Buscar

Estágios do trabalho de parto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Biomedicina
Estágios do Trabalho de Parto
O trabalho de parto é definido como contrações uterinas repetidas de frequência, intensidade e duração suficientes para causar apagamento cervical progressivo e dilatação.
O primeiro estágio começa com o início do trabalho de parto e termina com a dilatação cervical completa. Ele é dividido em fases latente e ativa:
Fase latente – começa com o inicio das contrações regulares e termina quando há um aumento na velocidade de dilatação cervical ( e geral de 3 a 4 cm de dilatação).
Fase ativa – é caracterizada por um aumento na dilatação cervical e pela descida da apresentação fetal. Ela termina com a dilatação cervical completa e é ainda subdividida em três fases;
Fase de aceleração: o aumento gradual na velocidade de dilatação inicia a fase ativa e marca mudança para dilatação rápida;
Fase de aceleração máxima: o período de trabalho de parto com a maior aceleração de dilatação cervical;
Fase de desaceleração: durante a porção terminal de fase ativa, a dilatação parece ficar mais lenta até a dilatação cervical completa.
O segundo estágio do trabalho de parto é o intervalo entra a dilatação cervical completa e o nascimento do neonato.
O terceiro estágio é o intervalo entre o nascimento do bebê e a saída da placenta.
O quarto estágio, ou puerpério, ocorre após o parto e se conclui com a completa resolução das mudanças fisiológicas da gestação, geralmente considerado como as primeiras seis semanas pós-parto. Durante esse período, o trato reprodutivo retorna ao estado não grávido e a ovulação pode recomeçar. 
Mecanismo do Trabalho de Parto
Os movimentos cardinais do trabalho de parto referem-se às mudanças na posição da cabeça fetal durante a passagem pelo canal do parto na apresentação cefálica: 
Encaixe é a descida do diâmetro biparietal da cabeça fetal abaixo do plano de estreito pélvico. Clinicamente, se a parte mais inferior da região occipital encontra-se no nível ou abaixo das espinhas isquiáticas maternas, o encaixe está presente. O encaixe pode ocorrer antes do início do verdadeiro trabalho de parto.
Descida da cabeça fetal para o soalho pélvico um evento importante no trabalho de parto. A maior velocidade de descida ocorre durante a fase de desaceleração do primeiro estágio e durante o segundo estágio. 
Flexão da cabeça fetal é um movimento passivo que permite ao menor diâmetro da cabeça passar pela pelve materna. 
Rotação interna, o occipito fetal roda a sua posição original em direção a sínfise púbica, ou menos comumente, m direção a depressão sacral.

Outros materiais