Buscar

Orientações Nutricionais Hipertenso Pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PACIENTES HIPERTENSOS
Na hora das refeições. Evite distrações durante as refeições, como televisão, pois saciedade está diretamente ligada a mastigação e o saborear do alimento, ajudando na regulação da pressão através da perda de peso (VITOLO, 2015).
Reduzir o consumo de sódio (SAL) Evite alimentos ricos em sódio como embutidos (salame, mortadela, salsicha, etc.), enlatados, conservas, sopas prontas e temperos industrializados. O sódio em excesso eleva a pressão arterial(CUPPARI, 2005).
Beba 2 a 3 litros (12 a 15 copos) de água por dia, pois a água influenciará no volume e viscosidade sanguínea, podendo melhorar o controle da pressão arterial(CUPPARI, 2005).
Evite bebidas alcoólicas, pois seu consumo excessivo eleva a pressão, além de causar resistência a medicamentos anti-hipertensiva (CUPPARI, 2005)
Não fume. A nicotina libera grandes quantidades de adrenalina, causando doenças coronarianas endurecimento dos vasos e resistência ao tratamento anti-hipertensivo (MOREIRA e CHIARELOO, 2008)
Faça maior ingesta de vegetais e frutas fontes de potássio, tais como: cenoura, beterraba, hortaliças verde escuro, feijão, lentilha, melão, banana e laranja. Pois níveis adequados de potássio ajudam no controle da pressão arterial.
Tenha uma dieta adequada em cálcio e magnésio, Pois o cálcio e o magnésio melhoram a força dos vasos sanguíneos e músculos facilitando assim a circulação sanguínea. Fontes de cálcio: produtos lácteos e folhosos verde escuro. Fontes de magnésio: vegetais folhosos verdes, legumes, produtos marinhos, nozes, cereais e derivados do leite (MOREIRA e CHIARELOO, 2008).
Pratique atividades físicas orientado por um profissional da área, por ajudar na regulação da pressão arterial, diminuir o peso corporal auxiliando no controle das dislipidemias, contribuindo ainda a evitar o stress (CUPPARI, 2005)
Evite o stress. Tire ao menos 30 min por dia ao ar livre e participar de atividades sociais. o stress está relacionado ao aumento dos níveis de açúcar no sangue estimulada pelo cortisol e consequente aumento da pressão arterial (MOREIRA e CHIARELOO, 2008).
Siga estas orientações, pois elas foram elaboradas especificamente para suas necessidades, para que consiga atingir seus objetivos e regular o seu estado nutricional. Assim evitando o uso desnecessário de medicamentos.
REFERÊNCIAS

Outros materiais