Buscar

HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603064074)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais foram os principais motivos que levaram ao desenvolvimento da Guerra do Vietnã?
		
	
Resposta: Os principais motivos que levaram o desenvolvimento da Guerra do Vietnã foram intereses diplomáticos divergentes entre o Vietnã e os EUA. Essa guerra ficou conhecida como guerra por procuração.
	
Gabarito: A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Essa guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria. Após a Segunda Guerra Mundial, os vietnamitas, que já haviam lutado por sua independência, são invadidos pelos franceses, que buscavam a recolonização da área. O exército vietnamita obteve êxito diante a tentativa francesa e ficou decidido que seriam dois territórios independentes: Laos e Kampuchea. O primeiro seria um governo capitalista e o segundo, socialista. Porém, o acordo previa uma reunificação em 1956 a partir de eleições gerais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603751494)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Muitas vezes os termos ¿globalização¿ e ¿neoliberalismo¿ são confundidos como se fossem sinônimos. Isso pode ser explicado porque a globalização veio acompanhada dos ¿mercados livres¿, isto é, das práticas neoliberais. Na aula online 9, vimos uma interessante crítica do historiador Eric Hobsbawm a respeito desse ¿casamento¿ da globalização com o neoliberalismo. Explique as razões pelas quais, na visão de Hobsbawm, a globalização acompanhada dos mercados livres é tão negativa.
		
	
Resposta: Na visão de Hobsbawm, a globalização acompanhada dos mercados livres é negativa para um Estado. Isso porque, segundo Eric Hobsbawm quando se abre os mercados com a globalização tem-se o enfraquecimento dos mercados internos.
	
Gabarito: A resposta deve mostrar que a globalização acompanhada de mercados livres trouxe consigo uma dramática acentuação das desigualdades econômicas e sociais no interior das nações e entre elas. Para Hobsbawm, o impacto é mais sensível para os que menos se beneficiam dela. Isso gera pontos de vista opostos sobre ela: os que estão protegidos contra seus efeitos negativos ¿ os empresários, profissionais de alta tecnologia e os formados em cursos de educação superior ¿ e os que não estão protegidos (conforme aula online 8, tela 6/12).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602928291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A conferência de São Francisco realizada entre 25 e 26 de abril de 1945 teve por objetivo discutir a substituição da velha Liga das Nações por um novo organismo que pudesse congregar todos os Estados. A instituição criada como resultado da conferência foi:
		
	
	O BIRD ( Banco Mundial)
	 
	A ONU ( Organização das Nações Unidas)
	
	A Sociedade das Nações
	
	A OIT ( Organização Internacional do Trabalho)
	
	O FMI ( Fundo Monetário Internacional)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603140934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que a Guerra Fria foi o conflito ideológico, político e militar entre os EUA e a URSS, que foram os dois principais vencedores da Segunda Guerra Mundial. Esse conflito teve vários desdobramentos, inclusive naquilo que se refere à reconstrução da Europa no cenário pós-guerra. Marque entre as opções abaixo aquela que melhor complementa a afirmação acima.
		
	
	Em 1950, os EUA lançou a ALPRO (Aliança para o Progresso), enquanto a URSS lançou o CGO (Comunismo de Guerra Operária); ambos os programas visavam a reconstrução da Europa.
	
	Durante o ano de 1929, os EUA lançaram o New Deal e a URSS os primeiros planos quinquenais; ambos os programas visavam a reconstrução da Europa.
	
	d) Nem EUA e nem URSS se empenharam em auxiliar na reconstrução da Europa. Ambos os países estavam preocupados na consolidação interna de seus sistemas sociais.
	 
	Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, os EUA lançou o Plano Marshall, que tinha o objetivo de auxiliar na reconstrução dos países europeus que se aliaram ao capitalismo norte-americano. Em resposta, a URSS lançou o COMECOM, que visava auxiliar os países que adotaram o governo socialista.
	
	Ao longo da década de 1970, os EUA auxiliaram na reconstrução dos países europeus através do apoio aos regimes militares que foram implantados na parte ocidental desse continente; a URSS fez a mesma coisa para a parte oriental.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603531776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, porém, o socialismo se apresentou de formas diferentes para as nações que o adotaram. Assinale, nas opções abaixo, aquela que melhor explica a razão da diferenciação de modelos de socialismo adotada por alguns dos países citados.
		
	
	Alguns países, como o Chile, adotaram o socialismo não terem opção para adotar qualquer outro regime, mas não concordavam com a falta de liberdade individual e política que o modelo soviético exigia.
	
	Em países como a Argentina e Uruguai, o socialismo teve que se mesclar de nuances capitalistas para não contrariar às classes dirigentes desses países.
	
	Guatemala e El Salvador tiveram que adaptar o socialismo às suas condições devido à forte oposição das suas populações à implantação desse regime.
	 
	Países como Cuba, China e Vietnam, adotaram o socialismo por inspirações diferentes e, mesmo sob a supervisão soviética, administraram seu regime de forma diferente.
	
	Por se negar a seguir as orientações da URSS, o socialismo cubano acabou fracassando por teimosia dos seus dirigentes e aderindo ao capitalismo sendo hoje uma das ilhas mais prósperas do Caribe.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602928346)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise dos mísseis em Cuba (Outubro de 1962) representou o momento auge da Guerra Fria, sobretudo porque soviéticos e norte-americanos estiveram à ponto de deflagrem a III Guerra Mundial. Após contornada a crise iniciou-se o período conhecido por détente ou...
		
	
	luta armada.
	
	resistência pacífica.
	
	paz armada.
	
	resistência.
	 
	coexistência pacífica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602927636)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A cultura brasileira apresentou indícios de modificação a partir das décadas de 1950 e 1960, principalmente no campo do cinema. Assim, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que NÃO condiz com esse momento da história do Brasil.
		
	 
	No início dos anos 1950, surge a Companhia Vera Cruz, com o desafio de adequar as produções internacionais ao mercado brasileiro.
	
	Temos nesse período uma revolução no cinema brasileiro, com a ideia de produzirem filmes que retratassem a realidade do país.
	 
	Os cineastas tinham legitimidade intelectual e através de suas produções, intentavam alcançar mudanças através de sua produção cultural.
	
	Na passagem dos anos 1950/60, encontramos os primeiros sinais do Cinema Novo brasileiro.
	
	O cinema novo seria a superação da ideia de alienação e dependência pela qual passava a sociedade brasileira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603178903)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale, a seguir, a opção que melhor define o Estado de Bem Estar Social.
		
	
	É um modelo político no qual toda a população tem acesso à assistência médica de qualidade proporcionada pelo Estado.
	
	É um modelo em que há grandes benefícios sociais em detrimento do exercício da liberdade política.
	 
	É um modelo político em que o Estado servia como agente na regulamentação das ações econômicas, políticas e sociais.
	 
	É um modelo político no qual a sociedade vive sob um regime democrático que permite um alto grau de desenvolvimento social.
	
	É um modelo político no qual o Estado permite total liberdade de ação do mercado, sem qualquer regulamentação ou intervenção.9a Questão (Ref.: 201603157753)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante a década de 1980, ficou nítido o atraso econômico da União Soviética em relação aos países ocidentais. Nessa década, o modelo no qual toda a economia estava concentrada no Estado mostrou-se insuficiente para atender às demandas sociais. A URSS não conseguiu se manter como grande potência e continuar no páreo contra os Estados Unidos. Aponte uma consequência dessa crise.
		
	 
	Com o governo de Gorbachev, a URSS começou a radicalizar sua corrida armamentista;
	
	com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abandono do comunismo, principalmente ao assinar com os EUA um tratado que previa o abandono das relações diplomáticas com Cuba e China.
	
	o governo de Gorbachev, deu início ao programa Guerra nas Estrelas;
	 
	com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abertura política e econômica. Porém, a política por ele aplicada não foi capaz de garantir a unidade do governo, causando descontentamento tanto no partido quanto na população;
	
	o governo de Gorbachev, deu início ao programa espacial soviético;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603531762)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à Globalização, alguns acontecimentos ocorridos nas décadas finais do século XX permitiram que tal fenômeno ocorresse. Leia, com atenção, os itens abaixo: I. A queda do socialismo nos países do leste europeu. II. A abertura econômica chinesa. III. A alta tecnologia em comunicação e no transporte. IV. O baixo custo das tecnologias em comunicação e transporte. Assinale, abaixo, a opção que contém os acontecimentos que permitiram a Globalização:
		
	
	Somente os acontecimentos constantes dos itens I e II permitiram a Globalização.
	
	Somente os acontecimentos constantes dos itens II e III permitiram a Globalização.
	 
	Os acontecimentos constantes dos itens I, II, III e IV permitiram a Globalização.
	
	Somente os acontecimentos constantes dos itens I e III permitiram a Globalização
	
	Somente os acontecimentos constantes dos itens I, II e III permitiram a Globalização.

Outros materiais