Buscar

apol teorias do conhecimento pedagogico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	baseia-se no aprender fazendo, de modo que valorizam-se a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.vvvvv
	
	B
	é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	emprega principalmente a exposição oral.
	
	E
	baseia-se na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado, técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 32.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre A avaliação na concepção da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a avaliação valoriza os aspectos cognitivos com ênfase na memorização. O que é transmitido pelo professor deve ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	a avaliação procura verificar o processo de aprendizagem; passam a ser valorizados a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.vvvvvv
	
	C
	a avaliação deve controlar os resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	inexiste uma avaliação formalmente estabelecida nessa concepção da escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	a avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado
Questão 3/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere o seguinte extrato de texto:
“As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, adaptação e de perpetuação de desigualdades são forçados pelas práticas escolares. Os principais fundamentos dessas teorias emergem de duas escolas: a escola de Frankfurt e a escola francesa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 92,93.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre as teorias crítico-reprodutivistas, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1 – Críticas.
2 – Reprodutivistas.
(   ) Concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais.
(     ) Reconhecem a relação entre educação e sociedade.
(    ) Chegaram à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1, 2, 2.vvvvv
	
	B
	2, 2, 1.
	
	C
	1, 2, 1.
	
	D
	2, 1, 2.
	
	E
	1, 1, 2.
Atente para a seguinte citação:
“A educação na escola nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p.94.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a organização dos conteúdos segue a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois acredita-se que a criança assimila o saber do mesmo modo que o adulto.
	
	B
	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	
	C
	Os conteúdos não possuem relevância; o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudem por si próprios, se assim o desejarem.vvvvv
	
	D
	Os conteúdos a serem ensinados devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	
	E
	Os conteúdos são colocados à disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Em uma visão escolanovista, os conteúdos são organizados em projetos que permitem aos alunos uma adaptação na sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 160.
De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre avaliação na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a avaliação valoriza os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. O que é transmitido pelo professor deve ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	v
	na escola nova na vertente não diretiva, faz-se uma autoavaliação, uma forma 
privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber somente 
tem relevância com base no significado que tem para cada indivíduo.vvv
	
	C
	a avaliação deve permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	inexiste uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente 
não diretiva.
	
	E
	a avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.

Outros materiais