Buscar

AULA 5 -Tributação em operações com produtos e mercadorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tributação em operações com produtos e mercadorias - Operações de venda
Pelo princípio da competência, nas vendas deve haver a baixa dos estoques e apuração do Custo referente a receita obtida. A baixa tem natureza a crédito dos estoques e sua contrapartida é a débito no Sistema de Resultado à conta representativa do Custo (CMV ou CPV) apurado na operação.
Tributos incidentes sobre vendas no regime não cumulativo
No preço estão embutidos impostos e contribuições incidentes sobre o valor das vendas que deverão ser recolhidos aos cofres públicos nos prazos determinados.
Entre os Impostos e Contribuições sobre as vendas podemos ter:
• Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS.
• Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN.
• Imposto de Exportação - IE.
• Contribuição para o Programa de Integração Social – PIS – FATURAMENTO.
• Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS
O Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI não integra a Receita Bruta de Vendas, por determinação da legislação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Decreto nº3.000/99, art. 279, parágrafo único.
Os demais impostos e contribuições integram o valor da Receita Bruta de Vendas (exceto se cobrados destacadamente do comprador ou contratante – ex. ICMS por substituição tributária) e serão dela deduzidos para apuração da Receita Líquida de Vendas.
Com base nos ditames do CPC 30 – itens 8A e 8B a divulgação da Receita na demonstração do resultado deve ser feita a partir dos conceitos nele contidos, salientado que a entidade deve fazer uso de contas de controle interno, como “Receita Bruta Tributável”, para fins fiscais e outros. As conciliações entre os valores registrados nas citadas contas de controle interno devem ser evidenciadas em nota explicativa. Portanto, não há obrigatoriedade de divulgação na DRE dos tributos incidentes sobre as vendas como dedução do Faturamento e Receita Bruta, partindo-se direto do valor ajustado da Receita Líquida.
Conforme já observado, os saldos a recolher, no regime não cumulativo, dos tributos incidentes, nas operações de venda ao longo de um período devem ser compensados com os créditos obtidos nas compras de mercadorias e matérias-primas.    
PIS e COFINS no sistema cumulativo
As empresas tributadas pelo Lucro Presumido (será estudado mais adiante) ou Arbitrado pela Fazenda Pública, devem calcular o PIS e a COFINS com base no regime cumulativo, utilizando as alíquotas 0,65% e 3%, respectivamente, sobre a Receita Bruta, deduzidas as exclusões:
Vendas canceladas, devoluções de vendas.
Descontos incondicionais concedidos e bonificações vantagens concedidas aos clientes, normalmente em função de quantitativo de compras.
Pagamentos em dia ou qualificações atribuídas ao cliente, entre outras.

Outros materiais