Buscar

FUNDAMENTOS DA PESQUISA HISTORICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 100  - Fundamentos da Pesquisa Histórica 
Leia a afirmação a seguir: 
Tanto a narrativa histórica como as fontes históricas analisadas refletem escolhas, opções, perspectivas, denotando posicionamentos ímpares e uma carga de subjetivismo que é própria a todos os historiadores, professores e estudantes de História. Isso significa experiências históricas distintas, reforçando os processos de individualização e de socialização dos indivíduos. As múltiplas formas de se escrever a História, isto é, os diversos modelos narrativos empregados para transmitir ideias historicamente construídas, evidenciam o amplo leque de possíveis interpretações do passado. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Conforme a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a narrativa histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. Alguns historiadores consideram que a História, compreendida como disciplina científica, abarca tanto aquilo que aconteceu no passado como também as formas como tais acontecimentos são narrados.
II. Uma característica interessante das narrativas históricas é a ausência de dialogismo, isto é, a narrativa elaborada pelo historiador é resultado da possibilidade única de leitura das fontes e, por conseguinte, será a mesma leitura de um eventual leitor.
III. A afirmação de que somente por meio de narrativas se tem história pode ser explicada pelo fato de que são elas as conexões entre passado e presente com vistas ao futuro.
IV. As narrativas históricas podem ser apresentadas em diferentes formas ou tipos de linguagem, como por meio da oralidade, das narrativas escritas e, até mesmo, pela linguagem do cinema. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Considere a seguinte afirmação: 
Aulas de História explorando o cinema já aconteceram com o uso de projetores em sala de aula, com o uso de videocassetes, DVD players e, mais recentemente, com data shows (projetor multimídia). Os projetores de películas eram mais difíceis de utilizar, demandando conhecimento técnico e todo um preparo para a exibição. Os videocassetes facilitaram o trabalho em sala de aula, apesar dos inconvenientes de termos de rebobinar as fitas a cada aula e contarmos com sorte para acertarmos exatamente no trecho que planejamos exibir. Os DVD players otimizaram ainda mais nossas práticas, com recursos digitais de avançar e voltar o disco até o trecho desejado. Com o personal computers e os projetores multimídia, a tarefa de exibir filmes em sala de aula ganhou agilidade e funcionalidade, mas exigiu novos conhecimentos técnicos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre o cinema como fonte histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. A característica propagandística do cinema está diretamente relacionada à natureza manipulativa que o cinema oferece, isto é, todo filme dirige o espectador para um determinado ponto de acordo com os interesses do roteiro e/ou do diretor, por exemplo.
II. De todos os estilos cinematográficos, os filmes documentais, os documentários históricos são as fontes mais confiáveis que os historiadores podem contar, já que se constituem como registros fidedignos da realidade.
III. O cinema, para ser explorado como fonte histórica, demanda os mesmos procedimentos que outras fontes, como o estabelecimento de contrapontos e paralelos com outras documentações.
IV. Uma curiosidade interessante em relação ao cinema é o fato de que, primeiramente, o cinema foi explorado como fonte histórica pelos historiadores e, somente depois, explorou os conhecimentos históricos na produção cinematográfica. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Considere a seguinte afirmação: 
Um detetive só consegue exercer seu ofício por meio da análise das evidências, de provas concretas que atestem a sua versão dos fatos. Por isso, os detetives investigam, fotografam, gravam conversas, filmam situações, tudo para que tenham em suas mãos evidências que corroborem a história que contarão. Assim é com os historiadores, para os quais não há história verossímil sem o embasamento fundamentado nas fontes. Porém, o que se consegue é sempre uma versão do passado, assim como o detetive apresenta a sua versão dos acontecimentos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Conforme a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as fontes históricas, analise as seguintes asserções:
I. O ofício do historiador existe independentemente da existência ou não das fontes históricas.
PORQUE
II. É preciso que haja um olhar preparado para lidar com as evidências do passado, com os vestígios que o tempo deixou para os historiadores. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Considere a seguinte informação: 
Em tempos de mudanças rápidas, a preocupação com o passado tem sido menosprezada por muitas pessoas. O imediatismo característico da sociedade contemporânea relega o passado às amareladas páginas dos livros e aos escuros corredores dos museus. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as funções da História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O ofício dos historiadores consiste em se pensar o passado com os olhos do passado.
	
	B
	A preocupação que devemos ter com a História é pensar no presente com os olhos do passado.
	
	C
	Pensar em História é pensar no futuro, buscando respostas para as aflições e questionamentos do presente.
	
	D
	O historiador limita-se a analisar apenas a história do tempo presente, evitando os dados do passado.
	
	E
	A história é o ato de se pensar no presente a respeito do futuro, buscando respostas para as indagações do passado.
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Vivemos em um mundo dominado por imagens e sons obtidos ‘diretamente’ da realidade, seja pela encenação ficcional, seja pelo registro documental, por meio de aparatos técnicos cada vez mais sofisticados. E tudo pode ser visto pelos meios de comunicações e representado pelo cinema, com um grau de realismo impressionante. [...] As fontes audiovisuais e musicais ganham crescentemente espaço na pesquisa histórica. Do ponto de vista metodológico, são vistas pelos historiadores como fontes primárias novas, desafiadoras, mas seu estatuto é paradoxal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, p. 235-289, 2006. p. 235. 
A partir do excerto de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre decupar um filme como fonte histórica, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Enquadramento
2. Corte
3. Sonorização
4. Montagem
( ) Processo pelo qual são selecionadas e unidas as cenas filmadas na sequência desejada para exibição.
( ) Trata-se da seleção das imagens e sequências que serão apresentadas no filme propriamente dito, já que nem tudo o que foi filmado será aproveitado.
( ) Diz respeito ao conjunto das técnicas e procedimentos
relacionados à edição do som em um filme, como o uso de trilha sonora.
( ) Relaciona-se ao modo de posicionamento da câmera durante as filmagens, isto é, trata-se da perspectiva que será captada e apresentada ao espectador. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais