Buscar

Resumão geologia 35 questoes de av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1-A definição: "um material natural constituído de camadas e horizontes de compostos minerais e/ou orgânicos." Está relacionada a:
Pedologia
2-O conjunto de processos que desagregam e transportam solo e rochas morro abaixo ou na direção do vento, recebe o nome de:
Erosão
3-Quando as rochas são fragmentadas por processos mecânicos que não mudam sua composição química, estamos falando do processo de:
Intemperismo físico
4-Segundo Wegener, o precursor da idéia da separação dos continentes, qual a sequência da deriva continental?
Pangéia - Gondwana e Laurásia - continentes atuais
5-O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:
Ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
6-Qual o tipo de rochas que se forma através da cristalização do magma, uma massa de rocha fundida que se origina em profundidade na crosta e no manto superior?
Ígneas
7-Assinale a alternativa correta, quanto a rocha sedimentar:
Rochas formadas pela consolidação de pedaços pré-existentes de rocha na superfície.
São formadas de substâncias em soluções iônica ou coloidal através de processos químicos variadas, e se depositam pela evaporação e precipitação. A precipitação produz materiais finamente cristalizados ou amorfos. A evaporação pode produzir cristais maiores, como acontece com depósitos de sal ou gipsita. Qual tipo de rocha sedimentar é descrito nesta frase?
Química
8-Falamos que um mineral é cristalino quando:
Possui um arranjo tridimensional, ordenado e repetitivo de seus átomos
9-No movimento de convecção das placas, sempre uma faz o movimento de subducção e outra soergue. Assinale abaixo a alternativa que corresponde, respectivamente, a densidade das placas que fazem os movimentos acima:
Mais densa desce e a menos densa sobe
10-Como se chama o processo que envolve a compactação e/ou cimentação onde os sedimentos são convertidos em rochas sedimentares?
Litificação
11-Quando ocorre o choque entre duas placas litosféricas oceânicas, forma-se aqui na superfície:
Ilhas
12-Estado de tensão cisalhante, atua uma tensão de cisalhamento, que provoca movimentos paralelos em sentidos opostos. Estamos falando em limites tectônico:
Transformante
13-Assinale a alternativa correta quanto movimento entre as placas tectônicas:
O movimento de convergência entre as placas está relacionado com as cadeias montanhosas e os terremotos.
14-O processo relacionado a desintegração e decomposição das rochas em fragmentos de diversos tamanhos é chamado de: 
Intemperismo
15-Quando as rochas são fragmentadas por processos mecânicos que não mudam sua composição química, estamos falando do processo de: 
Intemperismo químico 
16-Em relação à era paleozoica é correto afirmar:
O Período Cambriano foi um marco importante, pois foi onde a maioria dos principais grupos de animais apareceram como registro fóssil. Durante este período, o mundo estava quase todo coberto por mares, e os organismos existentes eram inteiramente marinhos.
17-No limite tectônico divergente, atua uma tensão de distensão ou de torção que altera a forma da rocha, alongando-a ou fraturando-a. Se o comportamento da rocha for rúptil, forma-se uma falha distensiva. Se o comportamento for dúctil, ocorre um estiramento. Essa definição refere-se ao estado de tensão: 
Distensivo
18-O que são sedimentos terrígenos?
São partículas geradas pelo intemperismo e erodidas nos continentes. 
19-Explique o que é sedimento.
É qualquer matéria sólida que se deposita, se depositou ou é passível de se depositar, é um grão.
20-Sobre as grandes estruturas geológicas da terra, estão CORRETAS as afirmações: I. Os Escudos Cristalinos são dobramentos antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais ancestrais. II. Tectonismo é a denominação geral para a ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma. III. As Bacias Sedimentares originaram-se do entrechoque de placas ocorrido no final do período Cretáceo e início do período terciário. IV. Nos dobramentos antigos (Escudos Cristalinos), concentram-se os vulcões ativos e extintos e também as grandes fraturas da crosta. 
I e II 
21-Recentemente, o perigo dos terremotos voltou a lembrar o homem que a base rochosa na qual vive é apenas aparentemente imóvel. Como exemplos de formas de relevo que demonstram a vitalidade e a dinâmica dos agentes internos, pode-se destacar:
As cordilheiras do oeste do continente americano.
22-A propriedade de um mineral relacionada a quantidade de luz refletida pela sua superfície é: 
Brilho
23- São compostas, em grande parte, de silicatos ferromagnesianos
Rochas ultramáficas.
24-Qual camada abaixo está relacionada a maior concentração de ferro e níquel?
Núcleo
25-No limite tectônico convergente, atua uma tensão de compressão que altera o volume das rochas, tornando-o menor. Neste caso, se o comportamento da rocha for rúptil, origina-se uma falha compressiva. Já se o comportamento for dúctil, é formada uma dobra. Estamos nos referindo há estado de:
Tensão compressivo
26- No seu livro viagem ao centro da terra, Júlio Verne descreve a aventura comandada pelo Professor Lidenbrock que tem por companhia o seu sobrinho Axel e o guia Hans. Depois de passarem por inúmeros feitos extraordinários, como atravessar incontáveis poços e passagens, cruzar com uma imensa caverna preenchida por águas marinhas, percorrer uma floresta povoada por cogumelos, presenciar uma luta entre monstros originários da pré-história do Planeta, e ter uma visão dos humanos pertencentes à era terciária, os protagonistas desta jornada conseguem inesperadamente retornar à superfície terrestre, através do vulcão Etna, localizado na Sicília, cidade italiana... Hoje sabemos que por muito tempo a viagem do homem ao centro da terra será uma ficção, mesmo assim, o homem tem conhecimento da estrutura da terra. O método indireto permite que se possa inferir a estrutura do nosso planeta. Entre as alternativas abaixo marque aquela que possui somente métodos indiretos de pesquisa.
Magnetismo, gravimetria e sísmica
27- Essas unidades geológicas são regiões muito antigas, estáveis, do ponto de vista tectônico, e compostas por rochas ígneas e sedimentares metamorfizadas, que afloram e geralmente exibem marcas de deformações pretéritas. A maioria dessas rochas tem uma idade pré-cambriana. A descrição acima refere-se aos (às):
Escudos continentais. 
28- Um turista brasileiro que estiver interessado em atravessar uma área de montanhas recentes com picos constantemente recobertos de gelo deve fazer o percurso indicado no mapa com o número:
4 
29-Quando o resfriamento do magma ocorrer no interior do globo terrestre, a rocha resultante será do tipo:
Ígnea intrusiva
30-O estado cristalino pode ser conseguido pela passagem da matéria do estado físico _______________, em ambiente __________________. Isto ocorre na cristalização de um________________, material rochoso fundido. Ocorre também pela condensação de materiais rochosos em estado de vapor, quando os cristais se formam diretamente do vapor sem passar pelo estágio intermediário do estado líquido.
Amorfo para o cristalino; geológico quente; magma
31-Por ser tão ampla, a Geologia necessita da interdisciplinaridade, envolvendo também outros campos do conhecimento. Marque a alternativa em que todas as áreas de conhecimentos estejam diretamente ligadas à Ciência Geológica.
Geografia e Economia
As rochas ígneas ou magmáticas são aquelas que resultam do resfriamento de material rochoso fundido, chamado:
Magma
32-A natureza apresenta diversos tipos de rochas que podem ser agrupadas e classificadas. As rochas podem ser classificas, de acordo com sua origem, em três grandestipos. Em relação a esses tipos marque a alternativa que apresenta os tipos de rocha.
Magmática, metamórfica e sedimentar
33-Como se faz a identificação de um mineral?
A identificação de um mineral se faz por: 1- Cor e Brilho; 2- Formas do cristal; 3- Clivagem e Fratura; 4- Dureza; 5- Peso Específico.
34-Qual exemplo abaixo está relacionado a uma rocha ígnea intrusiva usada na construção civil como ornamental?
Granito
35-O tempo geológico não pode ser acompanhado por uma vida humana, pois está relacionado a uma escala em quantidade de tempo, que o homem não sobrevive. A partir dessa afirmação, explique como o homem observa o tempo geológico.
O homem observa o tempo geológico através de sua materialização nas rochas, que preservam a marca de eventos que marcaram a contagem de tempo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes