Buscar

Portifolio Tecnologia a Serviço da Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
PROFESSORA DE ESCOLA PÚBLICA AJUDA ALUNOS CEGOS EM COMUNIDADE CARENTE COM O PROGRAMA MECDAYSE
Luciana Rita Nemezio de Souza Pessoa
PAP – Recife
14/09/2017
 
Fonte: Ministério da Educação
Alunos cegos da Escola Presidente Castelo Branco com ajuda de um programa que pertence ao conjunto de programas MecDayse, redescobre o prazer pela leitura e se incluem socialmente com o apoio da professora Camila Lima. 
Na comunidade simples da Mirueira do município de Paulista –PE a instituição de ensino abriu uma turma para inclusão social com 20 alunos carentes anos com deficiência visual na faixa etária entre 12 a 14 a Professora Camila Lima formada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional Uninter, participou da capacitação para o trabalho com o software MecDayse desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no qual é a responsável pelo projeto na escola.
O tema da sua notícia é o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Para tanto, você deverá pesquisar como a tecnologia pode ser utilizada em sala de aula em uma escola inclusiva e criar uma notícia, contanto como a ferramenta é utilizada em uma suposta escola. 
A tecnologia permite que o aluno ou qualquer pessoa com deficiência visual leia qualquer texto em português a partir de narração ou adaptação de caracteres ampliados, permitido também a impressão de conteúdos em braile, o programa descreves figuras, gráficos e imagens, podendo até mesmo produzir com um mínimo de conhecimento em computação livros digitais falados, e sua reprodução em áudio, navegar com mais autonomia como se estivesse foleando um livro de papel, tornando assim a vida do discente mais atrativa.
A professora Camila Lima desenvolve este projeto junto com a comunidade com subsídios do Governo Federal porem os recurso são limitados, o que não a impediu de realizar junto à comunidade bingo beneficente com produtos recebidos proveniente de doações de lojas, industrias e empresas locais todo o dinheiro foi revertido em prol da compra de tabletes para os alunos carentes, que se limitavam apenas aos conteúdos no ambiente escolar, por não ter condições para a compra dos aparelhos, a professora tomou a iniciativa com este projeto de estender a continuidade da educação até aos lares das famílias mais carentes.
De acordo com Software Livre Brasil a Sra. Magali cega desde os 24 anos e hoje com 61 anos após ter experimentado o programa o aprovou e comemorou dizendo que fará mestrado com o programa. 
O MecDayse é um software livre que pode ser baixado de graça no portal do Ministério da Educação, após o processo desta inclusão a notícia se espalhou e a escola tem sido visitada por alunos e pessoas de outras comunidades no intuito de se matricularem para usufruírem também deste processo, a responsável pelo projeto tem participado de reuniões em outras comunidades carentes no intuído de expandir e levar o direito a inclusão social a mais comunidade carentes. 
80% por cento de tudo que percebemos chega ao cérebro pela visão, quando não possuímos esse meio de percepção temos que desenvolver ou obter outro meio para a comunicação externa, e este software vem para ajudar a integrar as pessoas a meio em que vivem, muito embora o MEC esteja a frente de ações em prol da acessibilidade de pessoas com deficiência, o que está disposto no artigo 58 do decreto nº5296/2004 que estabelece “ O poder público adotará mecanismos de incentivo para tornar disponíveis em meio magnético, em formato de texto obras publicadas no pais”. (MECDAYSE, 2012). Esta acessibilidade ainda não está sendo para todos, pois não basta apenas implementar o sistema, tem que veicular ele todos os que dele precisam, atingindo até o mais desfavorecido para termos uma sociedade mais justa e acolhedora.

Outros materiais