Buscar

DISCURSSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMAS CONTEMPORANEOS 
Descreva o conceito de gênero a partir da perspectiva construcionista¿
Resposta: Gênero é um conceito desenvolvido para contestar a naturalização da diferença sexual em múltiplos terrenos de luta. 
Descreva a consequencia da falta de comunicação entre professor e alunos¿ 
Resposta: A falta de comunicação entre professor e aluno causa muia revolta nos estudantes independentemente da idade ou da serie em que se encontram. É possível que essa atitude afete a auto estima dos jovens, incomodados com o fato de serem ignorados
Descreva o conceito de normalidade ¿
Resposta: É um modelo sociocultural que se transforma através do tempo e do espaço e que, portanto, não deve ser tomado como algo definido e imune a reflexão critica. Caminhamos na direção de uma educação cidadã e inclusiva exige que questionemos constantemente esses padrões e seus efeitos de discriminação e exclusão sobre indivíduos e grupos no interior da escola.
Caracterize a expressão “currículo oculto” ¿
Resposta representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar; sendo oculto por que não aparece no planejamento do professor, tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
Exercendo assim uma influência não consciente, mas eficaz na formação, tal como os conteúdos que não são explícitos em planos e programas de estudo, manifestando-se de forma implícita nas aprendizagens, tanto dentro da sala de aula como em outros espaços escolares.
Outro conceito importante de "currículo oculto", é que ele inclui diversos valores, por exemplo: religião, preconceitos de cor e de classe, regras de comportamento, etc. que a escola pode ensinar, mesmo sem mencioná-los em seu currículo.
Escola Plural ¿
Resposta: Movimento de renovação pedagógico, desencadeado por profissionais da educação, nos anos 70 e 80, pelo respeito a diversidade, além de preconizar o respeito aos diversos ritmos da aprendizagem e a escola como espaço de dialogo cultural buscou se promover a igualdade e o direito as diferenças de gênero e raça no ambiente escolar 
Apresente uma justificativa para o desinteresse escolar d muitos alunos
Resposta: Uma possível explicação para o desinteresse dos alunos parece ser o conteúdo programático das aulas. Há alunos que demonstram desconhecimento sobre a utilidade de um conteúdo ou avaliam de acordo com o que consideram instrumento só para um futuro distante.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes