Buscar

Art. 241 Registro de nascimento inexistente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito penal iV: parte especial
Prof. MsC. Eduardo Ferraz
REGISTRO DE NASCIMENTO INEXISTENTE
Legislação
Art. 241. Promover no registro civil a inscrição de nascimento inexistente:
Pena - reclusão, de dois a seis anos.
Bem jurídico
A regular organização da família e a fé pública nos documentos oficiais, em especial a segurança das fontes probatórias do estado de filiação.
Sujeito ativo
Qualquer pessoa (delito comum).
Nada impede que pessoa estranha à família dos que são apontados como pais da pessoa inexistente seja sujeito ativo. Assim, pode praticar o delito ainda o Oficial do Registro Civil, e serão partícipes aqueles que colaborarem na prática do conduta do agente, como o médico que fornece atestado médico, as testemunhas do nascimento etc.
Possível a coautoria quando o pai e a mãe promovem inscrição falsa de filho fictício.
Sujeito passivo
O Estado e as pessoas eventualmente prejudicadas pelo registro.
Tipo objetivo
Promover (requerer, originar, provocar) no Registro Civil a inscrição de nascente inexistente. Configura igualmente o tipo a inscrição de nascimento de natimorto.
Assim, configurado está o tipo se afirma ter nascido filho de mulher que não deu à luz, seja por não encontrar-se grávida, seja por não ter ocorrido o parto, ou quando se declara vivo o natimorto.
O delito em espécie absorve o delito de falsidade ideológica ou material (art. 299, CP).
Tipo subjetivo
Dolo (vontade e consciência) de promover no Registro Civil a inscrição de nascimento inexistente. Não há elemento subjetivo especial do tipo.
Consumação
Com a efetiva inscrição do nascimento inexistente no Registro Civil, independentemente da eventual ocorrência de prejuízo a outrem. É um delito instantâneo de efeitos permanentes.
Tentativa
Admissível. Exs.: quando o delito não se consuma por não se registrar no livro adequado por desconfiança do Oficial do Registro Civil; por denúncia da falsidade.
Ação penal
Pública incondicionada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais