
 Podem ser definidas pela característica de que admitem a influência de inúmeras forças espirituais que agem tanto sobre as pessoas como também sobre a natureza. Ex.: espiritismo e umbanda.
*
*
 e) Religiões Místicas ou Filosofias de vida:
 
 Se definem pela característica de não possuírem dogmas e nem ritos. Também não seguem uma rígida estrutura institucional. São filosofias de vida que possuem em comum com a religião apenas aspectos éticos-morais e a valorização da fraternidade entre os homens. Não gostam de ser confundidos e nem classificados como religião. Ex.: maçonaria, yoga, seicho-no-ie, teosofia, esoterismo, rosa cruz.
*
*
 AS FINALIDADES DA RELIGIÃO
 
 
 1) Proteger o homem contra o medo da natureza, nela encontrando forças benéficas, contrapostas as maléficas e destruidoras.
 2) Dar ao homem um acesso à verdade do mundo, encontrando explicações para a origem, a forma, a vida e a morte de todos os seres vivos.
 3) Oferecer ao homem a esperança de vida após a morte, seja ela de forma qualquer.
 4) Oferecer consolo aos aflitos, dando-lhes uma explicação para a dor (física ou psíquica).
 5) Garantir o respeito às normas, às regras e aos valores da moralidade estabelecidos pela sociedade.
*
*
 Marx: Invenção do poder econômico, dos fortes, para manter sob o seu jugo os fracos (Religião é o ópio do povo).
 Nietzsche: Invenção dos fracos e oprimidos para por um freio na potência dos fortes (Cristianismo = igualdade).
 Epicuro: Religião é fabulação ilusória, nascida do medo da morte e da natureza.
*
*
 
Comte: A dimensão religiosa do homem representa a fase mais primitiva na área do conhecimento humano; é a expressão máxima da sua ignorância.
 Freud: A religião provém de uma neurose universal de culpa; é a sublimação de seus instintos.
 Feuerbach: O domínio dos criadores (deuses) sobre suas criaturas(homens) é a alienação. O homem não se reconhece no produto de sua criação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais