Buscar

Analise do livro michel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Analise do livro de quimica da Martha Reis
Aspectos gerais
Na página 168 está com imagens sobrecarregadas com seis figuras com legendas, e na maioria das paginas tem textos sobrecarregados não possui cores diferentes para destacar. Isto deixar um texto cansativo para o aluno. As ilustrações não possuem imagens com descriminações de religião ou etnia.
As cores que destacam o livro são azuis que é uma cor fria que faz um contrate do texto. Apresentam um quadro de cor azul que explicar melhor o conteúdo, mas a fonte foi reduzida. ( Fale sobre a capa do livro você não disse!!!)
 Aspectos grafico e editorias
O LDQ apresenta bom tamanho de letra, espaçamento, não possui muitas cores no gráfico ( que gráfico) isto não impactou na sua compreensao do gráfico. O livro contêm sumário, subitens, titulos, subtitulos, os subitens não constam no sumário. Apresentam referências, indice remissivel, sugestoes de leituras, filmes, e sites, mas não apresenta apêndice geral e glossário.
Linguagem
A linguagem do livro é clara e precisa de facil entendimento. É adequado aos alunos do ensino medio, e favorece a compreensao dos conceitos apresentados, mas os conceitos ficam dentro de caixas que é uma cor cinza clara que não chamam atençao dos alunos.
Atividades experimentais 
Tem só um experimento de taxa de desenvolvimento da reaçao é simples e facil de se realizar mostra um roteiro. Pode ser feito em casa. E depois têm algumas perguntas para ele entender mas sobre o conteúdo. (Fale sobre os riscos se possui traz informações e se fala do descarte correto, se fale sobre química verde).
Aspecto historicos da construçao de conhecimentos quimico
Alguns capítulos trazem contexto históricos. Na parte da cinetica ele uma reportagem que 2002 sobre a poluição termica do rio Klamath; California, Estados Unidos. Na parte dos catalisadores ele não aborda.. Isso é bom por aluno porque ele fica interessado no conteúdo mas é uma pena que não étodos os capitulos ele traz os aspectos historicos ( que isso)??
Aspectos sociais
O livro não traz aspectos sociais como preconceitos de raças, de religiões, politicas, estereotipos diferentes e não contêm imagens de crianças.
Abordagem e contextualização 
Não contêm contextualização, ( observe pois tem) mas têm as curiosidades.
Conteúdo Químico e abordagem metodologica
O conteúdo apresenta uma sequencia logica com uma linguagem clara, de facil compreensão. A autora tentou destacar conceitos importantes com cor cinza, mas não deu certo, outra falha dela foi na problematização, pois ela não questionou nada no inicio de cada conteudo, nenhum texto para que os alunos possam saber o que se trata as paginas seguintes. Na teoria das colisões ela citou sobre colisão favorável, energia de ativação e o seu grafico, nesta parte utilizou bastante o recurso de imagens e reaçoes quimicas, energia de ativação e taxa de desenvolvimento da reação e mostrou os seus graficos. Quando foi descrever sobre os fatores que afetam a velocidade das reações, falou sobre natureza dos reagentes, pressão, superfície de contato, temperatura, luz e eletricidades, concentração de reagentes, catalisadores, inibidores. Isto foi feito em quadro explicando cada um deles e com exemplo. Que acontece no laboratorio com reações de dupla troca. Traz um experimento de taxa de desenvolvimento da reação. O experimento é simples. Na parte de catalises homogêneas, catalise heterogeneas. Ele mostrou conversor catalitico na parte de curiosidades por aluno com a ilustração esquemática de um conversor catalitico 
Ultilizou poucos aspectos historicos e sociais, quando utiliza ela não destaca em um quadro separado com outra cor é tudo da mesma cor do subtitulo. O seus exercicios são de vestibulares de universidades renomadas, em que com o conteúdo o aluno consegue responder. 
Assim, este livro é bem aceito nas escolas da rede regular de ensino, porém a autora falta a desejar os detalhes do conteúdo químico em aspecto cientifico, não se preocupar muito com enfoque CTSA, esta preocupada em transmitir o conteudo quimico e seus exercicios são bem elaborados.

Outros materiais