Buscar

PROVA DIREITO DO TRABALHO RESPONDIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Escola do Direito
Curso de Direito –RF
Semestre 2017.2�Disciplina DIREITO DO TRABALHO II
Professor Antonino Pio Cavalcanti de Albuquerque
Unidade Avaliativa: U2���
Aluno: _______________________________________________________ Turma: 8MA RF
Desempenho na Unidade
	Prova
	Nota da Unidade:
	10,0
	
PROVA
Data da realização: 27 /10 / 2017
Data da correção e devolução em sala: 03 /11 / 2017 
	DOU CIÊNCIA DE QUE CASO NÃO ME ENCONTRE PRESENTE PARA RECEBÊ-LA, ESTOU SUJEITO A PERDA DO PRAZO PARA REQUERER REVISÃO DE PROVA.
	OUTRAS INFORMAÇÕES: NÃO É PERMITIDO RASURAS NO PREENCHIMETO DAS QUESTÕES OBJETIVAS NO GABARITO, SOB PENA DE ANULAÇÃO. NÃO É PERMITIDA O PREENCHIMENTO DAS QUESTÕES SUBJETIVAS ALÉM DOS ESPAÇOS DETERMINADOS, DEVENDO OBSERVAR AS LINHAS FORNECIDAS, SOB PENA DE ANULAÇÃO.
NÃOÉ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE CÓDIGOS, ANOTAÇÕES OU QUALQUER OUTRO MEIO ELETRÔNICO
CADA QUESTÃO OBJETIVA VALE 1,0 PONTOS E CADA QUESTÃO SBJETIVA VALE 3,0 PONTOS
	QUESTÕES OBJETIVAS
	1
	2
	3
	4
	A
	B
	B
	D
GABARITO
01 (XVII EXAME UNIFICADO) - Josué e Marcos são funcionários da sociedade empresária Empreendimento Seguro Ltda., especializada em consultoria em segurança do trabalho e prevenção de acidentes. No ambiente de trabalho de ambos, também ficam outros 10 funcionários, havendo placas de proibição de fumar, o que era frisado na contratação de cada empregado. O superior hierárquico de todos esses funcionários dividiu as atribuições de cada um, cabendo a Marcos a elaboração da estatística de acidentes ocorridos nos últimos dois anos, tarefa a ser executada em quatro dias. Ao final do prazo, ao entrar na sala, o chefe viu Josué fumando um cigarro. Em seguida, ao questionar Marcos sobre a tarefa, teve como resposta que ele não a tinha executado porque não gostava de fazer estatísticas. Diante do caso, assinale a afirmativa correta. 
A) Josué e Marcos são passíveis de ser dispensados por justa causa, respectivamente por atos de indisciplina e insubordinação. 
B) Ambos praticaram ato de indisciplina. 
C) Ambos praticaram ato de insubordinação. 
D) A conduta de ambos não encontra tipificação legal passível de dispensa por justa causa.
2 - A empresa farmacêutica “W” possui regulamento interno determinando os procedimentos que devem e não devem ser praticados pelos seus empregados no ambiente de trabalho. Neste regulamento interno consta a proibição de utilizar roupas escuras no ambiente de trabalho, em razão da higiene necessária para o ramo de atividade. Assim, os seus empregados devem utilizar uniformes brancos. Vânia, empregada da referida empresa, descumpriu o referido regulamento comparecendo ao serviço com calça preta e blusa marrom sob o referido uniforme, porém aparente. Devidamente advertida, Vânia voltou a comparecer ao serviço com calça preta, também aparente. Devidamente suspensa, Vânia compareceu ao serviço com uma blusa vermelha sob o uniforme, porém, visível. Neste caso, Vânia poderá ser dispensada por justa causa, em razão da prática de conduta configuradora de
Insubordinação.
indisciplina.
desídia.
incontinência de conduta.
improbidade.
3 - Clodoaldo, empregado da empresa “VV” há cinco anos, forneceu informação falsa quanto às suas necessidades de deslocamento de sua residência para o seu local de trabalho, visando receber maiores vantagens a título de vale TRANSPORTE. Neste caso, Clodoaldo
praticou falta grave passível de rescisão de seu contrato de trabalho por justa causa, em razão da prática de ato de incontinência de conduta.
praticou falta grave passível de rescisão de seu contrato de trabalho por justa causa, em razão da prática de ato de improbidade com previsão no Decreto que regulamenta o Vale Transporte.
praticou falta grave passível de rescisão de seu contrato de trabalho por justa causa, em razão da prática de ato de insubordinação.
praticou falta grave passível de rescisão de seu contrato de trabalho por justa causa, em razão da prática de ato de indisciplina.
não praticou falta grave passível de rescisão de seu contrato de trabalho, mas deverá receber punição disciplinar em razão da conduta descrita.
4 - João discute com Pedro, colega de trabalho. Fora do expediente, ambos se esbarram num bar, ocasião em que João saca de uma arma e desfere um tiro em Pedro. Instaurado o competente inquérito policial, vários trabalhadores da empresa são chamados no dia seguinte, a fim de prestarem esclarecimentos sobre a conduta de ambos. Empresa pequena, produção truncada por esses atos desastrosos. Empresa suspende ambos os trabalhadores envolvidos no conflito. O empregador pode demitir os trabalhadores por justa causa?
Sim, ambos podem ser demitidos por justa causa, em razão de improbidade.
Sim, ambos podem ser demitidos por justa causa, desde que haja sentença condenatória com trânsito em julgado, na esfera criminal.
Sim, ambos podem ser demitidos por justa causa, em razão de mau procedimento.
Não, nenhum pode ser demitido, pois os fatos se deram fora das instalações da empresa.
QUESTÕES SUBJETIVAS
05 – Pedro Paulo, popularmente conhecido por PP, sempre foi motivo de risadas, conhecido entre os amigos como uma pessoa que gosta de aprontar, tirar sarro com os demais colegas. Certa vez na empresa Pedra Polida, PP em uma roda de amigos, durante o horário de trabalho começou a contar piadas com conotações homossexuais. Diante de tal fato, o gerente geral da empresa chamou a atenção de todos e pediu para retornar ao ambiente de trabalho, chamando PP para uma conversa reservada no escritório. Nesse momento PP foi comunicado da sua demissão por justa causa, alegando a empresa mau procedimento e incontinência de conduta. Observa-se que PP já possuía da somente uma advertência formal pelo mesmo motivo. Agiu corretamente a empresa? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: NÃO. EM FALTA SEMELHANTE COMETIDA PELO EMPREGADO, A EMPRESA ENTENDEU QUE SE TRATAVA DE ATO FALTOSO LEVE, UMA VEZ QUE O MESMO HAVIA SIDO ADVERTIDO DUAS VEZES, ASSIM, DEVERIA A EMPRESA TER CONTINUADO COM O PROCESSO PEDAGÓGICO COM O EMPREGADO, TER ADVERTIDO MAIS UMA VEZ, DEPOIS PASSAR PARA DUAS SUSPENSÕES, SOMENTE APÓS ISSO, PODERIA A MESMA DEMITIR POR JUSTA CAUSA.
06 QUESTÃO DE ADE - Ricardo José foi contratado, em 13/09/2009, para trabalhar como operador de máquinas na empresa Aços Fortes LTDA. Ocorre que Ricardo por diversas vezes foi flagrado embriagado na rua, muitas vezes até usando o uniforme da empresa. Já em serviço, Ricardo era visto sempre com ressaca para trabalhar e chegou, até ser visto bebendo em serviço. Diante de tal fato, a empresa lhe procurou para orientação de como proceder com Ricardo.
Em face da situação hipotética acima apresentada, apresente as orientações em consonância com a legislação / jurisprudência vigentes, apresentando os fundamentos adequados.
_________________________________________________________________________________RESPOSTA: SEGUNDO REGRA CONSOLIDADA NO ART. 482, DEVERÁ O EMPREGADO SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA, TODAVIA, JÁ SE ADMITE NA JURISPRUDÊNCIA MAIS ATUAL DOS TRIBUNAIS, QUE O CASO DA EMBRIAGUES HABITUAL SER TRATADA COMO DOENÇA, DEVENDO O CONTRATO DE TRABALHO SER SUSPENSO, E O EMPREGADO AFASTADO PELO INSS PARA TRATAMENTO.
RASCUNHO:
�PAGE \* MERGEFORMAT�3�

Outros materiais