Buscar

PROCESSO CIVIL II. Sentenças.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROCESSO CIVIL II
SENTENÇAS.
As sentenças podem ser classificadas, segundo a doutrina clássica, em três espécies, são elas: Declaratórias; Constitutivas; Condenatória. Segundo o Prof. Pontes de Miranda elas, ainda, além das três classificações da doutrina Clássica, podem ser Mandamentais e Executivas.
Discorreremos agora sobre cada uma delas:
Sentença declaratória. São aquelas que afirmam, anunciam, declaram a existência de um fato ou uma relação jurídica. Tem efeito “ex tunc”. Temos como exemplos as ações declaratória de inconstitucionalidade, ação declaratória de constitucionalidade, de ação que declara inexistente um crédito, ação declaratória de união estável e ação declaratória de prescrição.
Sentença constitutiva. Geralmente associada ao direito potestativo, além de declarar o direito constitui ou desconstitui novo estado jurídico, pode também criar relação jurídica ou até mesmo extingui-la. Podem ser positivas ou negativas, por serem direitos potestativos estão sujeitas a decadência. 
Exemplos de sentenças constitutivas positiva: sentença que decreta a interdição de um indivíduo e de sentença constitutiva negativa a que decreta divórcio, a que extingue pessoa jurídica, a que rescinde contrato e a que exonera servidor público.
Sentenças condenatórias. São aquelas que obrigam o vencido a prestar alguma obrigação, seja dar, fazer, entregar. Está ligada ao campo prestacional. Por isso passível de prescrição. Seriam exemplos a condenação em honorários, condenação a pagamento de indenização, condenação por improbidade administrativa, condenação trabalhista e condenação ao pagamento de débitos condominiais. 
Sentença mandamental. Sempre trás mandos, declaram o direito, sendo autoexecutáveis como por exemplo, mandado de segurança, ordem para expedição de certidão, ordem de pagamento de indenização, condenação ao pagamento de débitos condominiais.
Sentença Executiva. São aquelas autossuficientes, autoexecutáveis, devendo unicamente serem cumpridas, pois determinam por si mesmas o cumprimento total da pretensão, tais quais as de despejo de reintegração, de reintegração de posse, imissão na posse, etc.
Show de bola

Outros materiais