Buscar

Trabalho de Ciências Humanas e Sociais Ap1. Thiago Daniele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Ciências Humanas e Sociais
Aluno: Lucas de Sá. 
Matrícula: 151015339.
Curso: Engenharia Elétrica.
Professor: Thiago Daniele.
	Trabalho repassado: 
	“O poder estatal moderno é apenas uma comissão que administra os negócios comuns do conjunto da classe burguesa”. (MARX, Karl. Manifesto do partido comunista). O estado moderno na visão de Karl Marx e Friedrich Engels representaria os interesses das coletividades humanas e zelaria pela igualdade de direitos entre os seres humanos? 
	O trecho citado na pergunta é da obra de Karl Marx e Friedrich Engels que foi publicada em 1848 e é um dos tratados políticos mais influentes no mundo. A obra trazia as principais ideias do comunismo, a criação do manifesto foi durante o período da consolidação da burguesia e do capitalismo, época onde a desigualdade para com o trabalhador era extrema.
	O manifesto fez com que a classe dos trabalhadores se unisse em busca de igualdade, redução da exploração do trabalho e da miséria. No século XIX, a Revolução Industrial transformou o contexto econômico e social dos países europeus, ao mesmo tempo em que ocorreu um pleno desenvolvimento do sistema capitalista, a população, classe do proletariado vivia em condições de miséria e exploração. Foi neste contexto que ocorreu o estreitamento de Karl Marx e Friedrich Engels com a Liga dos Justos, uma união de trabalhadores fundada em 1836, na época, o panfleto tinha como objetivo conscientizar os trabalhadores de sua condição e da força de sua união. Porém a Liga passou por um processo de crise devido à dificuldade em estabelecer as ideias que a regiam, já que seus integrantes cultivavam ideologias e crenças que divergiam do principal objetivo de luta pelos ideais dos proletários. Engels fez uma visita à Inglaterra e observa que a então chamada Liga dos Justos poderia representar o Correspondente do Comitê Comunista na Inglaterra, e com essa observação aos poucos a Liga se convenceu que deveria mudar e desempenhar um papel consciente nas mudanças sociais em ascensão naquele momento.
	Logo, é a partir desse novo pensamento que Marx e Engels começam a fazer parte da Liga, mediante um convite para reorganiza-la e se tornarem uma seção do Comitê Comunista. Posteriormente a Liga dos Justos assou a se chamar a Liga Comunista e seu lema também foi mudado de “Todos os homens são irmãos“ para “Trabalhadores do mundo, uni-vos!”. Dois congressos foram organizados para decidir o novo papel da Liga e seu alinhamento, após o primeiro congresso surge o documento que orienta os trabalhadores de sua situação, o objetivo do documento era conscientizar os trabalhadores das suas condições sociais, históricas, o que os impediam de ter uma vida digna e quais eram as relações de trabalho em que eles estavam inseridos e submetidos, informando-os que se rompido com a ideologia na qual eram obrigatoriamente prisioneiros pelo sistema dominante burguês. 
	
Situado dentro do socialismo científico, o marxismo é uma corrente de pensamento criada por Marx e Engels, para os autores em todas as épocas a sociedade foi marcada por uma luta de classes, sendo essa relação marcada por uma classe oprimida e uma opressora. De acordo com a teoria marxista os trabalhadores são assemelhados a uma mercadoria como qualquer outra. Nas indústrias são vigiados e tratados como servos da burguesia, do estado burguês e do empregador que seu único objetivo é lucrar. O socialismo de Marx propõe a abolição da propriedade privada, a socialização dos meios de produção, o fim da divisão de classes e a abolição do trabalho. Para Marx o Socialismo seria o princípio a tomada de poder do Estado pelo proletariado, ainda para Marx, todo governo em uma sociedade de classes seria sempre uma ditadura de classe dominante. O Estado é antes de tudo um produto da sociedade, quando esta atinge um determinado grau de desenvolvimento, é a revelação de que essa sociedade cresceu numa constante contradição consigo mesma e que está dividida por antagonismo irreconciliável. Esse poder, oriundo da sociedade, mas posto sobre ele e dele se afastando progressivamente, é o Estado. Ainda da obra podemos extrair o trecho que comenta o poder do estado “O poder executivo do Estado moderno não passa de um comitê para gerenciar os assuntos comuns de toda a burguesia”.
É através desse referencial teórico e histórico que responderei a pergunta repassada, se o estado moderno na visão de Marx e Engels representaria os interesses das coletividades humanas e zelaria pela igualdade de direitos entre os seres humanos?
A minha resposta é não, através da leitura da obra e da observação da época em questão, também muito esclarecida na obra citada. A época era de revolução industrial e a economia era capitalista em ascensão, os donos do dinheiro eram os empregadores burgueses que por sua vez eram legitimados pelo governo, e na própria obra foi citado, “O poder é oriundo da sociedade, mas posto sobre ele e dele se afastando progressivamente”, portanto o Estado tem suas necessidades de controlar e intermediar os diferentes conflitos econômicos entre as classes legitimando os interesses da burguesia, classe que dominava a época, por sua vez possivelmente participavam dos investimentos governamentais e conseguiam legitimidade. 
Devido estes fatos podemos afirmar que o governo não estava muito interessado em medidas igualitárias, mas sim em aproveitar ao máximo a época econômica em constantes crescimentos e melhorias. Nesse contexto a teoria proposta por Marx é condizente com os fatos analisados e eu seu manifesto tinha coerência com os ocorridos, por isso a expansão do manifesto, e disseminação da revolução proveniente da conscientização e luta dos proletários. Vale a pena ressaltar que Marx não condena por completo o capitalismo, acrescenta ainda que o capitalismo desempenhou uma função importante na historia, criando condições para o aumento da riqueza social e a esses que a humanidade vivia submetida. “Para Marx, o pleno desenvolvimento do capitalismo era uma condição necessária para a implantação do socialismo”. Porém era apenas uma etapa e deveria seguir os demais pontos o que não ocorreram. 
Bibliografia:
<http://desenvolvimentoconsciente.blogspot.com.br/2013/03/o-estado-na-visao-de-marx-e-do.html> Acesso em: (19/09/17).
< http://www.politize.com.br/comunismo-o-que-e/> Acesso em: (19/09/17).
< http://www.coladaweb.com/politica/o-manifesto-comunista> Acesso em: (19/09/17).
< http://www.infoescola.com/sociologia/manifesto-comunista/> Acesso em: (19/09/17).
<https://www.colegioweb.com.br/biografia-letra-k/principais-ideias-karl-marx.html> Acesso em: (19/09/17).
< MARX, K. E ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Ed. Garamond.
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/m00003.htm> Acesso em: (19/09/17).

Outros materiais