Buscar

Questionario de imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-o que é uma vacina?
Vacinas são substancias imunogênicas que tem como objetivo simular uma infcção natural de forma mais branda, para obtenção de imunidade frente a determinado patógeno. É o método mais eficaz no combate a doença clinica e a infecção ( vacinas de mucosas).
2- defina os dois tipos de imunidade adquirida.
Existem duas formas de um individuo adquirir imunidade, ou pela forma passiva ou ativa. A imunidade passiva é a passagem direta de imonuglubulinas, ou pelo colostro ou através de vias artificiais. Ela possui uma proteção mais rápida porem menos eficiente, sendo que seus níveis vão baixando conforme o tempo passa. Já a imunidade passiva se recebe através de infecções naturais ou vacinação. E é a produção de AG através das células de memoria do sistema imune. Tem ação mais lenta porem mais eficientes e de maior duração
3- é viavel a vacinação de neonatos?
Não. Pois neonatos já possuem imunidade adquirida provinda do colostro da mãe, uma vacinação seria maléfica pois iria gastar as imonuglubilinas que o neonato já possui. O que é indicado é a vacinação da mãe, pois essa iria potencializar a imunidade passiva colostro-feto.
4- quais são os 6 objetivos da vacinação?
Proteção do feto e do neonato, auxiliar na convalescência, diminuir a latência viral, prevenir a doença clinica e a infecção.
 5- descreva sobre as vacinas vivas e seus tipos. 
Vacinas vivas são vacinas onde o agente foi atenuado. Elas possuem um menor custo, mimetizam melhor uma infecção, portanto tem uma melhore resposta imune, necessitam de menos doses.
Mutantes naturais: mais comum, sendo a atenuação é feita principalmente por varias passagens por cultivo celular, ovos embrionados e animais. Utilizam espécies homologas (apatogenicas) e heterólogas ( reação cruzada) 
Cold adapted: são vacinas onde os agentes se proliferam em temperaturas abaixo da temperatura corpórea, se dividindo em sistêmicas e de mucosas.
Vivas recombinantes: possuem o gene patogênico retirado
Marcadores antigênicos: servem para diferenciar indivíduos vacinados e não vacinados
Vetores virais: utilizam vírus apatogenicos para uma determinada espécie. Grande genoma.
6- descreva sobre vacinas inativadas e seus tipos.
Vacinas inativadas, são vacinas que tiveram seu agente patogênico neutralizado através de formoldeido e UV. São vacinas mais seguras, tem menor risco de causarem reações adversas, porém sua ação imunológica é menos eficiente.
Vacinas de DNA: formadas através de passagem por DNA plasmidial.
Vacinas subunidade: injeção de proteínas purificadas, são caras e pouco viáveis.
7- disserte sobre a necessidade do uso das vacinas. 
Vacinas podem ser essenciais, quando a não vacinação representa risco de doença e morte de uma população. E opcionais, quando a não vacinação não apresentará riscos.
8- discorra sobre proteção e combate a vírus na imunidade inata.
Imunidade inata é uma resposta mais rápida perante determinado agente, contra vírus a situação muda um pouco, pelo fato de esses serem intracelulares. O principal fator de proteção contra vírus na imunidade são interferons do tipo I, esses quando em contato com proteínas virais irão desencadear o estado antiviral nas células. Porém, uma vez estabelecida a invasão viral, células NK irão se ligar a células infectadas causando a morte celular.
9- discorra sobre proteção e combate a vírus na imunidade adquirida.
Imunidade adquirida é uma resposta mais eficiente frente a agentes patogênicos. No caso de vírus a proteção contra a infecção se dá com linfócitos B ( células de memória) produzindo anticorpos que irão circular pelo organismo, quando novamente em contato com o vírus, esses AC já produzidos irão neutralizar o vírus. Uma vez infectada, os anticorpos não poderão sozinhos matar a célula, porém agirão como sinalizadores pra LTC realizarem o recrutamento de células NK, onde essas irão realizar a morte celular. Isso é conhecido como ADCC, citotoxidade dependente de anticorpo.
10- qual a diferença de vírus envelopados e não envelopados.
Vírus envelopados possui um envelope composto por glicoproteínas que auxiliam na fixação viral, sendo que o MAC pode digeri-lo. Vírus não envelopados não apresentam a membrana lipídica, por esse motivo o MAC é ineficiente.
11- quais são os mecanismos de evasão que um vírus utiliza para fugir do sistema imune?
Latencia= quando o vírus infecta o individuo, mas não se replica.
Variação antigênica: mudança das proteínas de superfície.
Sítios imunologicamente privilegiados: infectam locais onde não há presença de células do sistema imune ( testículos, SNC)
Imunossupressão: individuo com imunidade baixa
Indução a tolerância: aumento ou redução da concentração de patógenos
Inibição do processamento antigênico: impede a ligação e translocação de peptídeos.
12- referente a imunidade contra bactérias extracelulares complete:
13- fale tudo que você sobre hipersensibilidade do tipo I
É caracterizada como alergia ou atopia, sendo mediada por IgE. Há liberação de moléculas inflamatórias, sendo reações rápidas e os sinais vão de leve incomodo até a morte. É necessária uma pre hipersensibilidade do individuo. A alta produção de IgE que liga-se aos antígenos leva a produção de IgA e IgG. As respostas exageradas de linfócitos T desencadeia resposta humoral. a reação divide-se em 3 partes: sentisização, onde ocorre a produção de IgE; exposição: reação inflamatória causada por mastócitos; hipersensibilidade: ocorre alergias, e em piores casos choque anafilático.
14- fale tudo que você sobre hipersensibilidade do tipo II
A resposta imune destrói células normais em tempo de minutos a horas. Sendo que a citotoxidade é mediada por anticorpos ( IgM e IgG) ( doença hemolítica do recém nascido: células do feto vazam para a circulação materna, e a mãe produz anticorpos contra células do feto, quando esse ingerir colostro irá ingerir AC contra suas próprias células causando lise celular. Além de transfusão de sangue e fármacos podem gerar esse tipo de hipersensibilidade.)
15- fale tudo que você sobre hipersensibilidade do tipo III
Vários imunocomplexos de anticorpos e antígenos combinados, pode causar inflamação intensa, levando a danos celulares e teciduais. Pode ser local ou sistêmica.
16- fale tudo que você sobre hipersensibilidade do tipo IV
É tardia com resposta lenta, mediada por células NK e linfócitos T. alta secreção de citocinas, induzem reações inflamatórias e alto influxo de macrófagos.
17- quais são os tipos de transplante conhecidos? Explique-os 
Auto enxerto: do próprio individuo ( ponte de safena, pele em queimaduras) aceito
Isoenxerto: transplante entre indivíduos geneticamente iguais ( gêmeos monozigóticos) aceito
Aloenxerto: transplante entre indivíduos geneticamente diferentes, porém da mesma espécie. rejeito
Xenoenxerto: transplante de órgão entre espécies diferentes. rejeito
18- quais são os principais antígenos de histocompatibilidade?
MHC I ( todas as células nuleadas) MHC II ( células apresentadoras de antígenos) moléculas do grupo sanguíneo principal.
19-quais são as manifestações clinicas da rejeição? Disserte. 
Dor no peito, bad, Hello – Adele, cachaça, horas no banho chorando e pensando o quanto se é um bosta. ( zuera)
As manifestações podem ser hiperagudas, agudas ou crônicas.
Hiperagudas: ocorrem horas, ou poucos dias depois do transplante. Transfusões de sangue, transplantes e gravidez sucessivas
Aguda: é a mais comum, ocorre em 10 dias pós transplante sendo mediada por linfócitos T. pode ser contida com fármacos imunossupressores.
Crônica: ocorre em meses ou anos pós transplante, o mecanismo de rejeição inclui resposta humoral e celular, sendo que a função do órgão de transplante vai sendo perdido lentamente.

Outros materiais