Buscar

Apol - Matemática na EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Matemática na EJA
Atente para a seguinte afirmação: 
“Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de ensino a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. Uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver organizada, para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação. Um ensino significativo é aquele que garante o acesso ao conjunto sistematizado de conhecimentos como recursos a serem mobilizados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HENRIQUES, R. M. O Curriculo adaptado na inclusão de deficiente intelectual. <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/489-4.pdf>. Acesso em 01 ago. 2017. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre diversidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. O Brasil, por sua extensão territorial, apresenta diversas formas de conceber a diversidade, como diferenças culturais, étnicas e socioeconômicas, e cabe à educação encontrar um meio de adequá-las.
II. Por fazer parte de minorias, a cultura afrodescendente deve ficar fora das escolas públicas.
III. Embora parte do cotidiano de muitas famílias, a educação religiosa não deve fazer parte do processo de ensino e de aprendizagem da EJA.
IV. Dentro do ambiente escolar, deve ser oportunizado discussões acerca de gênero e sexualidade.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	II e IV
Questão 2/5 - Matemática na EJA
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Se a heterossexualidade fosse natural, por que se gastaria tanto esforço para vigiar e garantir que meninas e meninos – muito especialmente os meninos – se tornem heterossexuais? Afinal, se ela é mesmo algo natural, deveríamos supor que não se precisasse cuidar tanto de sua ‘aquisição’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOURO, G. L. Educação e docência: Diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente: Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, p. 62-70, 2011. p. 67.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre a diversidade de gênero e sexualidade, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Discussões acerca de gênero e sexualidade podem ser oportunizadas em um ambiente escolar, visto o caráter democrático da escola.
	
	B
	Embora sejam necessárias, discussões acerca de gênero e sexualidade não são consideradas questões sociais.
	
	C
	Embora sejam necessárias, discussões acerca de gênero e sexualidade não contribuem para o desenvolvimento crítico.
	
	D
	O docente deve direcionar suas aulas de forma que o discente evite discussões acerca de gênero e sexualidade.
	
	E
	Por se tratar de algo natural, a sexualidade não necessita ser discutida em um ambiente escolar.
Questão 3/5 - Matemática na EJA
Leia a seguinte afirmação: 
“A integração escolar retirou as crianças e os jovens em situação de deficiência das instituições de ensino especial, em defesa da sua normalização, o que lhes permitiu o usufruto de um novo espaço e novos parceiros de convívio, de socialização e de aprendizagem (a escola regular)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANCHES, I.; TEODORO, A. Da integração à inclusão escolar: Cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de educação, v. 8, n. 8, 2006. p. 66.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre a inclusão educacional, relacione cada um dos cinco fatores determinantes para a prática inclusiva, listados a seguir, às suas respectivas características: 
Ensino Cooperativo
Aprendizagem Cooperativa
Resolução de problemas cooperativos
Grupos Heterogêneos
Ensino Efetivo 
(  ) Trata-se da diversidade existente em alunos, por conta da idade, sexo, raça, realidade socioeconômico, cultura, entre outras.
(  ) Desenvolvimento da educação de qualidade, que prepara o aluno para a cidadania, fazendo que ele seja um ser crítico, participativo e responsável.
(  ) Resultados obtidos pela prática do Ensino Cooperativo.
(  ) Trabalho conjunto entre professores e equipe pedagógica em prol do desenvolvimento de alunos que apresentam diversidades.
(  ) Quesito que requer o preparo do professor para solucionar ou dar o devido e imediato encaminhamento aos problemas que possam surgir.
	
	A
	2 – 5 – 4 – 3 – 1
	
	B
	4 – 3 – 2 – 5 – 1
	
	C
	4 – 5 – 2 – 1 – 3
	
	D
	3 – 5 – 4 – 1 – 2
	
	E
	3 – 4 – 2 – 1 – 5
Questão 4/5 - Matemática na EJA
Leia a seguinte citação: 
“[...] a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais no ensino regular tem sido tema de pesquisas e de eventos científicos, abordando-se desde os pressupostos teóricos político-filosóficos até formas de implementação das diretrizes estabelecidas na referida declaração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANT’ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005. p. 227.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre a educação para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Uma vez constatado o aluno com NEE, a sua inclusão em escolas especiais se faz necessária.
II. ( ) Se faz presente o princípio de incluir alunos com NEE na rede regular de ensino.
III. ( ) Cabe ao gestor escolar adotar medidas que permitam acesso de alunos com NEE no ensino regular.
IV. ( ) Embora seja uma questão discutida por educadores brasileiros, a inclusão de alunos com NEE ainda não faz parte das estratégias de inclusão educacional. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – F – F
Questão 5/5 - Matemática na EJA
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Há uma suposição comum de que a inclusão é principalmente acerca de estudantes com deficiência, [...] ignora todas as formas em que a participação de qualquer estudante pode ser impedida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AINSCOW, M. Tornar a educação inclusiva: Como esta tarefa deve ser conceituada. Brasília, 2009. p. 15. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre inclusão educacional, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I. ( ) Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias.
II. ( ) As pessoas com necessidades especiais devem ter acesso às escolas comuns.
III. ( ) A educação inclusiva diz respeito somente às crianças com deficiências.
IV. ( ) As escolas comuns devem representar um meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – V – V

Outros materiais