Buscar

PROJETO FEIRA DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROJETO DIDÁTICO
 Salão de Beleza
EIXOS TEMÁTICOS
·       -Identidade e Autonomia
JUSTIFICATIVA
 
A temática escolhida, neste projeto, faz-se em respeito ao universo infantil e a defesa de um de seus direitos, ou seja, o direito ao desenvolvimento da sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. 
Como é importante para a criança brincar, pois quando está brincando ela desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de se socializar, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Por exemplo, para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer alguma de suas características, seus conhecimentos provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. A fonte de seus conhecimentos é múltipla, mas estes se encontram, ainda, fragmentados. (BRASIL, 1998 p.27).
Com o faz-de-conta a criança reflete seus valores e sua visão de mundo adquiridos com seus familiares, compartilhando com as demais crianças as experiências vivenciadas em casa. Por isso, é importante que o professor fique atento para intervir pedagogicamente, no sentido de superar preconceitos e proporcionar relações saudáveis.
Conforme Oliveira (2010 p.163) comenta, o faz de conta “abre caminho para autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. São os jogos, ainda, instrumentos para aprendizagem de regras sociais”.
As crianças aprendem a cada nova brincadeira, desenvolvem as formas de convivência social, modificando e recebendo novos conteúdos, a fim de renovar suas aprendizagens. Quando brinca repetidamente ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber. Para Kishimoto (2003, p.43) “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”.
De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação.
Cabe a nós educadores ter um olhar aguçado para perceber a importância das brincadeiras de faz-de-conta para a criança e valorizar cada gesto, sorriso, choro, conversa dos pequeninos.
O olhar do professor, diante das interações, das experiências e das brincadeiras dos pequenos, deve ser um olhar sensível, que busca constantemente e que qualifica o vivido e o experenciado, que dá importância ao fazer da criança; é esse olhar que torna o professor não somente um observador, mas um investigador, um pesquisador. (ROSA e LOPES, 2008 p.64-65)
SITUAÇÃO PROBLEMA: Como as brincadeiras de faz-de-conta podem auxiliar na socialização e no desenvolvimento da imaginação das crianças?
OBJETIVO GERAL: Disseminar a importância das brincadeiras de faz-de-conta no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Proporcionar as crianças situações em que elas possam se expressar, colocando em prática a criatividade e imaginação por meio das brincadeiras de faz -de -conta;
  Incentivar as crianças a contar e recontar histórias infantis e dramatizar algumas delas;
 Propor a crianças que desempenham alguns papéis vivenciados por elas no cotidiano por meio das brincadeiras de faz-de-conta.
ATIVIDADES
Neste cantinho(Faz de Contas) Salão de Beleza iremos acrescentar embalagens de shampoo, creme, desodorante, perfume e outras embalagens necessárias. Logo também iremos acrescentar materiais representando cantinho da manicure
PUBLICO ALVO- alunos, convidados, doscentes e discentes.
 ESTRATÉGIAS (Para sala de aula depois do cantinho pronto) Rotina do dia.. Depois questionar as crianças.: Fui convidada para ir a um aniversário, não sei como arrumar meu cabelo .e fazer uma maquiagem, Vocês sabem o que devo fazer? Onde posso levar minha filha para cortar o cabelo? Ouvir todas as respostas e problematizar. O que mais posso fazer no Salão de Beleza? E vocês gostariam de ir ao salão de beleza? Algum de vocês gostaria de ser cabeleireiro, maquiador(a)Então vamos lá crianças ao nosso cantinho do Salão de Beleza!  Entregar as crianças brinquedos de salão de beleza para que elas possam representar e para que associem a brincadeira do faz de conta ao seu dia a dia.
 ACOMPANHAMENTO: Direcionar as crianças até o cantinho e ditar as regras do tempo para cada grupo participar. Enquanto aguardam participarão como clientes a serem atendidos. 
CRONOGRAMA:.1 a 2 momentos por semana
RECURSOS: Utilização de objetos referente s profissão (embalagens vazias ,shampoo, cremes de cabelo secador de brinquedo, escova de cabelo, tesoura de plástico, bancada feita de papelão. Potes vazios de maquiagem.
AVALIAÇÃO: Será realizada mediante a observação das crianças quanto as suas atitudes em relação ao outro, se conseguem brincar coletivamente, se respeitam as regras, dividem tarefas e se mostram interesse pelas brincadeiras de faz de conta, vivenciando situações de desenvolvimento da imaginação.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Lex: Leis de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB), Brasília, 1996.
ROSA, Cristina Dias e LOPES, Elisandra Silva. Aventura de viver, conviver e aprender com as crianças.In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.) Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus,2008, p. 49-68.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998

Outros materiais