Buscar

Vitaminas trabalho 3nota

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As vitaminas são substâncias orgânicas que são necessárias para muitos processos essenciais do nosso corpo, consumida diariamente em pequenas quantidades, sendo muito importante para a saúde. A maioria das vitaminas não são produzidas no nosso corpo, tendo de ser obtidas a partir da alimentação. Desempenham uma grande variedade de funções: algumas são cofatores em atividade enzimática, antioxidantes até um pró-hormônio. Cada vitamina tem uma função específica apesar de muitas vezes suas ações se completarem, também interagem com outros nutrientes como minerais, hidratos de carbono até proteínas. Sendo necessária em todos os aspectos, as vitaminas geram saúde e crescimento para o organismo, assim, as quantidades de vitaminas que o corpo precisa varia com cada tipo de vitamina, também tem que se levar em conta cada indivíduo de acordo com gênero, idade, estado de saúde ,atividade física. As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade: vitaminas lipossolúveis, se foram solúveis em lipídeos este é o caso das vitaminas A,D, E e K e vitaminas hidrossolúveis quando são solúveis em agua este é o grupo que inclui a vitamina C e todo o complexo B.
Vitaminas lipossolúveis: A presença e colaboração entre as vitaminas A D e K é imprescindível para a formação dos ossos. A vitamina A ajuda também a manter as células saudáveis e protege a visão. A vitamina E também possui uma função antioxidante. Em conjunto, as vitaminas lipossolúveis são responsáveis pela manutenção das boas condições dos olhos, da pele, dos pulmões, do trato gastrointestinal e do sistema nervoso. As vitaminas lipossolúveis entram no sangue através dos canais linfáticos existentes na parede intestinal. Muitas das vitaminas lipossolúveis apenas conseguem viajar através do organismo quando estão associadas a proteínas que atual como veículo de transporte. Os alimentos que apresentam gordura na sua composição e os óleos são reservatórios destas vitaminas. No nosso organismo, as vitaminas lipossolúveis encontram-se armazenadas majoritariamente no tecido adiposo e no fígado, e são libertadas de acordo com as necessidades.
Vitaminas hidrossolúveis: Apesar de as vitaminas hidrossolúveis desempenharem várias funções no organismo, é de salientar o seu papel na libertação da energia contida nos alimentos que ingerimos. Muitas das vitaminas do complexo B são componentes-chave de certas coenzimas que ajudam a libertar essa energia. A tiamina, a riboflavina, a niacina, o ácido pantatênico e a biotina estão envolvidas na produção de energia. As vitaminas B6 ,B12 e o folato ajudam na metabolização dos aminoácidos e são importantes na multiplicação das células. Uma das principais funções da vitamina C é participar na síntese de colágeno essencial na recuperação de feridas, suporta os vasos sanguíneos e forma a base dos dentes e dos ossos. Estas vitaminas estão presentes na fração aquosa dos alimentos que ingerimos. Durante a digestão dos alimentos ou dissolução de complementos, as vitaminas hidrossolúveis são diretamente absorvidas para a corrente sanguínea. Como a água é o principal constituinte do nosso corpo, muitas destas vitaminas circulam facilmente pelo organismo, com exceção das vitaminas B6 e B12, biotina e ácido fólico as quais circulam associadas a proteínas.
Vitamina A: É chamada genericamente por vitamina A, mas na verdade são derivados do retinol,retinal e ácido retinoico. É importante para o crescimento e diferenciação das células (retinol e ácido retinoico ). Beta caroteno da cenoura, por exemplo, é precursor da vitamina A sofrendo processo de clivagem e gerando 2 retinol que no corpo pode formar retinal e ácido retinoico. O retinal ajuda na visão mais escura , na participação da vitamina A no processo visual. Os bastonetes são proteínas a vitamina A. O processo da visão se dá com a ação da rodopsina(opsina-11cis-retinal). Quando a luz excita a proteína ligada a vitamina A ,ocorre uma transformação na vitamina, deixando de ser cis para trans. Quando a opsina é ativada ela é chamada metarodopsina II, e em frações de segundos a proteína se desliga da vitamina A passando a ser inativa, assim, mais uma enzima se liga novamente a opsina com 11-cis-retinal. A proteína G por sua vez vai ativar uma cascata que vai ativar a fosfodiesterase(PDE) que vai inativar GNPc deixando GnP , abrindo os canais de sódio e potássio, fazendo com que sódio entre sem GMPc fechando o canal. Isso é interpretado pelo cérebro como ausência de luz. A hepatoesplenomegalia pode ser gerado pelo excesso de vitamina A, geralmente por uso exagerado de suplementação. Já a deficiência de vitamina A causa pele escamosa, problemas para reprodução, pouca visibilidade em pouca luminosidade. Suas principais fontes são: gema de ovo, fígado, peixes e cenoura.
Vitamina D(calciferol) é derivado do colesterol e é sintetizada por nós, apresentando a função de regular o metabolismo de cálcio e fosforo no sangue.7-desidrocolesterol que estar na nossa pele sofre reação ao contato com os raios UV se transformando em colecalciferol que é transportado pela corrente sanguínea até o fígado onde sofre hidrolise virando 25-hidroxicolecalciferol, sendo transportado pelo sangue até chegar nos rins; assim sofre uma segunda hidrolise na presença do PTH virando 1,25-didroxicolecalciferol(calcitrol), a forma ativa que ajuda a absorver o cálcio . A falta de vitamina D causa osteomalacea no adulto e raquitismo na criança e o exerço pode causar cálculo renal. Suas fontes são leite, queijo, alguns peixes, fígado, gema de ovo. 
AVitamina K( filoquinona, menadiona) tem como principal funçãoa coagulação sanguínea. O fator II , fator VII, fator IX, fator X são sintetizados no fígado e precisão ser carboxilados pela enzima carboxilase , e a vitamina K é coenzima da enzima carboxilase necessária para a reação de carboxilação. A carência nos níveis de vitamina K pode causa hemorragia e níveis muitos altos geram hepatoesplenomegalia, diarreias e vômitos. Alimentos ricos em vitamina K são brócolos, couve carne, ovos, cereais, frutos.
Vitamina E (tocoferóis, tocotrienois) tem função antioxidante, também necessária para o funcionamento dos órgãos reprodutores. Os alimentos ricos são óleos vegetais, amendoim, castanha do Pará. Sua deficiência causa possibilidade de ter anemia hemolítica e o excesso, hepatoesplenomegalia .
Tiamina(B1) serve de coenzima para várias enzimas NAD+-NADH
Piruvato –acetil coenzima A ,CO2
Piruvato desistrogenase	-B1 é a coenzima para essa enzima. Temos como alimento rico em vitamina B1, o arroz. Sua falta causa Beribéri, pode causar insuficiência cardíaco. Além disso, o álcool impede a absorção de vitamina B1.
Riboflavina (B2) ajuda a converter os nutrientes necessários para manter a pele, cabelo, sangue e cérebro saudáveis
É um dos componentes da substancia FAD/FADH2 succinato desidrogenasse é uma das enzimas que necessita do FAD para funcionar. Carência de vitamina B2 causa inflamação da língua (glossite) e outros sintomas. Boas fontes alimentares são os lacticínios, vísceras, aves, pescado, cereais, produtos hortícolas de cor verde, leguminosas. 
Niacina (B3) a parte nicotidica NAD é formada pela vitamina B3; sua deficiência causa fraqueza muscular, diarreia. Fontes cereais.
Ácido fólico (B9) está relacionado com o fechamento do tubo neural. Deficiência de vitamina B9 resulta em anemia macrocítica
Vitamina C (ácido ascórbico) tem como função a formação do tecido conjuntivo; a vitamina C é coenzima para enzimas que causam a hidroxilação da lisina e da prolina 
Lisina –hidroxilisina 
Prolina-hridroxiprolina que estabelecem a estrutura do colágeno principais fontes frutas cítricas.
 
REFERÊNCIAS:
http://www.esb.ucp.pt
Manual de Bioquímica com correlações clínicas (autor: Thomas M. Devlin)
Anotações do caderno

Outros materiais