Buscar

g2Bases antropológicas da ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
As bases antropológicas da ética
Diferenças entre ética, moral e Direito
Autor: Thomas Heimann
*
Bases antropológicas da ética
Ao estudarmos a ética, nos deparamos com questões de ordem prática e concreta, isto é, entramos no campo da ética aplicada = polêmica 
 Os motivos pelos quais nunca existirá unanimidade passam por sete características fundamentais que todo ser humano tem, características estas em torno das quais sempre giram e convergem as questões éticas. São elas:
*
AS SETE BASES ANTROPOLÓGICAS DA ÉTICA
*
1. Individualidade 
Cada ser humano é uma pessoa, isto é, um indivíduo único, particular, peculiar, diferente de qualquer outro. Cada pessoa é um ser singular. Não há xerox de seres humanos, o que traz uma grande dificuldade para entender o ser humano bem como para se chegar a um consenso diante de questões práticas.
*
2. Racionalidade 
Cada pessoa pensa por si própria, de maneira autônoma. Não pensa segundo padrões pré-estabelecidos, mas de acordo com suas próprias idéias.
*
3. Vontade
	Há no íntimo de cada indivíduo um núcleo exclusivamente seu, que o determina a agir desta ou daquela maneira, segundo suas próprias motivações ou interesses. 
*
4. Teleologia 
Téleos, em grego, significa finalidade, portanto, cada ser humano, ao agir, sempre visa alcançar determinado fim, seja consciente ou inconscientemente (atos falhos,...). Todas suas ações visam ao bem de si mesmo, quer direta ou indiretamente. Todos agem achando que o que estão fazendo é o melhor para si. 
*
5. Sentimentos 
			 Cada ser humano tem seus próprios sentimentos, isto é, há uma sensibilidade única e especial em cada pessoa, que faz com que ela sinta as coisas de um modo próprio e único, diferente dos demais. Os sentimentos humanos são muito complexos e têm uma influência muito grande nas decisões e ações pessoais de cada indivíduo.
*
6. Egocentrismo 
			Cada indivíduo tem o seu “eu”, que lhe faz ir em busca de suas necessidades primárias e lhe dá as características distintivas pessoais e próprias. O problema é que o ser humano passa do egocentrismo para o egoísmo, este um aspecto negativo, pois o indivíduo sempre acaba pensando em si mesmo, não abrindo mão de seus interesses, mesmo indo contra os direitos e necessidades alheias. O egoísmo é a mola propulsora de todos os problemas éticos.
*
7. Sociabilidade 
O ser humano é um ser social. Não pode e sem sabe viver sozinho. Precisa dos outros para ser, viver e conviver. Como um ser de pluralidades e de relações interpessoais, surgem naturalmente os conflitos nos relacionamentos e, por conseqüência, os problemas éticos, também por não superar seus egoísmos e vaidades em favor do bem comum.
*
Diferenças e semelhanças entre Moral, Ética e Direito
Os três conceitos estão interligados, porém é possível diferenciá-los em alguns aspectos.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais