Buscar

AVS EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disc.:  FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
		SDE0245_AVS_201506586198 
	 30/11/2017 09:19:39 (F) 
	Critério: AVS
	Aluno: 201506586198 - IGOR SACRAMENTO DE CARVALHO
		Professor: TERESA CRISTINA CIAVAGLIA VILARDI OLIVEIRA
	Turma: 9021/AU
	
	Avaliação:
7,5
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	 
	 
	 1.
	Ref.: 240584
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
		
	
	 2.
	Ref.: 108530
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3.
	Ref.: 281707
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. (disponível em http://www.determinantes.fiocruz.br/iniquidades.htm). Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa uma iniquidade em saúde:
		
	
	Os filhos adolescentes de mulheres brasileiras com até um ano de escolaridade têm uma probabilidade 23 vezes maior de chegar analfabeto à adolescência se comparado com os filhos de mulheres com 11 anos ou mais de estudo.
	
	A mortalidade infantil apresenta grandes disparidades regionais, observando-se baixas taxas em alguns municípios do Sul e Sudeste e elevadas taxas em áreas do Nordeste.
	 
	A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente aos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
	 
	Países com pequenas iniquidades de renda, elevados níveis de coesão social e elevada participação política são os que mais investem em capital humano e em redes de apoio social que são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
	
	O Brasil além de apresentar graves iniquidades na distribuição da riqueza há grandes setores de sua população vivendo em condições de pobreza que não lhes permite ter acesso a mínimas condições e bens essenciais à saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4.
	Ref.: 110759
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O número de óbitos de crianças ocorridos entre 0 e 6 dias de vida é parcela do numerador para cálculo da taxa de:
		
	 
	Mortalidade neonatal precoce.
	
	Mortalidade materna.
	
	Natimortalidade.
	
	Morbidade infantil.
	
	Mortalidade neonatal tardia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5.
	Ref.: 884647
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Medronho (2006), define Pesquisa Epidemiológica como: Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações especificas, e a aplicação deste estudo para controlar/prevenir problemas de saúde. Diante desta definição, pode-se afirmar que são objetivos da Pesquisa Epidemiológica:
		
	 
	Descrever, Explicar, Predizer e Combater/Controlar situações de Saúde/Doença.
	
	Promover uma Transição Epidemiológica.
	
	Observar, Financiar e Educar sobre situações de Saúde/Doença.
	
	Garantir a efetividade de programas de Saúde.
	
	Criar, Implantar e Avaliar Programas de Saúde.
		
	
	 6.
	Ref.: 233195
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como Saúde para Todos no Ano 2000. A Declaração de Alma-Ata, o pacto assinado entre 134 países, concebe a saúde como um direito humano. Sobre a Declaração de Alma-Ata NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	O envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde foram estimulados e intensificados.
	 
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde não influenciou as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	A Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira.
	
	Com a incorporação do movimento ¿Saúde Para Todos¿ foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7.
	Ref.: 233207
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em 1979 foi criada a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que embora estivesse focada na pós-graduação, sempre atuou nas questões acadêmicas e dos serviços de saúde, incluindo com destaque os temas de pesquisa, formação e intervenção da Epidemiologia. Sobre a contribuição da ABRASCO no desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	A influência da ABRASCO na melhoria das condições de saúde da população brasileira foi e continua sendo significativa.
	
	Os Congressos Brasileiros de Epidemiologia organizados pela ABRASCO representaram marcos para o desenvolvimento da Epidemiologia Brasileira.
	 
	A pesquisa no campo da saúde coletiva vem diminuindo visto que os problemas de saúde e suas relações com os determinantes políticos, sociais, econômicos e culturais não refletem o desenvolvimento da pesquisa epidemiológica.
	
	A preocupação dos epidemiologistas da ABRASCO com a reorganização dos sistemas de saúde e o engajamento no movimento de Reforma Sanitária, que estava em curso no país e teve seu ápice na época da VIII Conferência Nacional de Saúde, marco da criação do SUS.
	
	A ABRASCO vem contribuindo para o aumento progressivo da produção científica em Epidemiologia tanto nas universidades e centros de pesquisa quanto nos serviços de saúde do Brasil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8.
	Ref.: 884597
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No processo de construção de Políticas Públicas de Saúde no Brasil,a epidemiologia é utilizada para Elaboração, Implementação e Avaliação destas Políticas Públicas. Diante disso, que etapa abaixo NÃO faz parte do processo de construção de Políticas Públicas de Saúde:
		
	 
	Formação do Profissional.
	
	Avaliação da política.
	
	Formulação da política propriamente dita.
	
	Identificação de problemas socialmente relevantes.
	
	Implementação da política.
		
	
	 9.
	Ref.: 230229
	Pontos: 0,50  / 0,50
	
	Para contribuir com a gestão da saúde, a Epidemiologia precisa desenvolver investigações na interface biológico-social de todo processo saúde/doença/cuidado. Dentro do contexto da contribuição da epidemiologia, o conceito de Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS)compartilha as características do modelo de atenção integral à saúde, exigindo a incorporação de conhecimentos epidemiológicos para o seu pleno funcionamento, permitindo melhorar as condições de saúde da população. Nesse contexto, são objetivos dos Territórios Integrados de Atenção à Saúde COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Assegurar a melhora da gestão clínica.
	
	Integrar as ações de atenção básica aos serviços de urgência.
	
	integrar as ações de atenção básica à atenção especializada.
	
	Assegurar o acesso ao cuidado integral.
	 
	Assegurar o uso indiscriminado de recursos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10.
	Ref.: 592423
	Pontos: 0,00  / 0,50
	
	Para analisar o perfil de morbidade dos agravos de notificação obrigatória em todo o território nacional, pode-se utilizar os dados existentes:
		
	 
	no SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
	
	na INFSUS - Informação do Sistema Único de Saúde.
	
	na INDN - Informatização dos Dados Notificados.
	 
	no SIVAS - Sistema de Vigilância em Saúde.
	
	no SINCS - Sistema de Notificação Compulsória em Saúde.

Outros materiais