Buscar

Modelo Desafio Profissional 2º Sem TECS 2017 (1)

Prévia do material em texto

CAPIVARI
Fabiane Vieira Michelini Sudki – RA:6284246949 
Nome do TUTOR EAD: Amado Leite
DESAFIO PROFISSIONAL
CAPIVARI SP
NOVEMBRO/2017
�
Fabiane Vieira Michelini Sudki – RA: 6284246949
Nome do TUTOR EAD: Amado Leite
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Direito Empresarial, Matemática, Processos Gerenciais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.
CAPIVARI SP
NOVEMBRO/2017
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo assessorar Ana, a diretora da escola Aprendiz, na elaboração de novas práticas sustentáveis, visando melhorias administrativas na inserção e atualização de novas tecnologias.
Ana está definindo metas, impulsionando o trabalho e é imprescindível a colaboração e criatividade dos professores, funcionários, alunos e comunidade escolar, nesta luta de transformação, de forma cultivar a coerência entre as ações práticas e as teorias de sala de aula.
Para isso foi realizada a troca de todas as lâmpadas fluorescentes por modelos de Led em todos os ambientes. 
Foi abordado o tema sobre a importância do conhecimento dos direitos, deveres e leis, através do Código de Defesa do Consumidor.
Foi sugerida uma ferramenta de software de gestão escolar que deve atender as demandas dos gestores, dos educadores, dos alunos, e os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação.
Palavras-Chave: Colaboração. Criatividade. Transformação. �
SUMÁRIO
41	INTRODUÇÃO	�
52	PASSO 1	�
63	PASSO 2	�
74	PASSO 3	�
85	PASSO 4	�
96	CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
10REFERÊNCIAS	�
� ANEXOS.........................................................................................................................11 
�
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de promover a conscientização sobre a importância das práticas sustentáveis no ambiente escolar. 
Para se construir uma escola sustentável é preciso saber que a opinião de todos os envolvidos é importante, isso depende da dimensão educativa e a escola é uma das instituições sociais que podem contribuir para a aprendizagem e mudança de toda uma geração.
Além das discussões de sala de aula sobre as atitudes corretas, é importante considerar a possibilidade de tornar a escola um lugar que é, por si, um ensino de sustentabilidade. 
Estar em locais agradáveis e que estimulam a busca por sustentabilidade é um bom exemplo de ensinar.
Deste modo, o objetivo desse estudo foi de promover a implantação de práticas sustentáveis no ambiente escolar.
PASSO 1
As lâmpadas de led dura mais do que as fluorescentes, veja o comparativo e o quanto isso representa no orçamento.
Consumo antes (lâmpadas fluorescentes)
F(x)=0,36x1620+1.000
F(x)= 583,20+1.000
F(x)= 1.583,20
Consumo após troca (lâmpadas Led)
F(x)=0,36x900+1.000
F(x)= 324,00+1.000
F(x)= 1.324,00
Economia= 1583,20 - 1324,00= 259,20
Diferença entre os dois valores encontrado nos cálculos 1e2, a escola terá uma economia de R$259,20 em seu consumo.
�
PASSO 2
Ana está correta em solicitar a troca das lâmpadas, pois da Responsabilidade pelo fato do Produto e do Serviço Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece em  seu artigo 18 que os fornecedores são responsáveis solidariamente pelos vícios, porém, o comerciante deve ser responsabilizado conforme dispõe o artigo 13, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.
Muito pouco adiantaria o Código de Defesa de o Consumidor assegurar tantos direitos aos cidadãos se não previsse também formas de se garantir a efetividade destes direitos, em particular no âmbito daquelas relações conflituosas entre consumidor e fornecedor.
Para  solução do conflito espera-se uma ação de restituição do valor pago ou substituição do produto.
 Caso o fornecedor se recuse a realizar a troca ou devolução da quantia, ou substituição do produto, Ana deverá procurar ajuda ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) ou até mesmo entrar na Justiça contra a empresa, alegando perda e danos morais, lucro cessante ou até mesmo dano emergente.
. 
�
PASSO 3
Atualmente, diante de tantas possibilidades digitais e do avanço tecnológico, os softwares de gestão escolar estão em pauta. A automatização garante uma integração de todos os fatores do processo educacional
Um dos sistemas mais robustos do Brasil, o Sponte é um dos softwares online mais completos oferecendo: gestão de escolas multiplataformas, 100% em cloud e um sistema pronto para tablets e smartphones
Um software deve permitir o acesso a matricula dos alunos, emitir documentos escolares, avaliar a frequência estudantil, controlar as entradas e saídas de processos e materiais institucionais dentre outros parâmetros desejados.
Além disso, precisa analisar a situação do aluno, desde o momento em que ocorreu a efetivação da matrícula até o ponto de desligamento do mesmo.
Todas as comprovações acadêmicas referentes à vida escolar do aluno devem estar disponíveis em fácil acesso e de acordo com as recomendações do Ministério da Educação.
Um excelente software deve centralizar todas as atividades escolares, gerenciais e financeiras, para avaliar o diagnóstico situacional da empresa. Também deve ser compatível para escolas de pequeno, médio e grande porte.
Além disso, a integração das ações permite um controle adequado dos processos, diminui o gasto com outros sistemas específicos.
Porém, com o passar do tempo e o acúmulo de dados acadêmicos, é importante que o software propicie o armazenamento do histórico de atividades nas nuvens, conforme sistema de cloud.
Um sistema de gestão escolar é considerado uma ferramenta gerencial para os processos educacionais. 
Para tanto, é necessário que a plataforma contenha atributos relevantes para uma boa organização acadêmica, permita a emissão de relatórios gerenciais e auxilie na tomada de decisões.
Por isso, Ana como Diretora escolar deve selecionar adequadamente a empresa que fornecerá esse sistema, para não ter prejuízos futuramente.
�
PASSO 4
A Sustentabilidade é baseada nestes três pilares: Social, Ambiental e Econômico que necessitam de uma relação equilibrada, uma vez que dependem um do outro.
SOCIAL, trata-se do capital humano, e da inclusão social, por isso é importante oferecer um ambiente agradável que preze a saúde e o bem estar, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais implantando rampas de acesso e banheiros adaptados, disponibilizando bolsas de estudo aos alunos carentes, visando à igualdade.
AMBIENTAL, envolver os alunos com hortas e espaços verdes da área escolar, reutilização da água da chuva para regar as plantações.
ECONÔMICO, qualquer esforço de economia de energia elétrica é válido, além da troca de lâmpadas fluorescentes por led, luzes apagadas nas salas de aula na hora do intervalo, uso consciente do ar condicionado e do ventilador, computadores com sistema de economia de energia, reduzir as impressões, caso seja necessário imprimir, aproveitar sempre os dois lados das folhas, com isso há economia de tinta e de papel, a fabricação de mais papel faz com que sejam derrubadas mais árvores, aumentando o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água.Enfim, são diversas as ações que podem contribuir para a mudança.
 É preciso estabelecer uma relação entre a teoria do que se faz em sala de aula e a ação que deve ser colocada em prática no cotidiano da instituição.
 As experiências devem ser compartilhadas, já que o segredo do sucesso é o apoio de todos.
�
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Esse estudo demonstrou que a gestão participativa é uma opção para as escolas, desenvolver com os alunos, comunidade e todos os funcionários, o que certamente auxiliará para atingir o objetivo principal da escola que é um ensino de aprendizagem de qualidade.
A substituição das lâmpadas de Led trouxeram benefícios visíveis à escola Aprendiz, oferecendo um ambiente com maior luminosidade e consequentemente ainda mais produtivo.
As vantagens para as instituições de ensino após a implantação de um software são: organização de toda a vida acadêmica, controle dos processos internos e redução dos custos operacionais com impressão de documentos.
Para criar uma cultura de transformação sustentável, se faz necessário, ter muita paciência, garra e determinação, pois nada muda do dia para a noite. O importante é não ficar parado.
É preciso mobilizar os públicos de interesse, como diretores, coordenadores, professores, alunos, entre outros, para que a sustentabilidade seja construída de maneira eficiente e se torne parte da cultura da escola.
�
REFERÊNCIAS
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/648/projeto-escola-sustentavel acesso07/11/2017 as 09h29minutos
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/CDCcompleto.pdf acesso dia 17/11/2017 as 
14h20minutos.
http://www.procon.al.gov.br/legislacao/cartilhadoconsumidor.pdf acesso dia 17/01/2017 as 15h03minutos 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm acesso dia 17/11/2017 as 15h40minutos
http://portalerp.com/erp/5-entenda-erp acesso dia 18//11/2017 as 08h10minutos
http://site.sponte.com.br/a-sponte/ acesso dia 18/11/2017 as 09h03minutos
https://www.suapesquisa.com/economia/sustentabilidade_economica.htm acesso dia 18/11/2017 as 09h53 minutos
http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/responsabilidade-social-escola-sustentavel/ acesso dia 18/11/2017 as 10h08minutos
http://geb.org.br/quem-somos/sustentabilidade acesso dia 18/11/2017 as 10h53 minutos
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/11/turma-da-monica-ensina-licoes-sobre-preservacao-durante-musical-no-am.htm acesso dia 18/11/2017 as 11h
�
ANEXOS

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes