Buscar

SEMINARIO APRESENTAÇÃO introducao a pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução á Pesquisa
EQUIPE:
P.HENRIQUE /SUZANA
TURMA: ADG 1133/1
Resumo
 Este trabalho realizará uma analisa quando se diz respeito ao percurso do conhecimento do senso comum à razão. Analisa, ainda, o conceito de metodologia da pesquisa enquanto instrumento de trabalho do pesquisador na busca por respostas. A pesquisa científica deve ser embasada teoricamente por conceitos e autores Conhecidos utilizando técnicas variadas que levem à conclusões coerentes.
2
Introdução:
Segundo o livro de metodologia da pesquisa,
3
[...] Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar.
Um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações “(PÁDUA 1996.)
VIDEO INTRODUÇÃO
4
 Ou seja, a pesquisa é o meio para se chegar ao conhecimento e, portanto, essencial para a formação de qualquer individuo enquanto o universo do saber, pois a pesquisa visa fornecer um material básico, didaticamente estruturado, sobre forma e conteúdo relativos à estrutura de um projeto e de um relatório de pesquisa e um guia geral para realização de qualquer tarefa.,
2.
OBJETIVO
Apresentar seu conceito e as classificações de pesquisa.
Apresentar a pesquisa como desenvolvimento do conhecimento acadêmico.
Uma pesquisa só existe através do levantamento de dúvidas referentes a algum tema, e as suas respostas buscam meios que levam o pesquisador a algum lugar com o seu trabalho científico. Todas as grandes invenções e acontecimentos do homem foram concluídos sempre pelo pressuposto de uma pergunta, de uma dúvida inerente que gerou análises para se chegar a uma solução, ou seja esse artigo tem como justificativa o desenvolvimento a formação do conhecimento..
6
3.
JUSTIFICATIVA
“
4.
Desenvolvimento
 
Introdução significa o início ou o começo. É o ato ou efeito de introduzir. É um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra.
Ou seja, com este conceito iremos tratar neste artigo o principio da pesquisa ,uma ferramenta do desenvolvimento do Conhecimento e seus métodos ultilizados para expansão intelectual do ser.
1 Metodologia acadêmica e sua apresentação
O QUE É MÉTODO?
8
Vem do latim “Methodos’’ que significa 
“caminho ou via para realização de algo’’
A metodologia é o estudo dos métodos, Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim.
O que é metodologia científica?
É um estudo e pesquisas para um desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos. 
São técnicas junto com processos, regulamentados para a pesquisa e formatação de uma produção cientificas.
9
Mas o que é pesquisa
10
Significa
“indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição”
Online 
Aurélio (https://dicionariodoaurelio.com/pesquisar),
Contextoalização
ou seja investigação com o fim de descobrir ou estabelecer fatos para um campo qualquer do conhecimento”. .
11
Com isso podemos compreender a pesquisa como uma ação de conhecimento a realidade..
CONHECIMENTO
O mais importante é entender a pesquisa como um passo de geração de conhecimentos isto é, que nos auxiliem na interpretação da realidade vivida, pois como podemos ver:
 Como afirma Santos (1989), ela é a “prática social de conhecimento”. Esse autor reforça o caráter social da atividade de pesquisa, conferindo-lhe como objetivo último o conhecimento para a vida social. Por outro lado, temos definições de pesquisa que a relacionam com o método, com a sistematização dos conhecimentos: 
12
(GIL, 1996, p. 19).
Pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. (...). A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (...) ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados
13
Podemos aqui relatar quer o termo “pesquisa” vêm sempre associadas a “conhecimento”. Nesse sentido, necessitamos também refletir sobre o que é conhecimento.
14
(LUCKESI, 1985).
Necessidade para a ação 
15
Segundo o autor, há três dimensões do “conhecimento” :
Mecanismo
 de
 compreensão 
e
transformação 
do mundo 
 
elemento 
de libertação 
Mundo
16
O mundo é constituído por culturas, Vivemos no mundo em constante atividade: observamos, sentimos e agimos, mas principalmente pensamos. Então, necessitamos, além de viver no mundo, pensá-lo, compreendê-lo, isto é, conhecê-lo: “temos como pressupostos básicos que o conhecimento só nasce da prática com o mundo, enfrentando os seus desafios e resistências e que o conhecimento só tem seu sentido pleno na relação com a realidade” (LUCKESI, 1985, p. 49). 
Nesse Sentido todo conhecimento tem como objetivo a convivência dos sujeitos com o mundo e as coisas que o cercam. O conhecimento, portanto, é uma forma teórico-prática de compreensão do mundo, dos homens e das coisas. No entanto, a pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos aos envolvidos no rumo as descobertas. 
O autor diz que a pesquisa consiste numa forma de observar, verificar e esclarecer fatos ,para ampliar ou testar a compreensão dos mesmos(GRESSLLER,2007)
17
Para todos os tipos de pesquisa é importante conhecer seus dois tipos, sendo elas a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, que independentemente do tema e a área escolhida pelo pesquisador, possuirá uma das características presentes além do tipo de pesquisa que será apresentada.
18
VIDEO EXPLICATIVO
2.1.1 Quanto à abordagem
2.1 TIPOS DE PESQUISA
2 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE PESQUISA
19
Busca compreender e interpretar os fenômenos e não requer uso de técnicas estatísticas. Neste o instrumento utilizado é a entrevistas
A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espeça mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos (MINAYO, 2001, P. 14).
2.1.1.1 Pesquisa qualitativa
20
Busca analisar a frequência dos fenômenos e requer o uso de recursos e técnicas estatísticas.
Neste o instrumento mais utilizado é o Questionário.
 
Como o próprio nome deixa claro, uma pesquisa quantitativa quantifica dados para responder um questionamento, um problema de pesquisa, diferente da qualitativa, elas são usadas em situações nas quais você pretende validar através de estatísticas uma hipótese sem, necessariamente, entender as motivações por traz das respostas (POLIT, BECKER E HUNGLER, 2004, p. 201).
2.1.1.2 Pesquisa quantitativa
21
EXEMPLO
22
2.1.2 Quanto à natureza
2.1 TIPOS DE PESQUISA
2 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE PESQUISA
23
PESQUISA BÁSICA
Pesquisa básica consiste na realização de trabalhos teóricos, cuja finalidade principal seja a aquisição de novos conhecimentos sobre os fenômenos e fatos observáveis, sem objetivo particular de aplicação ou utilização. (Fonte: Manual de Frascati).
Place your screenshot here
24
Place your screenshot here
PESQUISA APLICADA
Pesquisa aplicada, por sua vez, consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida primariamente para um determinado fim ou objetivo prático.
25
2.1.3 Quanto aos objetivos
2.1 TIPOS DE PESQUISA
2 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE PESQUISA
26
PESQUISA EXPLORATICA
muito utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão. Objetiva proporcionar maior familiaridade sobre o que deseja pesquisar (GIL, 2007).
27
Place your screenshot here
PESQUISA DESCRITIVA
Na pesquisa descritiva o pesquisador observa, descreve, analisa, classifica e interpreta os fatos sem sua interferência, logo o pesquisador investiga os fenômenos do mundo físico e humano sem o manipular (TRIVIÑOS, 1987).
São exemplos de pesquisa descritiva: estudos de caso, análise documental.
28
PESQUISA EXPLICATIVA
 A pesquisa explicativa pretende justificar os fatores que motivam a realização do objeto ou do fenômeno estudado. Ela é a pesquisa que relaciona teoria e prática no processo da pesquisa científica.
 Nas ciências naturais, por exemplo, é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.
29
2.1.3 Quanto aos PROCEDIMENTOS
2.1 TIPOS DE PESQUISA
2 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE PESQUISA
30
PESQUISA EXPERIMENTAL
A pesquisa experimental ou de laboratório se difere das estudadas anteriormente, nela o pesquisador manipula uma ou mais variáveis independentes (causas) sob um controle adequado, com finalidade de observar e interpretar as reações e as modificações ocorridas no objeto de estudo. Vale dizer que o pesquisador interfere diretamente na situação ou fato de estudo.
31
PESQUISA BIBLIOGRAFICA
A pesquisa bibliográfica é o levantamento de um determinado tema, processado em bases de dados nacionais e internacionais que contêm artigos de revistas, livros, teses e outros documentos.
Podemos então, definir que ela é uma pesquisa feita a partir do levantamento de referencias teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e paginas de web sites (FONSECA, 2002,p.32).
32
PESQUISA DOCUMENTAL
A pesquisa documental é muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. 
A pesquisa documental é realizada em fontes como tabelas estatísticas, cartas, pareceres, fotografias, atas, relatórios, obras originais de qualquer natureza – pintura, escultura, desenho, etc), notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoal ou comercial, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos (Santos, 2000).
33
PESQUISA DE CAMPO
 A pesquisa de campo é uma das etapas da metodologia científica de pesquisa que corresponde à observação, coleta, análise e interpretação de fatos e fenômenos que ocorrem dentro de seus nichos, cenários e ambientes naturais de vivência.
34
PESQUISA DE LEVANTAMENTO
A pesquisa de levantamento é a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
 Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Quanto o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo 
35
ESTUDO DE CASO
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.
36
PESQUISA PARTICIPANTE
Há interação entre os pesquisadores e os sujeitos das situações investigadas. Tem por objetivo identificar problemas, mas não propõe ações para as soluções.
A pesquisa participante foi criada por Bronislaw Malinowski: para conhecer os nativos das ilhas Trobriand, ele foi se tornar um deles. Rompendo com a sociedade ocidental, montava sua tenda nas aldeias que desejava estudar, aprendia suas línguas e observava sua vida quotidiana (FONSECA, 2002).
37
PESQUISA PARTICIPANTE
Há interação entre os pesquisadores e os sujeitos das situações investigadas. Tem por objetivo identificar problemas, mas não propõe ações para as soluções.
A pesquisa participante foi criada por Bronislaw Malinowski: para conhecer os nativos das ilhas Trobriand, ele foi se tornar um deles. Rompendo com a sociedade ocidental, montava sua tenda nas aldeias que desejava estudar, aprendia suas línguas e observava sua vida quotidiana (FONSECA, 2002).
38
PESQUISA -AÇÃO
 Para Fonseca (2002), a pesquisa-ação pressupõe uma participação planejada do pesquisador na situação problemática a ser investigada. O processo de pesquisa recorre a uma metodologia sistemática, no sentido de transformar as realidades observadas, a partir de sua compreensão, conhecimento e compromisso, para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa (FONSECA, 2002, p. 34).
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986, p.14).
39
PESQUISA -ETNOGRAFICA
A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais. Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita)
Esse tipo de pesquisa se caracteriza pelo uso da observação do participante, de entrevista intensiva e da analise de documentos, interação entre pesquisador e objeto pesquisado, flexibilidade para mudar os rumos da pesquisa, ênfase no processo e não nos resultados finais, intervenção do pesquisador e o ambiente pesquisado, variação de período e coleta de dados descritivos transcritos literalmente para utilização no relatório.
40
Neste sentido, para se atingir o conhecimento científico é necessário a utilização do método científico e para garantir que este método seja o mais adequado a pesquisa é o papel da metodologia científica
41
3.QUAL A IMPORTANCIA DA METODOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA?
😉
42
👉
Para o ensino acadêmico a metodologia se torna cada vez mais presente e necessária na vida de seus alunos como uma ferramenta importantíssima👦👧
Desse modo torna-se instrumento fundamental na busca do conhecimento, almejando a forma correta de se comunicar, de ser inteligível e demonstrar um pensamento estruturado e convincente, através de suas regras que estimulam e facilitam a prática da leitura, da análise e da interpretação de texto e, conseqüentemente a formação de juízo de valor, crítica ou apreciação. 👍
 O conhecimento é importantíssimo para todos os segmentos da humanidade, 
tornou-se valioso, pois quem o domina pode ter acesso a inúmeras oportunidades. 
(TEIXEIRA, 2010). 📖
A meta da Metodologia da Pesquisa Científica é capacitar o aluno a ler. Ler é muito mais do que tão-somente reconhecer sílabas; ler é uma arte, que envolve a análise e a interpretação de textos. sua relevância fará com que desenvolvam hábitos que levarão para toda sua vida como, o gosto pela leitura e o espírito critico maduro e responsável, tornando cidadãos livres capazes de administrar suas emoções, de zelar pelo do bom senso, e enfrentar seus desafios na conquista de suas metas. 📖
43
👉
 Vieira etal. (2003), aponta que o conhecimento tomou proporções que vão além dos limites das instituições de ensino ou do que o professor pode dispor, podendo ser construído em várias formas e lugares.
📖
4.CONCLUSÃO
A pesquisa, neste sentido, fundamenta e auxilia o homem a deixar o senso comum e encontrar-se com a razão para responder às inúmeras indagações cotidianas e pensar mais racionalmente nos problemas
Diante dos aspectos e as exigências do mercado e à globalização do conhecimento, o presente estudo revela a necessidade de uma organização do pensamento humano no sentido de sistematizar o conhecimento, excluindo
os misticismos e as crenças.
REFERÊNCIAS
GRESSLER, Lori Alice. Conceitos básicos. In:_____.
Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3. ed. São
Paulo: Loyola, 2007. p. 1-40.
aplicável às ciências sociais. BEUREN, Ilse Maria (Org.).
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Editora 
http://ibmec.org.br/geral/pesquisa-basica-e-pesquisa-aplicada/
http://pesquisadocumental.blogspot.com.br/p/o-conceito-de-pesquisa-documental.html
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3. ed.Rio 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003.
Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2008.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/metodologia-cientifica-tipos-de-esquisa/50264]
44
OBRIGADO!
45

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais