Buscar

AULA 10-Notas explicativas e outras informações

Prévia do material em texto

Notas explicativas e outras informações
A apresentação de Notas Explicativas anexas às Demonstrações Contábeis quando de sua divulgação está prevista no § 4º do artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ação), que transcrevemos a seguir:
“As demonstrações serão complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”.
“O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis”.
A nota explicativa é uma forma de evidenciação contábil, que se reveste de uma grande importância na contabilidade atual, visto que o objetivo da contabilidade é o de fornecer informações úteis para o processo decisório dos diversos agentes econômicos, inclusive os administradores das Entidades.
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis, servindo como um complemento a elas.
As notas explicativas podem ser apresentadas tanto em formato descritivo como no de quadros analíticos. 
Podem ainda englobar outras demonstrações, necessárias a melhorar e a tornar mais completo o esclarecimento dos resultados e da situação financeira da empresa.
As notas explicativas devem: (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) 
I - apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
II - divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
III - fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)
IV - indicar: (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
a) os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (art. 247, parágrafo único); (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações (art. 182, § 3o ); (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
d) os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
f) o número, espécies e classes das ações do capital social; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
g) as opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
h) os ajustes de exercícios anteriores (art. 186, § 1o); e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
i) os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)
As notas explicativas são apresentadas pela ordem a seguir:
Declaração de conformidade com os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis;
Resumo das políticas contábeis significativas aplicadas;
Informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis pela ordem em que cada demonstração e rubrica sejam apresentadas; e
Outras divulgações, incluindo:
- Passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos; e
- Divulgações não financeiras, como, por exemplo, os objetivos e políticas de gestão do risco financeiro da entidade.
Contexto Operacional
Apesar de não estar diretamente prevista na lei societária (Lei nº 6404/76) ou no pronunciamento nº 26 do CPC, a nota sobre o Contexto Operacional tem sido divulgada por uma ampla gama de empresas. Nesta nota, usualmente, encontramos informações acerca do ramo de atividade explorado pela empresa, a sua base de operação e o mercado em que atua e, também, qual o estágio do empreendimento, identificando se está em fase de implantação, consolidado ou em expansão.
O objetivo desta nota, conforme entendimento encontrado no site Portal de Contabilidade, é fornecer informações “para que os analistas e demais usuários das demonstrações financeiras possam melhor avaliar a situação da empresa e os seus resultados, bem como julgar da razoabilidade de índices de rentabilidade e liquidez.”
Sumário das práticas contábeis
Esta nota, denominada de Sumário das práticas contábeis, usualmente a segunda apresentada pelas empresas, é voltada para o entendimento pleno das informações veiculadas nas demonstrações contábeis, atingindo, assim, o objetivo dessas demonstrações: exprimir com clareza a composição do patrimônio da empresa e os resultados obtidos. 
Para isso, nesta nota encontramos a divulgação dos principais critérios de reconhecimento e de avaliação dos elementos integrantes do patrimônio. Normalmente, é uma das notas mais extensas.
Dessa forma, reafirmamos que o objetivo desta nota é o de permitir que os usuários conheçam as práticas contábeis, com vistas a facilitar o entendimento da situação patrimonial e financeira da empresa, bem como suas operações.
Da mesma forma, os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 10% do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de designações genéricas, como “diversas contas” ou “contas-correntes”; também o CPC se manifesta nesse sentido, ao determinar que os itens de natureza ou função distinta devem ser apresentados separadamente, salvo se imateriais.
Aplicação de julgamentos e práticas contábeis críticas
Esta é normalmente a terceira nota apresentada pelas empresas e tem por objetivo a divulgação de informações acerca dos principais pressupostos relativos às principais incertezas das estimativas à data do balanço, que tenham risco significativo de provocar modificação material nos valores contábeis de ativos e passivos durante o próximo período.
Com respeito a esses ativos e passivos, as notas explicativas devem incluir detalhes informativos acerca:
• Da sua natureza; e 
• Do seu valor contábil à data do balanço.
Gerenciamento de riscos
Algumas empresas apresentam esta nota identificando os riscos a que estão sujeitas na continuidade de suas operações, bem como dando conta do processo de gerenciamento destes riscos. Ela é adotada, geralmente, como a quarta nota a ser apresentada pelas empresas. 
A gestão de riscos tornou-se alvo de preocupação para empresas do mundo inteiro após episódios de perdas extremas sofridas por empresas por conta de diversos fatores, entre eles a volatilidade nas taxas de câmbio, a cotação de commodities e as taxas de juros.
A complexidade atual do ambiente regulatório e de negócios em geral, além da volatilidade dos mercados e, também, da própria busca por um controle mais efetivo dos processos e das informações, têm feito com que um número relevante de empresas busque soluções com capacidade para minorar ou gerenciar seus riscos.
Outras divulgações
Além dessas notas, que abrangem o objeto operacional da empresa, as políticas e práticas contábeis, a aplicação de julgamentos e práticas contábeis críticas, bem como o Gerenciamento de Riscoadotado pela Entidade, usualmente, informações detalhadas acerca de cada um dos grupamentos contábeis do balanço e da demonstração do resultado são apresentadas nas notas explicativas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes