Buscar

g2 Estágios pré éticos e tipos de ética prudencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Estágios Pré-éticos
Ética Prudencial e seus tipos
Cultura Religiosa
*
Comportamento Pré-ético
Definição:
Como o próprio termo aponta, são ações que vêm antes da ética, ou seja, não pressupõem uma reflexão, um pensar responsável. Quando agimos sem ter clareza do significado de nossa ação ou decisão isto é um comportamento pré-ético. 
*
1.º Estágio imediatista:
Acontece quando a nossa ação é uma resposta reflexa a algum estímulo. Seguimos uma inclinação natural. Independe de nossa vontade. É instintiva.
Vídeo Haja paciência
*
2.º Estágio da tradição: 
	As decisões visam concordar com o hábito predominante. A pergunta feita não é se a ação é boa ou má, ou se a decisão está certa ou errada. Pergunta-se: todos fazem? Então também posso fazer. Esta é uma decisão de baixo nível, pois não avaliamos os costumes, mas os aceitamos sem questioná-los.
*
O COMPORTAMENTO SOCIAL É DIFERENTE DO INDIVIDUAL?!
*
ÉTICA PRUDENCIAL
1. Ética hedonista: o valor principal é o prazer. Uma ação é boa quando causa prazer ao indivíduo e má quando causa dor ou sofrimento. 
 
 
*
2. ÉTICA NATURALISTA
*
	2.Ética naturalista: esta ética propõe que os princípios éticos sejam encontrados na Natureza. Este processo evolutivo nos supre dos conceitos para avaliar todas ações. Como é propósito da Natureza que o apto sobreviva, tudo o que contribui para a sobrevivência do mais apto é bom. Por outro lado, o que auxilia o inapto a sobreviver é eticamente mau. Esta é uma ética utilitarista. É a lei do mais forte, do mais apto na Natureza. 
		É possível encontrar exemplos desta ética na sociedade humana moderna?
*
Onde podemos perceber esta ética na sociedade humana?
A internação de doentes mentais em manicômios;
 A colocação de idosos em “depósitos” ou péssimos asilos;
A eliminação de velhos e doentes( esquimós, índios,...);
A prática de eutanásia e abortos eugênicos;
Escolha de parceiros 
Ideologias como nazismo e “apartheid”;
Concursos vestibulares e procura de empregos( os mais preparados obtém as melhores vagas);
Na economia (cartéis, oligopólios, monopólios); 
Na escolha de salvar feridos.
*
	3.Ética relativista: para esta ética cada situação é única, sendo impossível encontrar um método experimental para a ética. O ser humano, individualmente, se torna a medida de todas as coisas, isto é, certo é o que eu considero certo e errado o que eu considero errado. Portanto, cada pessoa deve estabelecer seus próprios conceitos éticos e que serão verdadeiros só para ela.
*
	4. Ética estética: esta ética diz: “viva o agora, esqueça o futuro, pois este nada vale”. 
	Aponta para a necessidade do indivíduo tornar sua vida significativa, apesar dela ao final não ter significado. Os nossos sentidos e emoções são utilizados para dar significado à vida e transformar 			insignificância em beleza. 
*
	5. Ética da intuição: esta ética pressupõe que todo ser humano tem um conhecimento intuitivo de certo errado. Acredita num senso moral localizado na consciência.
	6. Ética racionalista: para esta ética o conceito básico de certo e errado pode ser encontrado mediante o uso exato do raciocínio. Todos temos um senso de dever. Sabemos que existe uma diferença entre o que gostamos de fazer e o que devemos fazer.
 
 Autor: Thomas Heimann

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais