Buscar

LESÕES ELEMENTARES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LESÕES ELEMENTARES
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE 
 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS
 
EM MEDICINA
1° PERÍODO- TURMA A
1º PERÍODO MEDICINA – TURMA A 
 DEZEMBRO/ 2017
O que são lesões elementares?
CLASSIFICAM-SE EM:
• Alterações de cor
• Elevações edematosas
• Formações sólidas
• Coleções líquidas
• Alterações da espessura
• Perda e reparações teciduais.
1. ALTERAÇÕES DE COR (MANCHA OU MÁCULA)
A mancha ou mácula corresponde à área circunscrita de coloração diferente da pele normal, no mesmo plano do tegumento e sem alterações na superfície. 
Elas dividem -se em: pigmentares, vasculares, hemorrágicas e por deposição pigmentar.
1.1 Pigmentares
Decorrem de alterações do pigmento melânico. Subdividem-se em três tipos:
 Acrômicas, Hipercrômicas, Hipocrômicas
 Hipercrômicas
Ex: pelagra, melasma ou cloasma, manchas hipercrômicas dos processos de cicatrização, nevos pigmentados, melanose senil.
Nevos: têm aspecto variável e aparecem em qualquer idade. O nevo tuberoso ou "verruga mole" é uma pequena saliência roxa, geralmente pilosa, localizada, na maioria das vezes, no rosto.
 
- Efélides: manchas de sarda.
 Pigmentação externa: substâncias aplicadas topicamente que produzem manchas do cinza ao preto. Ex: alcatrões, antralina, nitrato de prata, permanganato de potássio.
Permanganato de Potássio Nitrato de prata
1.2 Vasculares
Decorrem de distúrbios da microcirculação da pele. 
São diferenciadas das manchas hemorrágicas por desaparecerem após digitopressão, vitropressão e puntipressão. 
As manchas vasculares subdividem -se em: telangiectasias e manchas eritematosas ou hiperêmicas.
Telangiectasias: dilatações dos vasos terminais. São comuns nas pernas e nas coxas das pessoas do sexo feminino e se denominam varículas ou microvarizes. Podem ser vistas, também, no tórax e face de pessoas idosas.
Aranhas vasculares:
 localizam-se no tronco, desaparecem com puntipressão exatamente sobre seu ponto mais central. Desaparecem porque esta manobra oclui a arteríola central, alimentadora dos vasos ectasiados.
Mancha eritematosa ou hiperêmica: 
decorre de vasodilatação, tem cor rósea ou tom vermelho- vivo e desaparece à digitopressão ou à vitropressão. Surgem nas doenças exantemáticas 
(sarampo, varicela, rubéola, sífilis e em outras afecções.)
Eritema polimorfo (rubéola) Eritema Malar (Lupus eritematoso) 
1.3 Hemorrágicas
São também chamadas "sufusões hemorrágicas" e não desaparecem pela compressão, por se tratar de sangue extravasado. De acordo com a forma e o tamanho, subdividem- se em três tipos:
Petéquias: puntiformes e com até 1 cm de diâmetro
Víbices: quando formam uma linha. Esse termo também é empregado para lesão atrófica linear.
Equimoses: quando são em placas, maiores que 1 cm de diâmetro. Mudam de coloração de acordo com o tempo. Se o extravasamento sanguíneo for suficiente para produzir elevação da pele, é designado hematoma. 
Até 48h são avermelhadas
De 48 a 96h tornam-se arroxeadas
Do 5° ao 6° dia ficam azuladas
Do 7° ao 8° dia passam a ser amareladas
E desaparece completamente em torno de 20 dias. 
 Púrpuras (com até 1 cm e de bordas regulares) causadas por alterações capilares e discrasias sanguíneas
1.4 Deposição pigmentar
Pode ser por deposição de hemossiderina, bilirrubina (icterícia), pigmento carotênico (ingestão exagerada de mamão, cenoura), corpos estranhos (tatuagem) e pigmentos metálicos (prata, bismuto).
2. ELEVAÇÕES EDEMATOSAS
Elevações causadas por edema na derme ou hipoderme.
Enquadra-se a lesão urticada ou tipo urticária, que corresponde a formações sólidas, de formato variável (arredondados, ovalares, irregulares), em geral eritematosas, e quase sempre pruriginosas, resultando de um edema dérmico circunscrito. Ex: urticária.
3. FORMAÇÕES SÓLIDAS
3.1 Pápulas
Elevações sólidas da pele, até 1,0 cm de diâmetro, superficiais, bem delimitadas, com bordas facilmente percebidas quando se desliza a polpa digital sobre a lesão. 
Exemplos: picada de inseto, leishmaniose, verruga, erupções medicamentosas, acne, hanseníase 
3.2 Tubérculos
Elevações sólidas, circunscritas, de diâmetro maior que 1 cm, situadas na derme. A consistência pode ser mole ou firme. A pele circunjacente tem cor normal ou pode estar eritematosa, acastanhada ou amarelada. São observadas na sífilis, tuberculose, hanseníase, esporotricose, sarcoidose e tumores.
3.3 Nódulos, nodosidade e goma
Formações sólidas localizadas na hipoderme, mais perceptíveis pela palpação do que pela inspeção. Nódulos são pequenos (grão de ervilha). Gomas são nodosidades que tendem ao amolecimento e ulceração com eliminação de substância semissólida. 
3.4 Vegetações
Lesões sólidas, salientes, lobulares, filiformes ou em couve-flor, de consistência mole e agrupadas em maior ou menor quantidade. Quando a camada córnea é mais espessa, a lesão apresenta consistência endurecida e recebe o nome de verrucosidade.
4. COLEÇÕES LÍQUIDAS
4.1 Vesícula
Elevação circunscrita da pele que contém líquido em seu interior com diâmetro limitado a 1 cm. O encontro de substância líquida caracteriza a existência de vesícula. 
Decorre de afecção alérgica, aguda ou crônica, da pele, caracterizada por reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido
Eczema
4.2 Bolha
Também é uma elevação da pele contendo substância líquida em seu interior. Seu diâmetro é superior a 1 cm. As bolhas podem ter conteúdo claro, turvo amarelado (bolha purulenta) ou vermelho-escuro (bolha hemorrágica).
4.3 Pústula
Vesícula de conteúdo purulento. Surge na varicela, no herpes- zóster, nas queimaduras, nas piodermites, na acne pustulosa
4.4 Abscessos
Coleções purulentas, mais ou menos proeminentes e circunscritas, de proporções variáveis, flutuantes, de localização dermo-hipodérmica ou subcutânea. Quando há sinais inflamatórios, são chamados abscessos quentes. A ausência de sinais flogísticos caracteriza os abscessos frios. 
4.5 Hematomas
Formações circunscritas, de tamanhos variados, decorrentes de derrame de sangue na pele ou nos tecidos subjacentes.
5. ALTERAÇÕES DA ESPESSURA
5.1 Queratose
Modificação circunscrita ou difusa da espessura da pele, que se torna mais consistente, dura e inelástica. Principais afecções que se manifestam por essa lesão: queratose senil, queratodermia palmoplantar, ictiose.
5.2 Espessamento ou infiltração
Traduz-se por aumento da consistência e da espessura da pele que se mantém depressível, menor evidência dos sulcos da pele, limites imprecisos. O exemplo mais sugestivo é a hanseníase virchowiana.
5.3 Liquenificação
Espessamento da pele com acentuação das estrias, resultando em um quadriculado em rede como se a pele estivesse sendo vista através de uma lupa. A pele circundante toma-se, em geral, de cor castanho-escura. É encontrada nos eczemas liquenificados ou em qualquer área sujeita a coçaduras constantes.
5.4 Esclerose
Aumento da consistência da pele, que se torna mais firme, aderente aos planos profundos e difícil de ser pregueada entre os dedos. O exemplo típico é a esclerodermia.
5.5 Edema
Acúmulo de líquido no espaço intersticial. A pele torna-se lisa e brilhante. O edema deve ser analisado conforme o roteiro para o exame da pele, das mucosas e dos fâneros.
5.6 Atrofias
Adelgaçamentos da pele, tornando-a fina, lisa, translúcida e pregueada.
6. PERDAS E REPARAÇÕES TECIDUAIS
Lesões provocadas por eliminação ou destruição patológicas e de reparações dos tecidos cutâneos. Abrangem: escama, erosão ou exulceração, úlcera ou ulceração, fissura ou rágade, crosta, escara e cicatriz.
6.1 Escamas
Lâminas epidérmicas secas que tendem a desprender-se da superfície cutânea. Se apresentarem o aspecto de farelo são denominadas
furfuráceas, e, quando em tiras, laminares ou foliáceas.
6.2 Erosão ou exulceração
Simples desaparecimento da parte mais superficial da pele, atingindo apenas a epiderme. Pode ser traumática, quando recebe o nome de escoriação, ou não traumática. Neste caso, são secundárias à ruptura de vesículas, bolhas e pústulas. Não deixam cicatrizes.
6.3 Úlcera ou ulceração
Perda delimitada das estruturas que constituem a pele, atingindo a derme. Deixa cicatriz. Exemplos: úlcera crônica, lesões malignas da pele, leishmaniose.
Úlcera de Buruli
6.4 Fissuras ou rágades
Perda de substância linear, superficial ou profunda não causada por instrumento cortante. Comprometem a epiderme e a derme e situam-se mais frequentemente no fundo de dobras cutâneas ou ao redor de orifícios naturais.
6.5 Crosta
Formação proveniente do ressecamento de secreção serosa, sanguínea, purulenta ou mista que recobre área cutânea previamente lesada. Algumas vezes é de remoção fácil e em outras está firmemente aderida aos tecidos subjacentes.
6.6 Escara e Úlcera por pressão
Porção de tecido cutâneo necrosado, resultante de pressão isolada ou combinada com fricção e/ou cisalhamento. A área mortificada torna-se insensível, tem cor escura e é separada do tecido sadio por um sulco. 
Escara
6.7 Cicatriz
Reposição de tecido destruído pela proliferação do tecido fibroso circunjacente. Podem ser róseo-claras, avermelhadas, ou adquirir uma pigmentação mais escura do que a pele ao seu redor. Podem ser deprimidas ou exuberantes. 
REFERÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Acessado em 09/12/2017 às 16:45 (www.dermatousp.com.br)
PORTO, Celmo Celeno. SEMIOLOGIA MÉDICA. 7ª edição. Capítulo 15
 SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Acessado em 09/12/2017 às 17:23. (http://www.sbd.org.br) 
4. WOLFF, Klauss. DERMATOLOGIA DE FITZPATRICK, 7ª edição. Capítulo 2
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes