Buscar

Resenha ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO DO CÓRREGO BARRO PRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC GOIÁS
ESCOLA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Goiânia, XX de XX de XXXX
	Nome do Aluno:
	
	Curso:
	
	Data:
	
Identificação da Obra:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Protozoários de veiculação hídrica: relevância em saúde pública. 1 ed. Campinas, 2006.
A qualidade da água e a veiculação hídrica são temas de importância em saneamento da água devido ao caráter zoonótico desses protozoários.
A demanda por água no país aumenta gradativamente e as fontes de água doce utilizadas vêm sofrendo um grande processo de degradação devido ao despejo de esgotos e dejetos de animais, o que propicia a disseminação de parasitas através dos recursos hídricos utilizados, A resistência destes é um agravante, pois oocistos e cistos podem persistir mesmo adotando-se os métodos mais eficazes para a desinfecção e tratamento de água.
O crescimento populacional em todo o mundo, a necessidade de quantidades maiores de água, tanto pela indústria como para irrigação agrícola, exigem novas demandas de reservas de águas disponíveis.
As águas de recreação constituem um risco de aquisição de doenças, desde o início da história da humanidade. Na atualidade, vários fatores contribuem para a relevância deste tema em saúde pública: a emergência de novos e “velhos” patógenos; o aumento das atividades aquáticas como lazer; a maior oferta de piscinas e parques aquáticos, e o aumento da consciência sobre a importância das águas de recreação na veiculação de doenças, pelos profissionais da saúde. Nos EUA, para as águas tratadas (piscinas, por exemplo) não existe uma agência regulatória ou diretrizes nacionais visando à padronização de operação, filtração ou desinfecção, até hoje; apenas há regulamentações em nível estadual e municipal. Assim, quando examinados os dados sobre surtos de gastroenterite associados às águas de recreação naquele país, os principais problemas que se destacam são deficiências de desígnio, de uso e de manutenção das piscinas gerando alteração da qualidade da água.

Outros materiais